Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: emadChama o João Dias.
    Eu até tenho medo de pensar que possa acontecer uma coisa semelhante ao meu soalho. Mas o meu e em sucupira. E segundo o João Dias e uma madeira que aguenta mais as variações de temperatura e humidade.
    Mas também já me avisou que no verão possa acontecer uma fatalidade destas.
    Boa sorte.

Percebeste ao contrário. O que te disse é que AGORA tens o soalho todo encostadinho porque está com níveis de humidade altos, logo, no verão, poderá (não é certo que aconteça atenção) eventualmente com a secagem natural da madeira, com a sua contração natural, abrir juntas. Ou seja, exatamente o oposto do que aconteceu ao minimal!

Colocado por: MinimalO meu pavimento novo é em soalho maciço de carvalho americano com encaixe macho-fêmea e foi todo pregado nos barrotes de madeira em pinho.

Eu disse ao carpinteiro que aplicou o meu soalho que costumava ver outros carpinteiros deixarem cerca de 1 a 3mm entre tábuas e deixava um espaço na transição do soalho com o mosaico com vedante.

O carpinteiro que aplicou o meu soalho não colocou espaço entre tábuas (porque disse que é assim que costuma fazer) e deixou um espaço na transição de materiais com vedante (ele costuma pôr um perfil mas eu não quis porque não gosto e ele não pôs).

O pavimento foi aplicado no Verão e agora no Inverno inchou e existe uma zona que está muito má e vai ter de ser toda substituída, como podem ver na foto em anexo. O construtor diz que está assim porque não quis colocar perfil. O construtor diz que deviam ter colocado um perfil sempre que há transição com mosaico ou janelas de sacada. Eu não gosto de ver e acho que deviam ter deixado o espaço entre o tabuado como tinha-lhe dito (para além do espaço entre madeira/mosaico e à volta do rodapé), para que o pavimento possa mexer melhor.

O que acham que poderá ter acontecido?
      soalho 2.jpg
      soalho.jpg

Isso pode ter várias causas, sendo que a principal está na escolha da madeira pois o Carvalho obriga a cuidados redobrados na aplicação. Estou farto de alertar o pessoal que é uma madeira linda, mas muito instável!! Lembro-me de em tempos idos lhe ter sugerido que não pregasse esse soalho e tentasse arranjar forma de o colar. Até se falou em acertar as cotas com placas OSB e colar o soalho por cima lembra-se?
    Independentemente, pregar carvalho em sarrafos de Pinho foi, é e sempre será uma péssima politica. O Pinho não tem resistência para aguentar um carvalho que "queira dar".
    Quanto ao possível afastamento das réguas, francamente não me parece que seja por ai uma vez que o que define a utilização de espaçadores é a largura das réguas e não o seu comprimento. A titulo pessoal, pondero sempre a utilização de espaçamento entre o tabuado quando estiver a trabalhar réguas de soalho com larguras acima de 22cm. O tamanho efetivo do espaçamento dependerá sempre da largura total das réguas.
    Pelas fotos, parece-me evidente que não havia espaço de dilatação assegurado daí ter acontecido o que aconteceu.
    Mas, guardo para mim, que uma variação dessa natureza também não seria vencida pela simples utilização de espaçadores.
    A humidade residual das réguas é de uma importância extrema aquando da aplicação de um soalho e provavelmente a mesma não foi controlada. Existem fornecedores nacionais a produzirem e exportarem soalhos para os EUA (sim é verdade embora pareça ridículo) e nesses casos, é importante a experiência do aplicador no sentido de perceber e saber quais os níveis de humidade óptimos para aplicação em Portugal e saber variar com a região onde está a ser aplicado. A grande maioria dos soalhos exportados para os EUA (principalmente os já acabados) saem de cá com humidades controladas abaixo dos 8% o que para nós é baixissimo!! Infelizmente, continuo a ver um sem numero de aplicações onde o higrômetro nem entra na obra e depois dá nisto. NÃO QUER DIZER que tenha sido o caso atenção. Mas é uma das possibilidades!!
    Agora pergunto? Pelo que percebi o aplicador e o empreiteiro já se deslocaram ao local para ver a situação certo!? Que leituras de humidade obtiveram na habitação e nas réguas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcoucelo, Minimal
  2.  # 62

Colocado por: Joao Dias
    Concordo em absoluto mas infelizmente do que mostrou, estamos no meia bola e força. Sugiro-lhe um bocadinho mais de atenção nesta questão do acabamento pois aquelas pegadas não indiciam nada de bom.
    Mas por agora, até saber ao certo qual o tipo de verniz não lhe poderei adiantar muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Minimal

Entretanto, só para que o forum inteiro perceba de uma vez que eu não falo mal por falar pois é algo de que já me têm acusado e que me irrita profundamente, eu no dia 07 de Setembro de 2016 escrevi o que acabei de citar em cima. Sou bruxo querem ver...

Isto foi em conversa com o minimal como é óbvio... Aliás, se voltarem atrás duas ou três páginas percebe-se.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  3.  # 63

O João Dias disse-me há algum tempo que o carvalho nacional reagia muito à húmidade, mas que o carvalho americano não reagia tanto. Existem algumas zonas onde o tabuado subiu um pouco mas nada de especial, mas na zona das fotos está um caos :(.
  4.  # 64

Uma pergunta, se os soalhos vão com 8% de humidade, e o instala assim, nao é ainda mais problemático, pois temos zonas com humidade habitual de 40 ou mais?

No meu caso tendo PRH quente frio, começo a ficar preocupado com o solho que queria instalar.
  5.  # 65

Colocado por: MinimalO João Dias disse-me há algum tempo que o carvalho nacional reagia muito à húmidade, mas que o carvalho americano não reagia tanto. Existem algumas zonas onde o tabuado subiu um pouco mas nada de especial, mas na zona das fotos está um caos :(.

Exato, e mantenho o que disse. Tendencialmente o Carvalho Europeu é mais susceptível que o Americano. No entanto, é sempre das madeiras que mais problemas dá.
    Esses problemas que apresentou podem ser causados por um sem numero de fatores.
    Mas isso também não interessa nada. Acontecei, há um problema para resolver só tem é de ser resolvido. Pelas fotos até aconteceu num sitio bom onde só têm de arrancar meia duzia de tábuas. Se fosse a meio de um salão era bem pior.
  6.  # 66

Colocado por: callinasUma pergunta, se os soalhos vão com 8% de humidade, e o instala assim, nao é ainda mais problemático, pois temos zonas com humidade habitual de 40 ou mais?

No meu caso tendo PRH quente frio, começo a ficar preocupado com o solho que queria instalar.

Leia lá bem o que eu escrevi...
  7.  # 67

Se o soalho fosse aparafusado, que é a única maneira que executamos (cortesia dos ensinamentos do Mestre), o problema agora seria muito mais fácil de resolver...
  8.  # 68

Leia lá bem o que eu escrevi...

Qual parte?
  9.  # 69

Colocado por: callinas
    Qual parte?

Pela sua pergunta é melhor ler com calma o post inteiro uma vez que depreendeu que eu splico soalhos com humidade de 8%.
  10.  # 70

Colocado por: Anonimo06082021esse soalho está num piso térreo?

Acho que não, acho que é um prédio Pombalino em tabique ou hibrido...
  11.  # 71

Fica num 3º andar de um prédio dos anos 50 com estrutura mista - escadas do prédio, cozinha e wcs em betão e restantes zonas em barrotes de madeira. Julgo que não tenho nenhuma fotografia do assentamento... eles assentaram todo o pavimento em dois dias...
  12.  # 72

Colocado por: Anonimo06082021se não desenvolver mais não se avalia como deve ser....pode ser muita coisa como pode ser algo simples.

basta uma porta/janela aberta para acontecer isso......depende

Esta zona fica junto á wc onde se costuma tomar banho, provavelmente reagiu mais por essa razão... mas também só estou lá há 1 mês, não havia razão para tanto...
  13.  # 73

Colocado por: Anonimo06082021

assentaram o soalho nesses barrotes?

Sim, nestas situações ou assenta-se nos barrotes ou em placas OSB, mas como eu queria manter a cota de soleira não optei pelo assentamento nas placas mas sim nos barrotes.
  14.  # 74

Colocado por: Anonimo06082021
    tem duche ou banheira?

Minimal isto é importante!!!
    • emad
    • 19 fevereiro 2017

# 75

João o queria dizer era uma fatalidade, mas não igual a esta. Lembro que até falou das juntas com o calor poderem saltar como pipocas. Está sim será uma fatalidade. Vamos torcer para que não.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 76

Exato, e mantenho o que disse. Tendencialmente o Carvalho Europeu é mais susceptível que o Americano. No entanto, é sempre das madeiras que mais problemas dá.
    Esses problemas que apresentou podem ser causados por um sem numero de fatores.
    Mas isso também não interessa nada. Acontecei, há um problema para resolver só tem é de ser resolvido. Pelas fotos até aconteceu num sitio bom onde só têm de arrancar meia duzia de tábuas. Se fosse a meio de um salão era bem pior.

Infelizmente é uma zona complexa porque do outro lado da "lomba" foram colocadas paredes e porta em pladur e a "lomba" coincide com essa porta e nem consigo abri-la.

Infelizmente também o construtor foi ver o trabalho sem o carpinteiro e sem medir a humidade na habitação e nas réguas. O construtor está focado no perfil e acha que é a solução... as coisas para serem bem feitas teriam de ser como o João Dias diz, vou falar com o construtor e pedir para o carpinteiro ir ver ao local... aliás já ía pedir isso...
      soalho 3.jpg
  16.  # 77

Anonimo06082021 porque é que diz que eu não quero ajuda, se eu vim cá pedir ajuda? Aliás, já tinha vindo anteriormente, e o João Dias tem-me ajudado bastante.

Quanto à folga, é suposto existir folga sempre que há rodapés e julgo que deve haver no rodapé oposto (ou deveria)...
    • void
    • 19 fevereiro 2017 editado

# 78

Entretanto, só para que o forum inteiro perceba de uma vez que eu não falo mal por falar pois é algo de que já me têm acusado e que me irrita profundamente, eu no dia 07 de Setembro de 2016 escrevi o que acabei de citar em cima. Sou bruxo querem ver...

Isto foi em conversa com o minimal como é óbvio... Aliás, se voltarem atrás duas ou três páginas percebe-se.

Quando se questiona de forma generalizada a competência dos outros,algum dia se há de acertar na mouche;)
    Se bem que,nesta situação,a matéria prima terá contribuído muito para o sucedido,o carvalho é f****o,basta um passo em falso e pimba.O passo em falso foi aplicar o soalho no verão sem medir a humidade da madeira,que devia estar muito alta.

Boa sorte para a resolução deste percalço.

P.S.-João,não tenho nada contra si,qualquer chamada de atenção que lhe faça é de forma construtiva,aliás,tenho notado um João mais moderado para com o trabalho dos outros.Bem haja.
    • void
    • 19 fevereiro 2017 editado

# 79

.
    • emad
    • 19 fevereiro 2017

# 80

Não percebo a razão dos ataques do Void ao Joao. Por acaso já o conhece?
    Porque se conhecesse não criticava as críticas dele. Ele já me ajudou e tudo o que ele me fez de chamadas de atenção no meu soalho bateram certo. Não vi aqui no fórum críticas generalistas do Joao. Quando ele suspeita de alguma coisa pede fotos ou até mesmo pega no telefone e liga.
    Só espero que um dia não tenha um problema de soalho e tenha de se redimir perante este profissional.
    Se a minha obra fosse construída hoje, era o João que tratava do soalho. E não tenho dúvidas que quando precisar de alguma coisa, será a ele que recorro.
    Desculpe Void mas não percebo a sua perseguicao.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias

0.0304 seg. NEW