Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Quando se fala de Teodolito fala-se em medir angulos, seja antigamente ou agora. Uma estação total é um teodolito com um medidor de distancias.
    No link do Sr Callinas aquilo é uma Estação Total como diz na descrição da pagina, e não um teodolito.
    Quanto ao Sr ghost12 acredito que aprenda rápido, mas utilizar um teodolito para implantação é uma coisa impensavel nos dias de hoje. E acredito que antes de implantar algum ponto, parta o teodolito aos bocados.
  2.  # 42

    Agora com um gps a conversa é outra. Com um bom explicador, acredito que implante alguns pontos.
    Mas o preço não é nada amigo.
      teste2.jpg
  3.  # 43

    Mas para fazer marcações de precisão em cima de um gabarito/esquadria/cangalho, que é o pretendido pelo autor do tópico, com um GPS nunca vai conseguir a precisão de uma estação total . Tanto que esse trabalho, e como deve saber porque parece-me ser da área, é feito com mini-prima e um mini bastão para evitar os erros de aprumação do porta-miras.
  4.  # 44

    Já tinha referido isso da precisão no meu post anterior. Mas não estou a ver o user a usar uma estação total, embora ele diga que aprende rápido.

    A verdade seja dita, que não sei qual o empreiteiro que confia um trabalho de implantação, a uma pessoa que possui aparelho, e nem o nome do aparelho consegue identificar.

    Embora também podemos afirmar que muitos empreiteiros só usam fita métrica, e a precisão é muito pior que um gps.

    Tem toda a razão que a melhor solução seja com mini-prisma, ou melhor ainda a lazer, assim elimina-se o erro da verticalidade do porta miras
  5.  # 45

    Colocado por: DualidadeAgora com um gps a conversa é outra. Com um bom explicador, acredito que implante alguns pontos.
    Mas o preço não é nada amigo.

    Esses aparelhos nao são adequados para implantar um casa. Imagine um alinhamento recto de 10 pontos, com gps nunca estarão bem alinhados. Já com o teodolito a precisão é milímetros.
  6.  # 46

    É verdade que a precisão de um gps não é milimetrica, já tinha dito isso.

    Também já disse com um teodolito para implantar 10 pontos como diz, talvez uma manhã não lhe chegue, e convem não cometer erros com a calculadora.

    Como é evidente para este tipo de trabalho terá de ser com uma ESTAÇÃO TOTAL.
  7.  # 47

    Colocado por: DualidadePeço desculpa pela frontalidade, mas para quem diz que tem noções basicas, deixa muito a desejar. Na verdade não tem nenhuma noção de topografia. Se nem consegue saber o que cada instrumento faz.
    Com um teodolito nao vai conseguir implantar nenhum ponto visto que o teodolito só mede angulos (excepçao a topografos da velha guarda).
    Com Estaçao total já implanta qualquer coisa, mas é preciso algo mais de que noçoes basicas. Depois tem o GPS que implanta com algumas noçoes basicas, mas com precisão, já é preciso mais do que noçoes basicas
    secalhar não me expliquei bem, aquilo foi parte do curso, que fiz em que a gente co o teodolito fazia o levantamento do terreno e depois passava pro papel melimetrico e a seguir faziamos as marcações com o teodolito das fundações!! isso lembro-me agora como fazia ja se foi o vento
  8.  # 48

    Colocado por: DualidadeJá tinha referido isso da precisão no meu post anterior. Mas não estou a ver o user a usar uma estação total, embora ele diga que aprende rápido.

    A verdade seja dita, que não sei qual o empreiteiro que confia um trabalho de implantação, a uma pessoa que possui aparelho, e nem o nome do aparelho consegue identificar.

    Embora também podemos afirmar que muitos empreiteiros só usam fita métrica, e a precisão é muito pior que um gps.

    Tem toda a razão que a melhor solução seja com mini-prisma, ou melhor ainda a lazer, assim elimina-se o erro da verticalidade do porta miras



    Tem todo o direito de duvidar se consigo aprender, mas eu tenho a certeza que conseguiria.

    O empreiteiro em causa sou eu próprio, por isso tenho que confiar! :) O que eu estou a tentar descobrir é se, sabendo operar a estação, vou conseguir diminuir o tempo de implantação e continuar a ser preciso.

    Vendo a imagem que anexo, é possível fazer a marcação dos pontos nas esquadrias, ou mesmo directamente no chão para aquelas marcações?
      Forum1.jpg
  9.  # 49

    Neste momento uso o método tradicional, com fita métrica, mas também digo que sou muito mesquinho na precisão. Não admito um desvio de 1cm nas diagonais mesmo estando todas as outras medidas correctas...

    Preparo sempre no autocad um ficheiro de implantação de elementos como o da foto abaixo. Coloco sempre as cotas a partirem do mesmo ponto para poder esticar a fita métrica e medir a todo o comprimento sem nunca mover a própria fita, evitando erros ao medir sempre ponto a ponto.
      Implantação-Model.jpg
  10.  # 50

    Neste momento uso o método tradicional, com fita métrica, mas também digo que sou muito mesquinho na precisão

    Na minha opinião tudo depende do tipo de construção que está a implantar. Se tiver esses cuidados que diz ter eu diria que satisfaz perfeitamente as necessidades de algumas obras mas não é o suficiente para outras, mas tem sempre a hipótese de recorrer a um topógrafo. Claro que nada o impede de fazer de ser auto-suficiente e pode (e deve ) até considerar que o investimento em equipamento mais sofisticado também se vai traduzir num aumento dos seus conhecimentos, o que não é nada de desprezar. Agora se estiver a ver isso apenas do ponto de vista económico pode não valer a pena.
  11.  # 51

    Colocado por: j cardoso
    Na minha opinião tudo depende do tipo de construção que está a implantar. Se tiver esses cuidados que diz ter eu diria que satisfaz perfeitamente as necessidades de algumas obras mas não é o suficiente para outras, mas tem sempre a hipótese de recorrer a um topógrafo. Claro que nada o impede de fazer de ser auto-suficiente e pode (e deve ) até considerar que o investimento em equipamento mais sofisticado também se vai traduzir num aumento dos seus conhecimentos, o que não é nada de desprezar. Agora se estiver a ver isso apenas do ponto de vista económico pode não valer a pena.



    Sei perfeitamente que o investimento neste equipamento só poderá vir a ser rentável do ponto de vista económico a longo prazo. O tipo de construção que faço é construção geral, desde um galinheiro até algumas obras mais complexas, até ao limite que uma empresa com 15 pessoas pode ir.

    O aliciante seria evoluir a empresa tecnicamente e tentar estar à frente da concorrência.

    Onde pode ter mais utilidade seria por exemplo numa construção que arranca em diferentes níveis, num terrenos bastante inclinado ou num pavilhão com 50m de comprimento, construções fora de esquadria... Mas ainda tenho muitas dúvidas se a estação me iria ajudar ou, pelo contrário, me iria complicar o trabalho.

    O que vou fazer agora é informar-me melhor acerca do equipamento e tentar perceber como funciona exactamente. A partir daí avalio a relação custo benefício.


    Cumprimentos
  12.  # 52

    O que lhe posso dizer por experiencia propria é que até as maiores empresas (cotadas em bolsa) adjudicam este tipo de trabalho visto que não compensa.

    Estes equipamentos são caros, precisam de tecnicos formados para os operarem, a ainda necessitam de calibragem todos os anos.

    Em relação à preparação em autocad que está na imagem, o problema é que essa implantação tanto pode ser no Porto como em Lisboa. Uma implantação tem de obedecer a um sistema de coordenadas (ETRS89, Datum73, Datum Militar) para o edificio fique no local exacto.
  13.  # 53

    Aquela estação total que se indicou atrás, usada 1200 euros acaba por ser a que faz mais sentido. Mais que isso é supérfluo.
  14.  # 54

    penso que ai compensa chamar o topografo que executou o levantamento topográfico para marcar alguns pontos. Já vi incluírem isso no preço inicial do levantamento.
  15.  # 55

    Colocado por: DualidadeO que lhe posso dizer por experiencia propria é que até as maiores empresas (cotadas em bolsa) adjudicam este tipo de trabalho visto que não compensa.

    Estes equipamentos são caros, precisam de tecnicos formados para os operarem, a ainda necessitam de calibragem todos os anos.

    Em relação à preparação em autocad que está na imagem, o problema é que essa implantação tanto pode ser no Porto como em Lisboa. Uma implantação tem de obedecer a um sistema de coordenadas (ETRS89, Datum73, Datum Militar) para o edificio fique no local exacto.


    A questão não seria marcar o local exacto da obra, porque isso o topógrafo ou algum técnico da câmara já fez, mas sim fazer a marcação dos elementos estruturais de arranque da construção.

    Em relação à preparação que está acima, ela foi feita para implantação com fita métrica.
  16.  # 56

    Colocado por: marco1penso que ai compensa chamar o topografo que executou o levantamento topográfico para marcar alguns pontos. Já vi incluírem isso no preço inicial do levantamento.


    Na zona em que trabalho, não vai o topógrafo a todas as obras fazer a implantação, nas câmaras aqui por perto vai um técnico da câmara confirmar afastamentos...
  17.  # 57

    Qual é a câmara?
 
0.0257 seg. NEW