Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Duplamente muito bom... (pela excelente partilha e pelo resultado obtido)!
    Concordam com este comentário: espt, skypt, lmcscarpediem
  2.  # 202

Pelas minhas contas de 2016, a tarifa bi horaria é vantajosa em 38€/ano. E nao tive qualquer cuidado com o consumo em 2016.

Com uma pequena reeducação julgo que consigo poupanças de 80€ - 100€.
    Como?
    - desumificador a funcionar so nas horas de vazio (22h-8h) quando necessário;
    - maquina lavar loiça programada para lavar no horário em vazio
    - Rega da relva (bomba trifásica) programada para horario em vazio
    - Sempre que possível programar maquina de lavar roupa e máquina secar roupa para o horário vazio

Tudo isto sem extremismos, julgo que facilmente chego a poupança indicada.

O objectivo é reduzir o consumo (custo) em 20%, isto nao significa que va consumir menos kW.
  3.  # 203

Colocado por: turnip
    Com uma pequena reeducação julgo que consigo poupanças de 80€ - 100€.
    Como?
    - desumificador a funcionar so nas horas de vazio (22h-8h) quando necessário;
    - maquina lavar loiça programada para lavar no horário em vazio
    - Rega da relva (bomba trifásica) programada para horario em vazio
    - Sempre que possível programar maquina de lavar roupa e máquina secar roupa para o horário vazio

Mas não compensará programar isto para as horas de maior sol?
    Pelo menos é isso que outros users relatam.
    • smdx
    • 30 março 2017

# 204

nas horas de maior sol já ele consome tudo o que produz, mesmo sem esses aparelhos extra
    interessa-lhe é pagar menos pelo resto
    Concordam com este comentário: turnip
  4.  # 205

Mas não compensará programar isto para as horas de maior sol?
    Pelo menos é isso que outros users relatam.

A produção é quase toda consumida pela instalação nos períodos de sol. Os standby, CCTV, UPS e outros equipamento activos consomem cerca de 350w constantemente.
    Se a este consumo constante juntar a TV + AC ligado + bomba da piscina a trabalhar 3 a 4 horas na Primavera/Verão fico com um consumo constante de mais ou menos 750w - 1000w. A produção fotovoltaica está praticamente toda a ser consumida na instalação.

Quando o investimento em baterias tiver retorno a 5 - 7 anos, talvez faça o investimento para que possa fornecer a casa no horário 17h - 22h (17h hora média onde deixa de haver sol, 22h hora em que começa a tarifa de vazio do bi horário)
  5.  # 206

A casa, em média, tem uma necessidade de energia entre as 17h e as 22h de 3,6 kWh, sendo que há picos (forno, placa de indução, microondas). Estes picos têm uma influência directa na vida útil das baterias, já que se traduzem em descargas de muita potência num período muito curto.
  6.  # 207

LG Chem 3.3Kwh - 2700eur 2500 - 10 anos garantia. Não tem retorno a 7 anos mas com a tendência do preço dos painéis solares e das baterias, poderá acontecer já em 2018.
    Concordam com este comentário: turnip
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 208

Um dia de produção excelente..
      _20170403_001552.JPG
  8.  # 209

Sensivelmente 1,2€ poupados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
      _20170403_002146.JPG
  9.  # 210

Colocado por: turnipEm suma um sistema de autoconsumo de 1000w com baterias de capacidade 280Ah OPZ (as melhores qualidade/preço/vida útil) custará à volta dos 4800€.

Como ainda estou em inicio de obra, não tenho informação relativa ao perfil de consumo que futuramente terei...

Pondero seriamente a instalação de fotovoltaicos e, se possível, fugir à instalação de sistema solar para AQS (instalando bomba de calor de AQS para esse efeito)...

Em termos de equipamentos eléctricos que penso vir a instalar, não será muito diferente ao Turnip, excluindo ar condicionado, já que a climatização será com piso radiante e bomba de calor para esse efeito.

Será que um kit como este ( http://www.ebay.com/itm/Solar-kit-Pro-4Kw-48V-for-house-Photovoltaic-System-Off-Grid-Batteries-Trojan-/131963610796?hash=item1eb9a4e6ac:g:lWwAAOSwnF9Y7QIa ) estará sobredimensionado? Prós e contras de um kit deste tipo, nomeadamente as baterias?
    •  
      skypt
    • 16 abril 2017 editado

# 211

@HomeSweetHome
    " Como ainda estou em inicio de obra, não tenho informação relativa ao perfil de consumo que futuramente terei... "

Compra um medidor de consumos, compensa ;-)

A Cloggy tem um kit interessante.

Não compressor nem compares esses material no eBay;
    Não tens garantias, o preço real não é comparável, não tem instalação e configuração...

Há já por aí muitos lojas ;-)
  10.  # 212

Muito obrigado pela resposta skypt, mas com base nessa resposta além dá suposta falta de garantia e falta de configuração e instalação fiquei sem perceber que outros pontos fracos este kit pode ter em relação aos kits que se vendem nas lojas que há por aí... O preço é manifestamente diferente... Falta entender as restantes diferenças de modo a concluir que kit do eBay não pode, nem deve ser opcao!!
  11.  # 213

Colocado por: Home sweet home
    Como ainda estou em inicio de obra, não tenho informação relativa ao perfil de consumo que futuramente terei...

Pondero seriamente a instalação de fotovoltaicos e, se possível, fugir à instalação de sistema solar para AQS (instalando bomba de calor de AQS para esse efeito)...

Em termos de equipamentos eléctricos que penso vir a instalar, não será muito diferente ao Turnip, excluindo ar condicionado, já que a climatização será com piso radiante e bomba de calor para esse efeito.

Será que um kit como este (http://www.ebay.com/itm/Solar-kit-Pro-4Kw-48V-for-house-Photovoltaic-System-Off-Grid-Batteries-Trojan-/131963610796?hash=item1eb9a4e6ac:g:lWwAAOSwnF9Y7QIa) estará sobredimensionado? Prós e contras de um kit deste tipo, nomeadamente as baterias?

Para valores entre os 6000€ - 7000€ já é possível comprar por cá sistemas semelhantes... Apesar de achar 16 painéis um exagero para uma habitação.

Se está em construção, será muito útil deixar tubagem desde o local dos painéis ate ao quadro principal e prever espaço para o inversor/carregador e baterias (estas ultimas o espaço tem de ser ventilado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Home sweet home
  12.  # 214

Colocado por: turnipPara valores entre os 6000€ - 7000€ já é possível comprar por cá sistemas semelhantes...

Se me poder dar exemplos de lojas que tenham kits para esses valores, e, já agora que kits me recomendaria, agradecia!
  13.  # 215

Enviei MP
    • TZW
    • 17 abril 2017

# 216

Colocado por: turnipEnviei MP

Nós também estávamos a ler...
    Concordam com este comentário: skypt, treker666, tipla, zinna
  14.  # 217

Colocado por: TZW
    Nós também estávamos a ler...
    Concordam com este comentário:treker666,skypt,zinna,tipla

Julgo que a publicidade a lojas não é permitida, dai a MP.
    • TZW
    • 17 abril 2017

# 218

Acho que pode colocar se o intuito for informar e não vender produtos próprios, é quase impossível falar de construção sem mencionar marcas ou locais de venda. Se a administração achar que tem intenções de venda e não de informação apenas, depois eliminam.
  15.  # 219

As lojas onde comprei foram:

2016 -> http://www.solarimpact.pt/
    2017 -> http://www.solarshop.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
    • eu
    • 17 abril 2017 editado

# 220

A contínua descida de preços dos equipamentos solares cria um dilema interessante: compramos agora ou esperamos pelos novos preços (mais baixos) do próximo ano?

É que se o valor da descida de preço de um ano para o outro for superior ao valor da energia anual que iríamos gerar, mais vale ficarmos quietos e esperar pelos novos preços...

Eu ainda não investi no autoconsumo por causa deste dilema...
    Concordam com este comentário: TZW

0.1048 seg. NEW