Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: Joanita

Isso quer dizer que não resolveria o meu problema de não conseguir abrir o portão quando a eletricidade (da rede) falha...

o seu portão não tem um mecanismo manual para esse efeito?
  2.  # 462

Colocado por: Joanita

Isso quer dizer que não resolveria o meu problema de não conseguir abrir o portão quando a eletricidade (da rede) falha...

Compra uma UPS de 50€ e liga ao portão. Em minha casa fiz isso
    Concordam com este comentário: callinas
  3.  # 463

Colocado por: tostex

Compra-se ao mesmo preço que qualquer um (é deduzido das quantidades o valor produzido, obviamente).

Vende-se a um preço baixíssimo à rede.

Só para ter a certeza de que percebi correctamente: imaginando que eu produzia tanto quanto consumia mas que o consumo seria todo nocturno e a produção (obviamente) diurna, a conta de electricidade incluiria zero KWh a pagar, certo?

Quando diz que se vende a um preço baixíssimo refere-se ao caso em que ao fim de um mês o total produzido foi superior ao total consumido?

O que eu estava a tentar perceber era o seguinte: para o prédio em que vivo actualmente foi proposta uma solução que cobriria 80% do consumo mensal precisamente para não se estar a produzir de graça para a EDP já que, segundo nos foi dito, o que fosse produzido em excesso seria absorvido pela rede sem qualquer retorno. Para a moradia que estou a comprar lembrei-me que uma alternativa seria dimensionar a instalação para cobrir 100%. Depois seria fazer um controlo manual. Quando se verificasse já perto do fim do mês que a produção poderia ultrapassar o consumo era questão de desligar a produção. Isto faz sentido?
  4.  # 464

O preço de venda a EDP ronda os 0.05€ e compras a preço médio .17 .20€
    ou seja, tinhas de produzir 3 a 4x mais do que consomes para não pagar kwh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  5.  # 465

trivial
    ou seja, essa **** dá umas contas bem grandes, porque só em paineis solares tinhas se calhar que ter quase uma quinta... e vou disparar um valor para o ar: 25 a 30 paineis?
  6.  # 466

Então por exemplo se a diferença entre instalar 1,25kw e instalar 1,5kW for de 50 euros?
  7.  # 467

Colocado por: callinasEntão por exemplo se a diferença entre instalar 1,25kw e instalar 1,5kW for de 50 euros?

por exactamente o mesmo material (marca/modelo)?
  8.  # 468

Colocado por: trivialO preço de venda a EDP ronda os 0.05€ e compras a preço médio .17 .20€
    ou seja, tinhas de produzir 3 a 4x mais do que consomes para não pagar kwh
    Estas pessoas agradeceram este comentário:psargaco

Isso parece-me um excelente negócio para a EDP e potencialmente ruinoso para mim.
  9.  # 469

Colocado por: JoelM

Se produz durante o dia e consome mais durante a noite (como quase toda a gente), o que vai produzir durante o dia (contando que nao tem baterias para armazenar), poderá eventualmente vender à EDP mas vao-lhe pagar um preço muito baixo por KWh. Durante a noite como nao produz (falta de sol), vai ter de consumir energia da rede (EDP) e vai pagar o preço que tiver contratado por KWh. Pelo que vi aqui, o preço que poderia vender a energia que produz durante o dia à EDP é tao baixo que ninguém o faz, o que fazem é tentar mudar hábitos de maneira a consumirem o máximo de energia durante o dia e assim absorver a produçao dos painéis, o que nao for absorvido pela casa é injectado na rede da EDP de forma gratuita, durante a noite usam a energia de rede normalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:psargaco

Pensei que se tratasse de um exercício contabilístico entre o produzido e o consumido, mas pelo que explica não é assim. Poderia eventualmente desviar alguns consumos para o horário diurno mas não me parece que o resultado fosse significativo. Por exemplo, a roupa da máquina tem de ser pendurada num prazo curto, caso contrário começa a cheirar mal. E durante a semana não vou estar a pendurar roupa durante o dia. No meu caso parece-me que seria impossível rentabilizar o investimento, mas terei de fazer um registo diário durante um mês ou dois poder tirar conclusões.
  10.  # 470

Colocado por: psargaco

Só para ter a certeza de que percebi correctamente: imaginando que eu produzia tanto quanto consumia mas que o consumo seria todo nocturno e a produção (obviamente) diurna, a conta de electricidade incluiria zero KWh a pagar, certo?

Quando diz que se vende a um preço baixíssimo refere-se ao caso em que ao fim de um mês o total produzido foi superior ao total consumido?

O que eu estava a tentar perceber era o seguinte: para o prédio em que vivo actualmente foi proposta uma solução que cobriria 80% do consumo mensal precisamente para não se estar a produzir de graça para a EDP já que, segundo nos foi dito, o que fosse produzido em excesso seria absorvido pela rede sem qualquer retorno. Para a moradia que estou a comprar lembrei-me que uma alternativa seria dimensionar a instalação para cobrir 100%. Depois seria fazer um controlo manual. Quando se verificasse já perto do fim do mês que a produção poderia ultrapassar o consumo era questão de desligar a produção. Isto faz sentido?

Não. A produção equivale a kWh que deixas de consumir (comprar à rede).

A venda são os sobrantes que são injectados na rede, que ao preço que é nem justifica o trabalho.
  11.  # 471

Colocado por: nmex2

por exactamente o mesmo material (marca/modelo)?

Tem a ver com a capacidade de negociação de uma proposta de maior valor.
    Provavelmente quedo voce quer comprar 500 watt por 500 euros não há negociação
    Já quando que comprar 1500 watt por 1500 euros, ao qual adiciona portes , mais painel, menos painel, chegas ao fim com um desconto que na realidade é de quase o valor de um painel. Será um desconto virtual, mas que é real no fim.
    É tipo hipermercado, compras A + B e C, mas não precisa do C, mas o C lá acaba por usar, porque o custo do C é residual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex2
  12.  # 472

Colocado por: psargaco

Isso parece-me um excelente negócio para a EDP e potencialmente ruinoso para mim.

Não. A edp não lucra com isso, porque a sua remuneração tem por base a energia que passa nos contadores...de onde vem a energia é indiferente
  13.  # 473

Colocado por: nmex2

o seu portão não tem um mecanismo manual para esse efeito?

Só abre por dentro...

Colocado por: turnip

Compra uma UPS de 50€ e liga ao portão. Em minha casa fiz isso
    Concordam com este comentário:callinas

É só ligar lá o fio dos motores diretamente?
  14.  # 474

Colocado por: JoanitaÉ só ligar lá o fio dos motores diretamente?

Sim. Inclusive há ups própria para motores de portão com IP65
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joanita
  15.  # 475

Colocado por: turnip

Sim. Inclusive há ups própria para motores de portão com IP65
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joanita

Óptimo. Obrigada!
  16.  # 476

Colocado por: VXMCPois, não pensei nisso. Agora tenho de inventar...
    Concordam com este comentário:jorgealves
    fala com o Jorge
  17.  # 477

Os últimos têm de fechar a porta
    • VXMC
    • 7 abril 2018 editado

# 478

Colocado por: jorgealvesfala com o Jorge

Qual Jorge? 😀
  18.  # 479

Eu.
  19.  # 480