Colocado por: Joanita
Isso quer dizer que não resolveria o meu problema de não conseguir abrir o portão quando a eletricidade (da rede) falha...
Colocado por: Joanita
Isso quer dizer que não resolveria o meu problema de não conseguir abrir o portão quando a eletricidade (da rede) falha...
Colocado por: tostex
Compra-se ao mesmo preço que qualquer um (é deduzido das quantidades o valor produzido, obviamente).
Vende-se a um preço baixíssimo à rede.
Colocado por: callinasEntão por exemplo se a diferença entre instalar 1,25kw e instalar 1,5kW for de 50 euros?
Colocado por: trivialO preço de venda a EDP ronda os 0.05€ e compras a preço médio .17 .20€
ou seja, tinhas de produzir 3 a 4x mais do que consomes para não pagar kwh
Colocado por: JoelM
Se produz durante o dia e consome mais durante a noite (como quase toda a gente), o que vai produzir durante o dia (contando que nao tem baterias para armazenar), poderá eventualmente vender à EDP mas vao-lhe pagar um preço muito baixo por KWh. Durante a noite como nao produz (falta de sol), vai ter de consumir energia da rede (EDP) e vai pagar o preço que tiver contratado por KWh. Pelo que vi aqui, o preço que poderia vender a energia que produz durante o dia à EDP é tao baixo que ninguém o faz, o que fazem é tentar mudar hábitos de maneira a consumirem o máximo de energia durante o dia e assim absorver a produçao dos painéis, o que nao for absorvido pela casa é injectado na rede da EDP de forma gratuita, durante a noite usam a energia de rede normalmente.
Colocado por: psargaco
Só para ter a certeza de que percebi correctamente: imaginando que eu produzia tanto quanto consumia mas que o consumo seria todo nocturno e a produção (obviamente) diurna, a conta de electricidade incluiria zero KWh a pagar, certo?
Quando diz que se vende a um preço baixíssimo refere-se ao caso em que ao fim de um mês o total produzido foi superior ao total consumido?
O que eu estava a tentar perceber era o seguinte: para o prédio em que vivo actualmente foi proposta uma solução que cobriria 80% do consumo mensal precisamente para não se estar a produzir de graça para a EDP já que, segundo nos foi dito, o que fosse produzido em excesso seria absorvido pela rede sem qualquer retorno. Para a moradia que estou a comprar lembrei-me que uma alternativa seria dimensionar a instalação para cobrir 100%. Depois seria fazer um controlo manual. Quando se verificasse já perto do fim do mês que a produção poderia ultrapassar o consumo era questão de desligar a produção. Isto faz sentido?
Colocado por: nmex2
por exactamente o mesmo material (marca/modelo)?
Colocado por: psargaco
Isso parece-me um excelente negócio para a EDP e potencialmente ruinoso para mim.
Colocado por: nmex2
o seu portão não tem um mecanismo manual para esse efeito?
Colocado por: turnip
Compra uma UPS de 50€ e liga ao portão. Em minha casa fiz isso
Colocado por: JoanitaÉ só ligar lá o fio dos motores diretamente?
Colocado por: turnip
Sim. Inclusive há ups própria para motores de portão com IP65