Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: trivialPara não andarem a investir para nada, o primeiro passo é sem dúvida colocar um analisador e verem o consumo que gastam durante o período solar, depois sim, avancem para o estudo e instalação caso compense.

será tão difícil perceber isto que já deve ter sido repetido umas quantas vezes neste tópico?
    Concordam com este comentário: trivial, nocas1
    • emad
    • 10 abril 2018

# 522

Colocado por: turnip

E qual a razão para "não te metas nisso"? Das duas uma, ou o seu amigo não sabe do que fala, ou...
    Concordam com este comentário:21papaleguas

Numa grande empresa nem sonham como é tratada a informaçao comercial vital.
    E numa EDP acredito que muita gente saiba verdadeiramente as intenções e benefícios para a empresa desta Campanha de FV. E nao precisam de ser altos cargos.
    Infelizmente eu sei do que falo.
    Se acreditam e têm o dinheiro parado no banco com medo de ficarem sem ele, força.
    Quanto mais esclarecem o sistema com menos duvidas eu fico. E nao importa que sejam 300€ ou 1000€ de investimento.
  2.  # 523

Colocado por: emadE nao importa que sejam 300€ ou 1000€ de investimento.

Eu investi, no meu sistema até agora com o novo upgrade 22.468€, que irei recuperar se tudo correr bem (não correu tudo bem até agora), no final do próximo ano desde Maio de 2011.
    Não sei à data que melhor e mais seguro investimento poderia ter feito!
    • emad
    • 10 abril 2018 editado

# 524

Colocado por: 21papaleguas
    Eu investi, no meu sistema até agora com o novo upgrade 22.468€, que irei recuperar se tudo correr bem (não correu tudo bem até agora), no final do próximo ano desde Maio de 2011.
    Não sei à data que melhor e mais seguro investimento poderia ter feito!

Mas o seu nao é de venda de energia? Daqueles que ainda eles pagavam alguma coisa? E depois de acabar a tarifa protegida?
    Sabe como funciona o negócio da produção de leite aqui no norte?
    A lactogal diz aos produtores quanto quer pagar pelo preço do litro. E os agricultores andam com as calças nas maos. Mas a lactogal tem milhões e anda a comprar tudo o que sao empresas no ramo da agricultura.
    Como diz o outro. É a vida.
    Concordam com este comentário: Miguel Pinto
  3.  # 525

Colocado por: emad
    Numa grande empresa nem sonham como é tratada a informaçao comercial vital.
    E numa EDP acredito que muita gente saiba verdadeiramente as intenções e benefícios para a empresa desta Campanha de FV. E nao precisam de ser altos cargos.
    Infelizmente eu sei do que falo.
    Se acreditam e têm o dinheiro parado no banco com medo de ficarem sem ele, força.
    Quanto mais esclarecem o sistema com menos duvidas eu fico. E nao importa que sejam 300€ ou 1000€ de investimento.

e não quer expor as suas "menos dúvidas", para que possa haver troca de ideias/argumentos e ficarmos todos saber um pouco mais?
  4.  # 526

Colocado por: trivialvamos la ver se o pessoal entende de uma vez.

Compensar ou não compensar vai tudo depender dos consumos que tem durante o dia ou consumos que possam ser deslocados para esse horário.
    Mesmo assim é necessário estudar a quantidade de painéis a instalar.

Não podem comparar com o vizinho que colocou 4 painéis e está a poupar e então tb vou colocar.

Para não andarem a investir para nada, o primeiro passo é sem dúvida colocar um analisador e verem o consumo que gastam durante o período solar, depois sim, avancem para o estudo e instalação caso compense.
    Concordam com este comentário:Joanita,21papaleguas

Concordo e foi o que fiz.

No entanto reconheço que pagar 100€ por um analisador para um investimento posterior de 600€ não é muito agradável, já que para recuperar os 100€ lá se vai uns meses...por isso digo que um investimento de 600€ em 500w é praticamente seguro o retorno a 4 - 6 anos sem grandes medições ou alterações de hábitos. Para mais painéis já convém estudar a coisa primeiro.
  5.  # 527

Colocado por: emadMas o seu nao é de venda de energia?

Sim, o meu é um sistema de microgeração para venda à rede, mas o retorno do investimento é semelhante.
    O turnip fala em 4-6 anos. Talvez considere esta estimativa otimista, a dos 4 mas em 6-7 é perfeitamente possível.
    Eu incentivo toda a gente que tenha possibilidades (€€€) a montar um sistema de autoconsumo porque tenha a CERTEZA ABSOLUTA que é um bom investimento. Claro que não pode ser de qualquer maneira, deve ser primeiro analisado o consumo diário e depois de feitas as contas, decidir qual a potência a instalar.
    Sem o conhecer de lado algum e tivesse capacidade financeira, propunha-lhe o seguinte negócio: analisava os sues consumos, instalava à minha conta um sistema que achasse adequado para a sua casa e no final do PRIMEIRO ano, se você não achasse que era um bom investimento, deixava-lho de borla.
    • emad
    • 10 abril 2018

# 528

Colocado por: nmex2

e não quer expor as suas "menos dúvidas", para que possa haver troca de ideias/argumentos e ficarmos todos saber um pouco mais?

É mais ou menos parecido com isto. E olhe que isto ainda acontece.
    Para as grandes empresas "CASH is THE KING!".
    https://youtu.be/c1Vtzn3MZyA
    • emad
    • 10 abril 2018

# 529

Sim, o meu é um sistema de microgeração para venda à rede, mas o retorno do investimento é semelhante.
    O turnip fala em 4-6 anos. Talvez considere esta estimativa otimista, a dos 4 mas em 6-7 é perfeitamente possível.
    Eu incentivo toda a gente que tenha possibilidades (€€€) a montar um sistema de autoconsumo porque tenha a CERTEZA ABSOLUTA que é um bom investimento. Claro que não pode ser de qualquer maneira, deve ser primeiro analisado o consumo diário e depois de feitas as contas, decidir qual a potência a instalar.
    Sem o conhecer de lado algum e tivesse capacidade financeira, propunha-lhe o seguinte negócio: analisava os sues consumos, instalava à minha conta um sistema que achasse adequado para a sua casa e no final do PRIMEIRO ano, se você não achasse que era um bom investimento, deixava-lho de borla.

Nenhum investimento é bom quando quem dita as regras do preço é quem compra.
  6.  # 530

Colocado por: emadNenhum investimento é bom quando quem dita as regras do preço é quem compra.

Não percebi.
    Está a falar da edp?
    • emad
    • 10 abril 2018

# 531

Colocado por: JoelM

Mas ainda nao percebeu que com o auto consumo nao vai vender a nada a ninguem? vai consumir a energia que os seus painéis produzem... nao tem grande ciência, nao depende da EDP nem de nenhuma outra empresa (a nao ser para lhe fornecer electricidade fora das horas de produção)

Eu estava a responder ao 21papaleguas e a microgeraçao.
    Quanto ao auto consumo, a partir do momento que a energia produzida só e consumida no acto de produçao, está tudo tido. Temos de canalizar os consumos para as horas de produçao. Mais uma vez aprendemos que a malta gosta de complicar. E qualquer dia nao fazem outra coisa que nao gerir todos os equipamentos que tem em casa. E para quê? Para pouparem 20€ por mês? Era mais facil conseguir poupar 50€ por mes com coisas que as vezes achamos imprescindiveis e nao são.
    • emad
    • 10 abril 2018

# 532

Não percebi.
    Está a falar da edp?

Nao é a edp que lhe compra a energia?
  7.  # 533

Colocado por: emadNao é a edp que lhe compra a energia?

Sim, mas é um preço bastante vantajoso, porque estou no regime bonificado.
    Nos últimos sistemas de microgeração, passaram para o regime geral e a edp pagava a preço de custo, mas permitiram sistemas maiores com mais capacidade de produção. Estes na minha opinião ainda são mais vantajosos.
  8.  # 534

Colocado por: emadPara pouparem 20€ por mês?

Retiro o que disse!

Colocado por: 21papaleguasSem o conhecer de lado algum e tivesse capacidade financeira, propunha-lhe o seguinte negócio
  9.  # 535

É mais ou menos parecido com isto. E olhe que isto ainda acontece.
    Para as grandes empresas "CASH is THE KING!".
    https://youtu.be/c1Vtzn3MZyA

ok, mas continuo sem perceber o seu ponto de vista

- acha que a proposta dos painéis da EDP não é vantajosa para os clientes, mas uma instalação equivalente (numa loja da especialidade) já o é?

- seja a posposta da EDP ou de uma instalação equivalente, nunca é vantajoso para o cliente ?

(estou a deixar de fora as instalações, em que o objectivo ou parte dele seja a venda do excedente)
  10.  # 536

Eu estava a responder ao 21papaleguas e a microgeraçao.
    Quanto ao auto consumo, a partir do momento que a energia produzida só e consumida no acto de produçao, está tudo tido. Temos de canalizar os consumos para as horas de produçao. Mais uma vez aprendemos que a malta gosta de complicar. E qualquer dia nao fazem outra coisa que nao gerir todos os equipamentos que tem em casa. E para quê? Para pouparem 20€ por mês? Era mais facil conseguir poupar 50€ por mes com coisas que as vezes achamos imprescindiveis e nao são.

não sei quais os seus conhecimentos da área energética, mas generalizando, o problema da energia eléctrica é que ela é de difícil armazenamento (e caro...), logo normalmente é produzida em função das necessidades reais (ou potenciais - basta ver algumas centrais que trabalham em vazio para garantir a disponibilidade da potência instalado)

o problema por exemplo das eólicas (entre outros) é que produzem bastante durante a noite - altura em que o consumo é menor - logo ou essa produção é perdida, ou arranja-se alternativas (bombear água em altura nas hidroeléctricas) para consumir (armazenar) essa energia.

com o fotovoltaico DOMÉSTICO é a mesma coisa, só muda os horários... produz durante o dia, normalmente quando não está ninguém em casa (consumos mais baixos) e ou tem forma de armazenar (bat€€€rias, e pouca maturidade da tecn lógica), ou oferece para a rede (a discussão de ser comprada tão barata é outra grande história) ou consome... consome pouco, instala pouco (stand by e mais algumas coisas) ou coloca mais um pouco, para consumir um pouco mais reduzindo o consumo noutros horários.

um exemplo, considerando as enumeras vantagens apontadas há construção de alta inércia e aos sistemas de aquecimento PRH (mas também podem ser aqueles seus aquecedores), se conseguir colocar esses equipamentos a trabalhar durante o dia, através da energia produzidas pelo solar, provavelmente durante a noite não terá necessidade (de tanto) consumo, produzindo assim alguns ganho financeiro a médio/longo prazo.

tenho a certeza que o seu carro do dia a dia, é um enorme V8 a gasolina, até porque mais 3 ou 4 litros de combustível por cada 100km (para das os tais 20€ por mês) não influencia nada. ;)
    • nmex2
    • 10 abril 2018 editado

# 537

mas olhe que eu aceito :)

mas se me tornasse "crente" no final do primeiro ano, ainda os deixava por um preço simpático ? ;)
    • emad
    • 10 abril 2018 editado

# 538

Colocado por: nmex2

não sei quais os seus conhecimentos da área energética,...

Poucos ou nenhuns. Praticamente so sei ligar os interruptores e as fichas às tomadas.
    Mas a minha analise não é sustentada em termos tecnicos, mas é em análise custo /beneficio.
    Quanto ao exemplo dos aquecedores. Imagine que de manhã a previsao era sol e depois aquilo dava nebulado, afinal nao produzia o suficiente para alimentar os aquecedores durante o dia.
    Mais uma vez teria de estar preocupado se fazia sol ou não. E se somasse a isto as maquinas a lavar. E se somasse o bihorario que durante o dia era carissimo, entao ao inves de poupar 20€, pagava mais 20€.
    Ja sei. Fazia como o skypt. Punha uma camara para ver se fazia sol em directo e ligava e desligava os equipamentos via app.
    É o que eu digo. Demasiado complicado para a promessa de poupança.
    Concordam com este comentário: konnexman
    • emad
    • 10 abril 2018 editado

# 539

.
  11.  # 540

Não instalem painéis solares. Metam no Novo Banco, eles têm depositos interessantes.

0.1808 seg. NEW