Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Colocado por: NRRibeiroA forma como calcula não deve ser rocket science mas gostaria mais de entender em que pontos liga as pinças de forma a que o efergy não conte a produção ejectada na rede como consumo.

Assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NRRibeiro, psargaco
      esquema.png
  2.  # 622

Colocado por: NRRibeiro
    E já agora, o Hub está limitado a um máximo de 5 transmissores, certo?

sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NRRibeiro
  3.  # 623

Colocado por: mafgodos dados são obtidos pelo efergy e depois o emoncms vai busca-los.

Enganei-me, é o pvoutput.org que os vais buscar e faz este gráfico.
    O Efergy tb faz gráficos...
  4.  # 624

vou meter um painel solar de +-270 W (no apartamento, para experimentar),
    onde ou como comunico a EDP ?! , por causa do contador e eventuais "devoluções a rede" ?

Vou usar o kit da Cloogy para monitorizar os consumos e produções.

Devo avançar para um destes paineis :
    270W 158€ https://www.solarshop.pt/paineisolares/paineisolares60/jinko1
    270W 165€ https://loja.solarimpact.pt/modulo-fotovoltaico-recom-amur-leopard-270w
    o que acham ?

Qt ao inversor (GTI), ainda estou a ver,
    tenho um colega que comprou um vindo da china (via AliExpress) por +- 75€ e esta contente e com bons desempenhos
    o que aconselham ?

Obr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  5.  # 625

Não se esqueça da estrutura para fixar os painéis
  6.  # 626

Viva Skypt, ficalhe mais barato comprar o material em separado do q comprar por exemplo em kit?
    https://www.solarshop.pt/autoconsumo/kitsautoconsumo
  7.  # 627

Boas, também estive a ver essa opção de comprar em separado e parece compensar. Senão vejamos; na solarshop um kit base custa 525€, sendo que "apenas" 330€ são em painéis (2 painéis REC Twin-Peak). Está portanto a pagar-se quase 200€ por um inversor base e uma ou duas tomadas. Comprando apenas os painéis e material de montagem cá podem eventualmente poupar-se uns 100-130€... A considerar...
  8.  # 628

Mês Abril 2018
    Fase Preta - 2000 w (8 painéis)
    Fase Castanha - 250 w (1 painel)

Importação liquida EDP (consumo total - geração liquida)
    Fase Preta - 379 kWh
    Fase Castanha - 161 kWh
    Fase Cinza - 135 kWh

Geração solar
    Fase Preta - 246 kWh
    Fase Castanha - 40 kWh

Geração solar liquida (kwh gerados - kwh oferecidos à EDP)
    Fase Preta - 145 kWh
    Fase Castanha - 34 kWh

Total a pagar
    BI-Horário sem autoconsumo (kWh + potencia) = 180€
    BI-Horário com autoconsumo (kWh + potencia) = 135€
    POUPANÇA = 45€

Na simulação com baterias no mês de Abril teria poupado adicionalmente:
    Bateria 3,3 kWh - 24€
    Bateria 6,5 kWh - 35€

Ou seja:
    BI-Horário com autoconsumo (kWh + potencia) + bateria de 3,3 kWh = 111€ (poupança total de 69€)
    BI-Horário com autoconsumo (kWh + potencia) + bateria de 6,5 kWh = 100€ (poupança total de 80€)
  9.  # 629

Colocado por: pcspinheiroBoas, também estive a ver essa opção de comprar em separado e parece compensar. Senão vejamos; na solarshop um kit base custa 525€, sendo que "apenas" 330€ são em painéis (2 painéis REC Twin-Peak). Está portanto a pagar-se quase 200€ por um inversor base e uma ou duas tomadas. Comprando apenas os painéis e material de montagem cá podem eventualmente poupar-se uns 100-130€... A considerar...

Não esquecer a estrutura para fixar os painéis...
  10.  # 630

Colocado por: turnipGeração solar
    Fase Preta - 246 kWh
    Fase Castanha - 40 kWh

Geração solar liquida (kwh gerados - kwh oferecidos à EDP)
    Fase Preta - 145 kWh
    Fase Castanha - 34 kWh

Tenho a perfeita noção que a fase preta está sobredimensionado no autoconsumo (2000w) na configuração atual. No entanto os próximos meses servirão para registar dados para depois adquirir a bateria de 3,3 ou 6,5 kwh uma uma potência aproximada (melhor relação qualidade/preço)
  11.  # 631

Então fazendo o exercício de comprar tudo em separado:
    Painéis: 1 x 165,00€
    Inversor APSystems: 1 x 135,30€
    Conector: 1 x 8,86€
    Cabos: 1 x ??,??€

Preço de kit: 284,87€

Se as contas estiverem certas, o kit fica mais barato.
  12.  # 632

Colocado por: nunos7Então fazendo o exercício de comprar tudo em separado:
    Painéis: 1 x 165,00€
    Inversor APSystems: 1 x 135,30€
    Conector: 1 x 8,86€
    Cabos: 1 x ??,??€

Preço de kit: 284,87€

Se as contas estiverem certas, o kit fica mais barato.

E a estrutura?
    •  
      nunos7
    • 18 maio 2018 editado

# 633

Colocado por: turnipE a estrutura?

No kit a estrutura está opcional, de aí não a colocar no exercício.

Para um painel podemos estar a falar entre 30€ a 50€ a estrutura...
  13.  # 634

Sim, o kit fica mais barato se comprar tudo na solarshop. Mas se comprar só os painéis e material de montagem e procurar inversores de 600W (grid tie) na net encontra-os por 70-80€ e pode expandir para outro painel, se quiser. A diferença de preço dá (ou quase) para a estrutura de montagem no telhado (no caso do inversor de 600W que custa quase 200€ na solarshop).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, nunos7
  14.  # 635

Mas assim se comprar toda a solução na NET (no amazon, ebay, outros) seguramente tb lhe fica tudo ainda mais barato q comprar na loja localmente? O problema q eu vejo nestas coisas é depois a garantia... um painel de 150€ ou 300€ dar problemas ou o inversor e depois a troca/ reparação não ser fácil de se fazer...
  15.  # 636

Por isso é que não equacionaria comprar os painéis na net. O risco de chegarem em pedaços e o preço dos portes não compensam... De qualquer modo ainda estou em "fase de estudo", mas parece-me ser uma solução rentável a relativamente curto termo...
    Concordam com este comentário: nunos7, skypt
  16.  # 637

Pois... até pode ficar um pouco mais barato pela "net"... mas voces nao ouviram já que o barato pode sair caro?

Eu optaria por comprar numa loja em PT, em que saibas que não abre falencia até ao fim do ano :P
  17.  # 638

Sim, é uma questão a ponderar...

Outra questão ainda: Se eu não quiser andar a furar a placa para passar os fios para dentro do apartamento, será que os posso passar pelo cano da AQS que está pré-instalado para painéis térmicos e que vai direitinho desde uma cheminé até junto da caldeira onde está uma tomada eléctrica?
  18.  # 639

Encontrei isto que me parece muito interessante, mas não sei se é apenas para quem instala para vender, ou se o facto de injectar na rede é suficiente... Usar google translate.

http://www.sun-solar.nl/index.php/btw-teruggave-op-aanschaf-zonnepanelenbtw-plicht-voor-geleverde-stroom/

Alguém aqui deduziu o IVA da instalação? Se sim, como?
  19.  # 640

Colocado por: pcspinheiroSim, é uma questão a ponderar...

Outra questão ainda: Se eu não quiser andar a furar a placa para passar os fios para dentro do apartamento, será que os posso passar pelo cano da AQS que está pré-instalado para painéis térmicos e que vai direitinho desde uma cheminé até junto da caldeira onde está uma tomada eléctrica?

se percebi.... e se esse cano que tens nao está a ser usado já terás o trabalho facilitado?
    Mas os fios não são muitos a passar... é como se fosse um simples fio electrico,

0.2037 seg. NEW