Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Sim, o cano não está a ser usado nem vai ser. Era para passar o fio para junto de uma tomada sem ter que estar a fazer furos na cobertura, que ainda por cima tem lã de rocha e Pladur...
  2.  # 642

Colocado por: pcspinheiroSim, o cano não está a ser usado nem vai ser. Era para passar o fio para junto de uma tomada sem ter que estar a fazer furos na cobertura, que ainda por cima tem lã de rocha e Pladur...

Compra Cabo 3x1,5 XV ou FVV e siga
  3.  # 643

Colocado por: skyptonde ou como comunico a EDP ?! , por causa do contador e eventuais "devoluções a rede" ?

alguém sabe como fazer (estou com electricidade da "Galp Power") ?
    é online esta comunicação ?

Obr
  4.  # 644

Colocado por: turnipNa simulação com baterias no mês de Abril teria poupado adicionalmente:
    Bateria 3,3 kWh - 24€
    Bateria 6,5 kWh - 35€

E qual o investimento adicional necessário para as respectivas baterias?
  5.  # 645

Colocado por: skypt

alguém sabe como fazer (estou com electricidade da "Galp Power") ?
    é online esta comunicação ?

Obr

Para registo de unidades de produção é efetuado no portal eletrónico da DGEG que se encontra no endereço http://www.dgeg.pt .

i) Nesta página, surge um menu no lado esquerdo: Áreas Setoriais» Energia Elétrica» Registo de Unidades de Produção (SERUP).

ii) É necessário efetuar o registo do produtor (com os dados do produtor), após o qual serão geradas credenciais de acesso à área pessoal do produtor e enviadas para o correio eletrónico fornecido no registo;

iii) Fazer login (canto superior esquerdo do ecrã) com as credenciais de acesso remetidas por correio eletrónico;

iv) Selecionar na barra verde (lado esquerdo do ecrã) a opção Área Reservada – SERUP;

- Ao selecionar esta opção ser-lhe-ão mostradas, na barra verde, duas opções: Alteração password e Registo / Alteração / Consulta

v) Selecionar a opção Registo / Alteração / Consulta (na barra verde);

- O sistema exibirá a página com o registo do produtor.

- Selecionar o nome da entidade (2 cliques)

- Selecionar o separador Registo UPP/UPAC/MCP (conforme o pretendido)

- Selecionar a opção Novo

- Proceder à inserção da informação e gravar o registo.

Caso tenha alguma questão poderá enviar para o email [email protected].
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  6.  # 646

Colocado por: psargaco

E qual o investimento adicional necessário para as respectivas baterias?

2250€
    3400€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  7.  # 647

Colocado por: pcspinheiroEncontrei isto que me parece muito interessante, mas não sei se é apenas para quem instala para vender, ou se o facto de injectar na rede é suficiente... Usar google translate.

http://www.sun-solar.nl/index.php/btw-teruggave-op-aanschaf-zonnepanelenbtw-plicht-voor-geleverde-stroom/

Alguém aqui deduziu o IVA da instalação? Se sim, como?

Tem de se colectar nas finanças e ter contabilidade organizada.. para deduzir o IVA. como em qq tipo de negocio.
  8.  # 648

esquece a deduçao do IVA... demasiada papelada!
  9.  # 649

Colocado por: Pedro BarradasTem de se colectar nas finanças e ter contabilidade organizada.. para deduzir o IVA. como em qq tipo de negocio.

Não necessita de contabilidade organizada, pode estar no regime simplificado, o que deve querer dizer é que tem de ter os documentos, fazer umas contas etc... é bem diferente de contabilidade organizada.

Agora se deduz -> Liquida, entrega DP's, etc, etc.... duvido que lhe compense o trabalho. A não ser que já tenha atividade.
    •  
      skypt
    • 21 maio 2018 editado

# 650

Colocado por: turnipPara registo de unidades de produção é efetuado no portal eletrónico da DGEG que se encontra no endereçohttp://www.dgeg.pt.

Feito :-)

Obr turnip !
  10.  # 651

Dois gráficos do domingo dia 20/05/2018
      Screenshot_20180521-210924.jpg
      Screenshot_20180521-210801.jpg
  11.  # 652

Fase Preta 17 kWh consumidos e 11 kWh produzidos

Fase Castanha 5 kWh consumidos e 1,7 kWh produzidos

Fase Cinza 7 kWh consumidos

Sensivelmente 3€ poupados. Maquina de lavar roupa e secar roupa a bombar...
  12.  # 653

Não existe nenhuma ferramenta que seja possível calcular a curva de potência diária (ou ao longo do dia)?
  13.  # 654

sim, um medidoe de energia tipo efergy
  14.  # 655

Ok, não era a esse tipo de curva de potência que me estava a referir. Estava a referir-me é a algo, tipo simulador para "brincar" com orientações e ter uma ideia do que obter consoante certas orientações
  15.  # 656

Colocado por: ramboiavzlNão existe nenhuma ferramenta que seja possível calcular a curva de potência diária (ou ao longo do dia)?

Efergy
    OWL
    Etc
  16.  # 657

Para isso é preciso já ter comprado os painéis. Como já disse anteriormente tenho um consumo médio 270-280w com picos de 350 e estou indeciso entre comprar 1 ou 2 painéis. E se comprar 2 a ideia seria ter duas orientações diferente de forma a ter uma produção mais constante e sem picos por volta das 12h
  17.  # 658

Colocado por: ramboiavzlstava a referir-me é a algo, tipo simulador para "brincar" com orientações e ter uma ideia do que obter consoante certas orientações

http://suncalc.net

isto ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo de Cambra
  18.  # 659

Não
  19.  # 660

Colocado por: ramboiavzlPara isso é preciso já ter comprado os painéis. Como já disse anteriormente tenho um consumo médio 270-280w com picos de 350 e estou indeciso entre comprar 1 ou 2 painéis. E se comprar 2 a ideia seria ter duas orientações diferente de forma a ter uma produção mais constante e sem picos por volta das 12h

O que pretende, que conheça, não há.
    Basta colocar um painel a sudeste e outro a sul/sudoeste. Passará a ter uma produção mais distribuída

0.2490 seg. NEW