Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

e qual foi a despesa?
  2.  # 722

Colocado por: joedualmare qual foi a despesa?

e já agora, modelo dos paineis e inversor?
  3.  # 723

Boas,

Sou o novo e feliz novo produtor de energia solar (apenas um painel de 270W 😀).

Painel comprado na SolarImpact (165 €) e conversor (vindo da China, 600W, Grid Tie, PureInverter) 100€.

Vamos ver qt produz para depois avaliar o ROI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, Joanita
  4.  # 724

Colocado por: Ricardo de CambraCaros,

Obrigado pelas dicas! Instalei 1000w, 4 painéis, consegui colocar numa posição que me garante uma exposição óptima graças à parte plana do telhado onde couberam bem os 4 painéis!

Não alterei as fases, nem lhes mexi, ficou ligado ao trifásico e está muito bem! Ofereceram-me o controlador wifi da energia produzida. Aquilo parece-me funcionar muito bem!

Estou muito satisfeito com a empresa que me instalou o sistema, desde tirarem todas as dúvidas a perguntarem sempre como queria as coisas, (é algo raro no campo da construção onde a maioria se julga mestre e dona do alheio). Não beberam as minis mas ofereci as melhores Francesinhas do Porto!!

A empresa é: Energias da Terra, mesmo não tendo termo de comparação só posso recomendar!

Ligaram directamente ao quadro geral ou instalaram protecção?
  5.  # 725

algo que eu não acreditava, mas final é verdade :-)
    nos contadores "a antiga" com rodinha,
    quando a Produção (face aos painéis solares ou outros) é superior ao Consumo,
    a rodinha anda mesmo para trás :-)

... acho que vou tentar manter este contador, por mais tempo do que pensava ;-) !
  6.  # 726

Por alguma coisa a edp andou a semear contadores novos com uma pressa descomunal :)
  7.  # 727

Boa tarde a todos, sou novo aqui, mas tenho lido algumas perguntas do forum já algum tempo.
    Tenho uma dúvida sobre a questão dos kit autoconsumo.
    Queria ser breve , mas dar detalhes para ver se alguma alma caridosa ajudar-me-á.
    Quero comprar um kit autoconsumo,depois de ter lido algumas páginas, não consegui ficar esclarecido :
    Qual melhor versão para ser utilizada : Monofásica ou trifásica. " Li algures que mono dá menos problemas com os equipamentos"
    Como eu sei se minha luz de casa é mono ou trifásica; " tenho contador da edp bi-horário
    Sei que tenho que fazer o registo na edp;
    A edp é obrigatório mudarem o contador?;
    Basicamente tenho por volta de uns 120whatts ligado 24hs por dia "aquario" e mais equipamentos em stand by.
    Era para poupar algum com a instalação do Kit.
    Muito obrigado desde já pelas respostas.
    Resido em Arouca - Aveiro.
  8.  # 728

Colocado por: DiverdicoBoa tarde a todos, sou novo aqui, mas tenho lido algumas perguntas do forum já algum tempo.
    Tenho uma dúvida sobre a questão dos kit autoconsumo.
    Queria ser breve , mas dar detalhes para ver se alguma alma caridosa ajudar-me-á.
    Quero comprar um kit autoconsumo,depois de ter lido algumas páginas, não consegui ficar esclarecido :
    Qual melhor versão para ser utilizada : Monofásica ou trifásica. " Li algures que mono dá menos problemas com os equipamentos"
    Como eu sei se minha luz de casa é mono ou trifásica; " tenho contador da edp bi-horário
    Sei que tenho que fazer o registo na edp;
    A edp é obrigatório mudarem o contador?;
    Basicamente tenho por volta de uns 120whatts ligado 24hs por dia "aquario" e mais equipamentos em stand by.
    Era para poupar algum com a instalação do Kit.
    Muito obrigado desde já pelas respostas.
    Resido em Arouca - Aveiro.

Qual a potencia que tem contratada à EDP?
    Se for inferior a 10,35 kVA em principio tera instalação monofásica.

Sendo monofásico adquiria um kit de 500w (2 x 250w).

São de fácil instalação, a maior dificuldade é a fixação ao telhado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diverdico
  9.  # 729

O normal é ser monofásico, só terá trifásico se tiver motores de bombas ou coisa que o valha.

O normal seria instalar um ou 2 painéis para cobrir o standby. Tem sempre de se fazer contas, mas o payback costuma andar pelos 6 anos. Até 1500W só precisa de comunicar à EDP (se for um instalador a fazer o trabalho, eles normalmente tratam disso), acima disso já obriga a inspecção, taxas e tal. Com a comunicação a EDP irá substituir o contador, se necessário (eu por exemplo já tenho dos mais recentes, e não tenho solar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas, Diverdico
  10.  # 730

a minha potência contratada é 3,45 KVA, mas vou mudar para 6,....
    Colocado por: turnip

Qual a potencia que tem contratada à EDP?
    Se for inferior a 10,35 kVA em principio tera instalação monofásica.

Sendo monofásico adquiria um kit de 500w (2 x 250w).

São de fácil instalação, a maior dificuldade é a fixação ao telhado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diverdico
  11.  # 731

Muito obrigado pelas respostas. Vou optar por dois painéis então.
  12.  # 732

Olá,

Eu tenho trifásico e gostaria de colocar uns painéis. Como tenho uma fase com mais sobrecarga como poderia fazer a instalação apenas para essa fase? É coisa simples de se fazer ou requer trabalho especializado?

Obrigado
  13.  # 733

Colocado por: casadepalhaOlá,

Eu tenho trifásico e gostaria de colocar uns painéis. Como tenho uma fase com mais sobrecarga como poderia fazer a instalação apenas para essa fase? É coisa simples de se fazer ou requer trabalho especializado?

Obrigado

Necessita mesmo de trifásico?

O complicado é a fixação ao telhado. Se for em superfície plana é relativamente fácil.

Depois tem de ligar a uma tomada que seja alimentada pela fase com maior carga
  14.  # 734

Colocado por: Diverdicoa minha potência contratada é 3,45 KVA, mas vou mudar para 6,....

Sem duvida monofásico.
    Porquê um aumento de potencia para o dobro?
    Sabe que entre o 3,45 é o 6,9 há o 4,6 é o 5,75...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diverdico
  15.  # 735

Colocado por: turnip

Necessita mesmo de trifásico?

O complicado é a fixação ao telhado. Se for em superfície plana é relativamente fácil.

Depois tem de ligar a uma tomada que seja alimentada pela fase com maior carga

Obrigado pela resposta. Sim por causa da bomba do poço... a cobertura é plana e de facil acesso.
  16.  # 736

Colocado por: casadepalha

Obrigado pela resposta. Sim por causa da bomba do poço... a cobertura é plana e de facil acesso.

Provavelmente terá as 3 fases na cobertura. É só ver qual delas têm a maior carga e ligar la os fios que vem do inversor, fase, neutro e terra
  17.  # 737

Obrigado mais uma vez. Compensará mandar vir de fora ou as lojas conhecidas da nossa praça tem preços competitivos?
  18.  # 738

Colocado por: casadepalhaObrigado mais uma vez. Compensará mandar vir de fora ou as lojas conhecidas da nossa praça tem preços competitivos?

Eu recomendo a solar impact, foi a empresa que me instalou aqui em casa... bons preços
    Concordam com este comentário: jo.san, skypt
  19.  # 739

Compra em PT os painéis
  20.  # 740

É que liguei para a solarimpact e solar shop e depois de enviar email sem obter resposta, não gostei muito do atendimento. Para além de ser muito difícil entrar em contacto, não havia muito interesse em aconselhar deram-me a entender que tem muito trabalho e que os painéis nesta altura demoram a chegar...

Provavelmente nesta altura devem ter muito trabalho e devem ser empresas pequenas.

0.2345 seg. NEW