Iniciar sessão ou registar-se
    • fs77
    • 16 outubro 2018 editado

# 961

Obrigado por partilharem.
    Se pudessem colocar o modelo de painel e inversor ajudava a enquadrar melhor esses valores
  1.  # 962

Solax SK-SU3000E 3000VA com 8 módulos Vikram 250W
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fs77
  2.  # 963

Instalando mais de 1500w o que é preciso pagar a mais?
  3.  # 964

70 euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  4.  # 965

Pensava que era muito mais.
  5.  # 966

Colocado por: turnipA bateria da solarimpact
    https://loja.solarimpact.pt/bateria-de-litio-so-lithium-48-s-33kw

Atenção ao número de ciclos desta bateria. Sei que é barata e tem BMS incluido mas nas especificações apenas indicam >2500.
  6.  # 967

Colocado por: jo.sanPensava que era muito mais.

Há taxas superiores, mas a primeira paga é 70 euros
  7.  # 968

Eu estou a pensar em colocar as baterias da Solax e mais 3 ou 4 paineis paineis...
    Se calhar em uma fase inicial uma bateria 4,5KWh ou 6KWh e depois uma segunda bateria.

Estou inclinado para os modelos Triple Power, em vez dos modelos Solax de 3KW e 6kw

Nota: coloquei no outro topico que a EU aprovou em setembro 2018 que podemos usar até 25KW para autoconsumo, isso já esta em vigor em Portugal ? ou tem de ser aprovado por decreto lei ?
  8.  # 969

Colocado por: AlarmesdoMecoEu estou a pensar em colocar as baterias da Solax e mais 3 ou 4 paineis paineis...
    Se calhar em uma em fase inicial uma bateria 4,5KWh ou 6KWh e depois uma segunda bateria.

Estou inclinado para os modelos Triple Power, em vez dos modelos Solax de 3KW e 6kw

Onde compra as baterias da solax?
  9.  # 970

Colocado por: turnip

Onde compra as baterias da solax?

Solarimpact
    Por acaso estou satisfeito com o inversor e a gestao do solaxclould.
    Concordam com este comentário: turnip
  10.  # 971

EU cheguei à conclusão que comprando um adicional de módulos FV consigo uma poupança adicional de mais de 3 kWh diários, melhor que uma bateria de 3kwh e muito mais barato
    Antes de Correrem a comprar baterias e inversores híbridos, ponderem bem
  11.  # 972

Colocado por: AlarmesdoMecoEu estou a pensar em colocar as baterias da Solax e mais 3 ou 4 paineis paineis...
    Se calhar em uma fase inicial uma bateria 4,5KWh ou 6KWh e depois uma segunda bateria.

Nota: coloquei no outro topico que a EU aprovou em setembro 2018 que podemos usar até 25KW para autoconsumo, isso já esta em vigor em Portugal ? ou tem de ser aprovado por decreto lei ?

Já agora, atenção que as Solax Triple Power são baterias e alta voltagem (HV). Não são as típicas de 48v.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlarmesdoMeco
  12.  # 973

Colocado por: callinasEU cheguei à conclusão que comprando um adicional de módulos FV consigo uma poupança adicional de mais de 3 kWh diários, melhor que uma bateria de 3kwh e muito mais barato
    Antes de Correrem a comprar baterias e inversores híbridos, ponderem bem

Calinas quer desenvolver essas contas? Parece-me algo exagerado.
  13.  # 974

Fácil, usando números redondos.
    Se tem 1,5 kWh instalados, tem pico máximo de produção de 1,5 kWh. Ao fim do dia pode ter produzido 8 kWh.
    Em meia estação produz 5 kWh
    Ora se consumir do que produziu 3, logo os 2kwh não vão encher as baterias, ou se encherem, poupa 3 kWh num dia se a produção for boa. Porreiro, isso custa quanto? 3mil euros ou mais.
    Por 1500 euros duplica a produção. Quando antes produzia 1,5 agora produz 3, pacífico, diz você, mas esse excedente vai para a EDP.
    Porreiro, mas quando está a produzir 200watt, se tiver o dobro da instalação, produz 400 em vez de 200. Quando está a produzir 100, se tiver o dobro da produção, produz 200, e por aí fora.

Os dados suporte são a minha instalação. Se duplicar a minha instalação, duplico a produção, terei mais excedente de produção, mas em 70% do tempo de produção, a produção duplica, logo consumo mais do produzido.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  14.  # 975

No inverno não compensa ter uma bateria em bi-horario ? carregar-la durante a noite a uma tarifa mais baixa e começar a usar quando não existe produção solar durante o dia/principo de noite ?

De verão se as produção de paineis for suficiente para a casa durante o dia, o excedente de energia carrega a bateria para ser usada durante o principio da noite/noite dentro.
    • smdx
    • 18 outubro 2018

# 976

callinas, isso só faz sentido se tiver consumos muito altos que consiga absorver isso tudo.. mesmo com BC dúvido que a partir dos 2500/3000W ou afins isso continue a compensar.

o turnip tem mais de 2000W (embora repartidos por trifásico) e deve conseguir fazer essas contas com mais detalhe tomando 1 ou 2 pressupostos de aumento de potência dos painéis vs. custo das baterias

as baterias também podem ser usadas como uma "UPS gigante" em caso de emergência :)
    • ptuga
    • 18 outubro 2018 editado

# 977

Mas a minha duvida é principalmente no inverno ou em meia estação, qd estiver em aquecimento, qd estiver a produzir tb o solar está a produzir e suprir as necessidades em grande parte. Acho que irá injetar mais do que suspeita.
    Vale o que vale, mas a minha micro, com orientacão perfeita, e com rotacão de um eixo, limitada a 3800w/ pico e com 4170w instalados nos meses piores faz uma média de 10 a 15 por dia,com produções mensais entre os 350kw a 400 e tal, n sei se n estará a ser otimista.

Opinião minha era monitorizar o inverno e dp investir ja com ideia mais concreta
    Concordam com este comentário: alexp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlarmesdoMeco
  15.  # 978

Colocado por: AlarmesdoMecoNo inverno não compensa ter uma bateria em bi-horario ? carregar-la durante a noite a uma tarifa mais baixa e começar a usar quando não existe produção solar durante o dia/principo de noite ?

De verão se as produção de paineis for suficiente para a casa durante o dia, o excedente de energia carrega a bateria para ser usada durante o principio da noite/noite dentro.

Os sistemas convencionais mais económicos não permitem isso(carregar à noite para usar de dia- bihorario). O que fazem é analisar a produção e quando a mesma está em excesso, carrega a bateria. A não ser o AmpereEnergy, não conheço mais nenhum sistema que carregue durante a noite em bihorario, para usar durante o dia. Por isso é que segundo noticias, a Tesla queria uma parceria com os espanhois da AmperEnergy, por causa do software de gestão(será que é mesmo assim?!?!)
  16.  # 979

Colocado por: smdxcallinas, isso só faz sentido se tiver consumos muito altos que consiga absorver isso tudo.. mesmo com BC dúvido que a partir dos 2500/3000W ou afins isso continue a compensar.

o turnip tem mais de 2000W (embora repartidos por trifásico) e deve conseguir fazer essas contas com mais detalhe tomando 1 ou 2 pressupostos de aumento de potência dos painéis vs. custo das baterias

as baterias também podem ser usadas como uma "UPS gigante" em caso de emergência :)

1500-3000 foi uma questão de números redondos e da minha realidade.
    A maioria tem 500, 750 ou 1000 watt.
    Nesta potências, ou a casa tem um consumo muito residual e assim consegue carregar as baterias... porque se tiver algum consumo, tipo AC ou BC, ai , nesse cenário ainda faz mais sentido isso.
    Tenho BC, e 1,5 instalados. Clima mais extremo que a maioria de vós. Muitos dos dias conseguia absorver a energia produzida por mais 1 a 1,5kwh instalados. É verdade que na hora de pico de produção tenho excedente para a EDP, mas no resto do tempo, consigo ter ainda algum consumo da rede para alem do produzido. Tudo somado, na maioria dos dias, dá mais de 3 kwh.
    Ora uma instalação de 1,5 kwh não chega a 2mil euros, ou um upgrade de 1kwh para 1,5, não chega a 500 euros, logo investir no sobredimensionamento da instalação tem mais retorno que umas baterias.
  17.  # 980

Exemplo

Duplicando ou majorando a instalação, rapidamente absorve 1,75 a 3 kWh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, AlarmesdoMeco

0.3285 seg. NEW