Colocado por: skyptVejam com calma,
Painéis (acresce transporte)
https://www.energiasolare100.com/en/photovoltaic-solar-panel-270w-24v-polycrystalline-ka-series-5-bus-bar.html
(dividimos os custos de transporte 😉)
Colocado por: psicodoutorP
Acho que só vai ser verdadeiramente interessante quando nos libertar de vez dos fornecedores de electricidade
Colocado por: Sirruper
Ja leu a "Utopia"?
Se nao leu, deveria ler.
Colocado por: psicodoutorAcha mesmo ? É muito pessimismo da sua parte duvidar que no futuro a energia solar e outras não nos irão libertar da rede eletrica. Aliás, já há muita gente que não precisa da rede eletrica para nada para ter electricidade. E com os telhados solares da Tesla e 1 ou 2 baterias num país como Portugal onde faz sol quase todos os dias há eletricidade garantida para satisfazer as necessidades de uma casa familiar. O que eu acho é que as melhores opções, como o telhado solar e as baterias da Tesla, ainda são muito caras...
Colocado por: nhenriquesQual aconselham para alguém com pouca experiencia neste tipo de "coisas"? Pretendia ter acesso a uma plataforma que permitisse avaliar os consumos domésticos durante uns meses para decidir o que implementar ao nível de paineis fotovoltaicos.
Colocado por: turnip
Eu uso o efergy! Permite até 5 sensores
Eu uso o efergy! Permite até 5 sensores
3,3 kWh como DOD de 90%, ou seja 3 kWh úteis.
Não tenho a bateria a funcionar no modo UPS, seria necessário instalar um contactor na entrada do quadro elétrico
Colocado por: ptugaQuando isso acontecer em larga escala pagará uma taxa para utilização do sol.
Uma coisa é a parte ambiental das renováveis, outra é parte muito importante dos impostos.
Colocado por: jo.sanA bateria aguenta os 10 anos usando diariamente os 3kW?
Colocado por: jo.sanO efergy se não me falha a memoria não mede a voltagem, assume que a mesma é constante o que não tem nada a ver com a realidade originando grandes diferenças na leitura.
O wibee/mirubee ambos medem tanto a voltagem como os amperes, dando um valor mais real e além disso servem como prova em caso de picos tensão.
Colocado por: jo.sanalém disso servem como prova em caso de picos tensão.
O fabricante diz que sim :-) e eu espero que sim! A bateria é de lithium e tenho o inversor configurado conforme indica o manual da bateria