Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: turnip

De facto houve uma adaptação de hábitos para que o autoconsumo fosse rentabilizado (sem maluqueiras). Neste momento a única coisa que trabalha à hora da exposição solar diáriamente é a bomba da piscina (cloro).

Mas neste momento os cálculos são feitos com os consumos reais (do ano anterior) nas 24h. Compreendo que se não tivesse autoconsumo a bomba da piscina trabalharia no horário de vazio como é óbvio. Tirando esse facto, todos os outros consumos são normais e sem olhar muito a horários (normais para uma casa grande, isolada, sem gás e com jardim, horta, piscina e 3 crianças)

Aceito que em alguns consumos a poupança não é a da tarifa onde presentemente está a ser feito, mas sim da tarifa onde previsivelmente seria feito caso não houvesse autoconsumo.

Em resumo, houve pequenos ajustes (mais no inicio do autoconsumo) mas nada de extraordinário!

E frigorifico, arca congeladora e TV/routers, etc?
  2. Colocado por: Sirruper
    Fala-se tanto em pegada ecológica, mas acho que nao estamos a ver as coisas do ponto de partida correcto da ecologia.
    O que aqui analiso pelos relatos de quem tem paineis solares para AQS e produçao de energia, é que tem consumos de energia acima da media e depois querem reduzir essa factura com o investimento nestes paineis.
    Nao deveriamos primeiro tentar reduzir ao maximo os consumos de energia primeiro?
    Com faturas de Luz destes valores até eu ficava preocupado em arranjar soluçoes para reduzir.
    Agora nao venham para aqui argumentar que mesmo que o investimento nao seja tão renravel em termos de retorno, que vamos todos ser bonzinhos e olhar pelo planeta.
    Se os políticos nao estão interessados nisso, porque razao vão ser os meus euros a pagar a fatura?

Eu e a maioria de nós olhou para a rentabilidade do investimento, e claro se a rentabilidade não for a melhor, ora bolas, pelo menos ajudamos no ambiente.
    Poupar energia reduzir pegada ecológica?!
    Sim tudo o que fazemos desde o viver, ao construir uma casa, comprar uma casa, escolha sistema mais eficiente adicionar isolamento, implica maior pegada ecológica. Uma casa bem isolada implica uma pegada ecológica maior.
    Agora não se faça de ministro que diz é preciso poupar energia pois em casa tem uma potência contratada de 3,45 kWh. Pois mas vive em Lisboa onde a mínima de 9 é máxima de 12.
    Por aqui a mínima é -3 e máxima de 4. Não tem havido sol. Não há gás natural, o gás canalizado é mais caro que o gás de garrafa. Não há pellets em promoção, compra-se a 3,90 o saco de 15 kg e nem o intermache faz promoção.
    As casas são todas abastecidas unicamente de energia eléctrica.
    Explique lá como climatiza?! Como poupa energia?
    Passa frio?!
  3. Colocado por: JotaP

E frigorifico, arca congeladora e TV/routers, etc?

E CCTV, UPS, alarme, e...
  4. Colocado por: espt

Fiquei sem perceber se acha este boa ou má opção comparativamente aos que colocou depois porque este é 3000 e ou outros 1500... E é portes grátis e tem ainda 5% desconto nesse preço

Eu arriscava dizer que era melhor comprar um inversor em condições noutro sitio, mais os módulos nessa loja
    Concordam com este comentário: espt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  5. Até Abril tb vou entrar neste mundo, mas ainda tenho para resolver um problema no telhado(alterar uma chaminé) e colocar a estrutura para já.
    Vou colocar estrutura para telhado inclinado usando salva telhas, recomendam alguma marca ou empresa?

No entretanto vou vendo negócios para 2 PFV de 250/300wp e micro inversor.
    Este site tem bons preços mas os portes……..
    https://www.ev-power.eu/index.php?cur=1&
  6. Depende há bons preços e outros nem por isso. Isso vem da republica Checa, paga alfandega?
  7. Não paga.
  8. Colocado por: rjmsilvaNão paga.

Não paga Alfandega nas paga IVA e portes.
    6 painéis 150 Euros de portes
    10 painéis 330 euros portes
  9. Colocado por: callinas

Usando micro inversores o que diz faz sentido.
    Usando um inversor para os módulos FV todos, já não pode ter os painéis horientados ao longo do telhado, porque a produção é de acordo com o painel que menos produz. Se um painel estiver à sombra, e os outros 6 ao sol, a produção é limitada pelo que está sombra.>

Visto ter telhados de 2 aguas em que conseguiria colocar painéis virados a SW e SE (como sugerido pelo user espt) teria de ser então por microinversores, ou 2 inversores para cada "pack" de PV correto?
  10. quantos painéis quer instalar?
  11. Cerca de 1-1,5kw em cada orientação
  12. Nesse caso poderá fazer sentido 1 inversor para cada água do telhado, no entanto está a elevar muito o investimento inicial.
    Ponha 3 módulos para cada água do telhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrVetable
    • espt
    • 16 janeiro 2019 editado
    Hoje não tive tempo de ligar a confirmar mas o duplo mppt pelo que li ontem à noite é precisamente para casos desses; resumidamente são 2 inversores em 1...

Callinas, que inversor aconselharia para 5 painéis ou que inversores, se for o caso, para 5+5?
  13. Ia-lhe recomendar um SMA 3500 que andou no olx, não chegava a 500 euros, mas já deve ter sido vendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • espt
    • 16 janeiro 2019
    SMA foi sempre o que pensei montar, isto das primeiras vezes que pesquisei sobre isto... Mas já li tantos problemas de conexão que fiquei reticente...
  14. Colocado por: callinas
    Não paga Alfandega nas paga IVA e portes.
    6 painéis 150 Euros de portes
    10 painéis 330 euros portes

Dai as minhas reticencias quanto ao valor gasto em portes
  15. Se encontrassem paineis da LG Neon 2 black em packs promoçao é que era. Têm 25 anos garantia.
  16. Qual versão?

Com o preço do LG de 330 compra 2 de 275W.
    Faz sentido quando não há muita área de telhado.
    Mas aí aguardem 6 meses, já há painéis a chegar com mais de 400 watt

Este tem um preço interessante, mas ainda é preciso pagar portes
      Screenshot_2019-01-16-23-49-40-736_com.ebay.mobile.png
  17. Colocado por: papacurvas

Dai as minhas reticencias quanto ao valor gasto em portes
    só fazendo pack com os canadian sun mais baratos, são bons painéis também
  18. Colocado por: callinasQual versão?

Com o preço do LG de 330 compra 2 de 275W.
    Faz sentido quando não há muita área de telhado.
    Mas aí aguardem 6 meses, já há painéis a chegar com mais de 400 watt

Este tem um preço interessante, mas ainda é preciso pagar portes
      Screenshot_2019-01-16-23-49-40-736_com.ebay.mobile.png

OS LG neon 2 têm 25 anos garantia. É de que site esse?

0.4183 seg. NEW