Colocado por: david_CO existir existe...
Chamam-se Variadores de frequência.
São alimentados a Monofasica, e têm saída trifásica. Perfeitamente possível e seguro, se forem de boa marca.
Só há um senão...
O custo do Variador é superior à Bomba Monofásica.
Colocado por: smdxquanto lhe custa uma bomba monofásica?
faça as contas
Colocado por: callinasPrai uns 300 euros.
O problema é o trabalho de meter e tirar a bomba.
Colocado por: VXMCTem lá em casa uma máquina de costura industrial, por sinal trifásica, onde foi feita a conversão para monofásica e já funciona assim a muito tempo. Se não me engano levou um condensador manhoso e grande.
Colocado por: callinasA bomba, 300, 340 euros
Colocado por: david_CMas já viu os ciclos de pára-arranca que uma bomba faz? Não vai lá só com um condensador.
Colocado por: callinasÀ conta do trifásico tem a energia bem cara.
Se calhar em vez de apostar em painéis e baterias, não seria má ideia mudar a bomba para monofasico, e com a instalação que tem ia tem uma economia de energia brutal.
Pense nisso.
1,5 de módulos ;)
Mais duas baterias a totalizar quase 6 kW
Tem o Autoconsumo para a instalação toda.
PS. Afinal enquanto eu escrevia, já você pensava o mesmo.
Colocado por: jo.san
Não é o preço da energia, o preço da energia é irrelevante entre ter potencia contratada de 6,9 ou ter 17 em regime bi-horario, é uma diferença tão pequena que nem interessa. A diferença é o preço que se paga pela potência contratada, ou seja, é aquele valor fixo mensal que se paga sempre mesmo que não se gaste qualquer energia.
Eu não sou electricista mas penso que o uso de energia trifásica e monofásica não tem unicamente a ver com o consumo, mas também com o comprimento das linhas. A própria edp diz que em casas até 6 compartimentos pode ser monofasica, a partir daí tem que ser trifásica.
Algum electricista credenciado por aqui que possa confirmar se o consumo é o único fator que influencia a escolha entre trifasico ou monofasico ou existem outros fatores?