Iniciar sessão ou registar-se
  1. aproveite, está é das melhores alturas para produção.
    Concordam com este comentário: turnip, papacurvas
  2. Colocado por: turnipRapel?

Segurança, e acredito que tb vai dar jeito para não estar sempre a escorregar nas telhas.
    Concordam com este comentário: turnip
  3. tenha o bom senso de colocar os módulos a acompanhar o telhado. Não invente estrutura malucas.
    Concordam com este comentário: turnip
  4. Voltando ao assunto do aterramento.
    O vosso cabo terra sai dos paineis passa na estrutura( como fizeram a ligação na estrutura? ) e vai ao quadro da casa ?
  5. Do inversor vai ao quadro da casa.
    Para pequenas potências não precisa da terra.
    Mas pode ligar painéis entre si com cabo deste género
  6. Olá a todos, se fossem construir a vossa casa que sistema ou empresa usariam?

Queria ter auto consumo pois passamos o dia em casa a usar alguns aparelhos como computadores / servidores etc ..

Ao mesmo tempo queria juntar a produção de energia com o aquecimento das águas.. (aquecimento da casa é em AC)

Obrigado
    •  
      skypt
    • 19 março 2019
    Rendimento de diferentes tipos de painéis (mono, poli) com/sem reflectores e respectivas altas temperaturas.

https://youtu.be/nsg9nQ03CdE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho84
  7. Boas,
    acabei de ver na Solarshop que os kits de 2 painéis (540W) já estão a menos de 500€ (+ material de montagem). Será realístico esperar que este preço baixe mais nos próximos tempos? Li notícias há uns meses que a produção de painéis estava a exceder a procura e que isso ia fazer cair mais os preços...

Outra questão já certamente abordada, mas se os quiser instalar o que tenho que fazer? Apenas pedir autorização ao condomínio e informar o distribuidor? Não havia uns prazos a cumprir nestes procedimentos? Lamento as questões mas os tópicos já vão tão longos e nem me lembro se foi aqui que vi essa info em tempos...

Abraços.
  8. Colocado por: rmarinho84Olá a todos, se fossem construir a vossa casa que sistema ou empresa usariam?

Queria ter auto consumo pois passamos o dia em casa a usar alguns aparelhos como computadores / servidores etc ..

Ao mesmo tempo queria juntar a produção de energia com o aquecimento das águas.. (aquecimento da casa é em AC)

Obrigado

Sem duvida colocaria 1500w de produção em autoconsumo. o valor do investimento (1800€ com instalação), diluído no custo de construção representa quase nada.

solarimpact
    solarshop
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho84
  9. Colocado por: pcspinheiroBoas,
    acabei de ver na Solarshop que os kits de 2 painéis (540W) já estão a menos de 500€ (+ material de montagem). Será realístico esperar que este preço baixe mais nos próximos tempos? Li notícias há uns meses que a produção de painéis estava a exceder a procura e que isso ia fazer cair mais os preços...

Outra questão já certamente abordada, mas se os quiser instalar o que tenho que fazer? Apenas pedir autorização ao condomínio e informar o distribuidor? Não havia uns prazos a cumprir nestes procedimentos? Lamento as questões mas os tópicos já vão tão longos e nem me lembro se foi aqui que vi essa info em tempos...

Abraços.

e nao é a solarshop que tem uns 350€ para instalar? :P Eu vi algures isso e...
  10. Pois, não vejo nada a esse preço... Vejo é os kits "normais" (sem medidor nem coisas "espertas") por 488€ para dois paineis + microinversor + fichas e não sei o quê. Faltaria apenas a estrutura de montagem, no meu caso salva-telhas.

Tenho outra questão que pode ser ingénua... Parece que a maioria dos mico-inversores ditos normais gastam energia quando os paineis não estão a produzir. Nesse caso não seria uma solução simples tê-los ligados a uma tomada com um simples temporizador mecânico para que não gastem nada a noite toda?

Estive no telhado do prédio a tentar resolver uma infiltração e ao apanhar-me ali com tanto solinho voltou-me o bicho dos paineis solares. Ainda por cima a instalação deve ser pacífica de fazer eu mesmo, só teria que resolver mesmo a questão de passar a eletricidade para dentro do prédio.

Cumprimentos
  11. Já me registei no SERUP (é só mesmo isso, certo? fazer registo?). Para além de aprovação do condomínio, que mais é preciso mesmo?
    Abraços.
    •  
      skypt
    • 25 março 2019
    Acho que nada mais.
  12. Obrigado pela resposta, mas entretanto fiquei com a ideia de já ter lido por aqui que é preciso informar a EDP e trocar de contador, ou sonhei?
  13. Colocado por: pcspinheiroObrigado pela resposta, mas entretanto fiquei com a ideia de já ter lido por aqui que é preciso informar a EDP e trocar de contador, ou sonhei?

A plataforma serup disponibiza essa informação ao ORD (operador de rede distribuição) EDP distribuição, que depois de verificar as condições do local de consumo, a expensas próprias, troca o leitor. Se tiver ainda contador analógico (disco) a produção irá anular o consumo, anda para o sentido contrário 😁. Se tiver digital não se esqueça de solicitar a parametrização do leitor para não pagar a dobrar, o que consome e o que produz. Cumpts.
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  14. Posso aproveitar para saber se sabem de algum link que permite fazer calculos de retornos neste investimento?

Eu não sou muito "matematico" :P

Do que estive a ver gasto uns 4kws dia (periodo solar) sendo mais ou menos produzidos 6kw
    Alguma app para introduzir estas informações?
  15. Colocado por: Pedronandinho
    A plataforma serup disponibiza essa informação ao ORD (operador de rede distribuição) EDP distribuição, que depois de verificar as condições do local de consumo, a expensas próprias, troca o leitor. Se tiver ainda contador analógico (disco) a produção irá anular o consumo, anda para o sentido contrário 😁. Se tiver digital não se esqueça de solicitar a parametrização do leitor para não pagar a dobrar, o que consome e o que produz. Cumpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcspinheiro

Agradecido pelo esclarecimento!
    •  
      skypt
    • 26 março 2019
    Colocado por: master_chieflink que permite fazer calculos de retornos neste investimento

Veja se algum ajuda:
    https://pbcs15.blogspot.com/2017/11/links-uteis.html
  16. boas, uma pergunta de um leigo na matéria... se optar por um kit de 1000W, para minimizar o consumo de inverno, devido à bomba de calor, é possível desligar de março a setembro o kit da ficha, ou não é aconselhável? Obrigado
  17. Colocado por: joedualmarboas, uma pergunta de um leigo na matéria... se optar por um kit de 1000W, para minimizar o consumo de inverno, devido à bomba de calor, é possível desligar de março a setembro o kit da ficha, ou não é aconselhável? Obrigado

Qual seria o "problema" caso não desliga-se?
    Concordam com este comentário: callinas

0.6162 seg. NEW