Colocado por: turnipRapel?
Colocado por: rmarinho84Olá a todos, se fossem construir a vossa casa que sistema ou empresa usariam?
Queria ter auto consumo pois passamos o dia em casa a usar alguns aparelhos como computadores / servidores etc ..
Ao mesmo tempo queria juntar a produção de energia com o aquecimento das águas.. (aquecimento da casa é em AC)
Obrigado
Colocado por: pcspinheiroBoas,
acabei de ver na Solarshop que os kits de 2 painéis (540W) já estão a menos de 500€ (+ material de montagem). Será realístico esperar que este preço baixe mais nos próximos tempos? Li notícias há uns meses que a produção de painéis estava a exceder a procura e que isso ia fazer cair mais os preços...
Outra questão já certamente abordada, mas se os quiser instalar o que tenho que fazer? Apenas pedir autorização ao condomínio e informar o distribuidor? Não havia uns prazos a cumprir nestes procedimentos? Lamento as questões mas os tópicos já vão tão longos e nem me lembro se foi aqui que vi essa info em tempos...
Abraços.
Colocado por: pcspinheiroObrigado pela resposta, mas entretanto fiquei com a ideia de já ter lido por aqui que é preciso informar a EDP e trocar de contador, ou sonhei?
Colocado por: Pedronandinho
A plataforma serup disponibiza essa informação ao ORD (operador de rede distribuição) EDP distribuição, que depois de verificar as condições do local de consumo, a expensas próprias, troca o leitor. Se tiver ainda contador analógico (disco) a produção irá anular o consumo, anda para o sentido contrário 😁. Se tiver digital não se esqueça de solicitar a parametrização do leitor para não pagar a dobrar, o que consome e o que produz. Cumpts.
Colocado por: master_chieflink que permite fazer calculos de retornos neste investimento
Colocado por: joedualmarboas, uma pergunta de um leigo na matéria... se optar por um kit de 1000W, para minimizar o consumo de inverno, devido à bomba de calor, é possível desligar de março a setembro o kit da ficha, ou não é aconselhável? Obrigado