Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, vou proceder dentro de algumas semanas à escritura de um apartamento para habitação própria. Na caderneta predial do imóvel o VPT tem um valor cerca de 50.000€ acima do valor que actualmente me dá no simulador do SIGIMI. Na caderneta predial os valores que tem são:
    Ano de inscrição na matriz: 2007
    Valor patrimonial actual (CIMI): 261634,29€ Determinado no ano de 2013 (...) Entregue em 2007/06/25
    Vt (244,910) = Vc (615) * A (218,7990) * Ca (1,00) * Cl (1,75) * Cq (1,040) * Cv (1,00)

A primeira coisa que me salta à vista é o coeficiente de vetustez que para ser 1,00 significa que tem de ser numa casa com menos de 2 anos, mas depois aparece ali aquele "Determinado no ano de 2013" que me confunde, uma vez que em 2013 a casa já teria 6 anos.

No simulador do SIGIMI dá um valor de 189970€.

A minha questão é a seguinte: no momento da escritura, que será por 200000€, qual o valor de VPT que vai ser usado para calcular o IMT a pagar? É que tenho uma diferença de quase 4500€ de IMT entre os 2 valores (VPT de 244910 e Escritura de 200k uma vez ue é maior que o VPT atual).

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: rui.barataNo simulador do SIGIMI dá um valor de 189970€.

Este valor não está correto. O imóvel faz nove anos este ano, pelo que não sei se o coef. de vetustez é 0.9 ou 0.85.
    O valor de construção é 603€ e não 615€.
    Se o coef. de vetustez for 0.9 o vpt é 216118€
    Se o coef. de vetustez for 0.85 o vpt é 204111€

Presumo que será o comprador.
    O vendedor deve pedir uma avaliação do imóvel antes da escritura, e essa avaliação só será actualizada na matriz cerca de 2 meses após efectuado o pedido.
    Se esperar pela actualização do vpt na matriz, paga o IMT e IS sobre o vpt actualizado
    Se fizer a escritura após o pedido de avaliação, mas antes da actualização do vpt na matriz, paga o IMT e IS sobre o vpt actual e depois as finanças devolvem-lhe o que pagou a mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.barata
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    Este valor não está correto. O imóvel faz nove anos este ano, pelo que não sei se o coef. de vetustez é 0.9 ou 0.85.
    O valor de construção é 603€ e não 615€.
    Se o coef. de vetustez for 0.9 o vpt é 216118€
    Se o coef. de vetustez for 0.85 o vpt é 204111€

Presumo que será o comprador.
    O vendedor deve pedir uma avaliação do imóvel antes da escritura, e essa avaliação só será actualizada na matriz cerca de 2 meses após efectuado o pedido.
    Se esperar pela actualização do vpt na matriz, paga o IMT e IS sobre o vpt actualizado
    Se fizer a escritura após o pedido de avaliação, mas antes da actualização do vpt na matriz, paga o IMT e IS sobre o vpt actual e depois as finanças devolvem-lhe o que pagou a mais.

Obrigado.
    Relativamente à sua última frase, oq ue é necessário fazer para as finanças devolverem o que foi pago a mais?
    Para pedir reavaliação do imóvel, qual a forma + rápida?

Cpts
  4.  # 4

Colocado por: rui.barataRelativamente à sua última frase, oq ue é necessário fazer para as finanças devolverem o que foi pago a mais?

Segundo eles, não precisa de fazer nada, mas aconselham a passar por lá, caso ao fim de 2 ou 3 meses ainda não tenha recebido o dinheiro.

Colocado por: rui.barataPara pedir reavaliação do imóvel, qual a forma + rápida?

Ou apresenta o modelo 1 das finanças em papel: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf

Ou preenche o modelo1 no site das finanças: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/menu.action?pai=169&segId=CD neste caso tem que enviar um email para a sua repartição de finanças para os avisar que enviou um mod 1 por email, senão, nunca mais fazem a avaliação.
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Segundo eles, não precisa de fazer nada, mas aconselham a passar por lá, caso ao fim de 2 ou 3 meses ainda não tenha recebido o dinheiro.

Ou apresenta o modelo 1 das finanças em papel:https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf

Ou preenche o modelo1 no site das finanças:http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/menu.action?pai=169&segId=CDneste caso tem que enviar um email para a sua repartição de finanças para os avisar que enviou um mod 1 por email, senão, nunca mais fazem a avaliação.

Muito obrigado pelas respostas.
  6.  # 6

Só mais uma questão, para apresentar o Modelo 1 na finanças qual a documentação que deve ser entregue juntamente?

Obrigado
  7.  # 7

Para uma actualização do VPT, não precisa de entregar nenhum documento.

0.0144 seg. NEW