Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: 21papaleguasAcho que os quartos também têm desperdício de áreas, largura exagerada, o quarto deve ser aconchegante, além de que é mais área de construção, mais área para aquecer ou arrefecer.

    No quarto Norte não se verifica esse pressuposto. Na suite, para ter uma I.S. e closet obriga a crescer, todavia para o nosso estilo de vida actual (com berços no quarto) até se torna necessário. Por exclusão de partes o ultimo esse sim dispensava alguma largura...
  2.  # 2

    Podia passar o roupeiro que está no corredor para as costas do roupeiro do quarto.
    Ganhava área no roupeiro do quarto mais pequeno, ocupava área no quarto encostado à sala e eliminava esse quanto na casa de banho que na minha opinião... EHHH
    Cantos e recantos, só servem para aumentar os custos da construção.
    Concordam com este comentário: Raquek
  3.  # 3

    Colocado por: T04350todavia para o nosso estilo de vida actual (com berços no quarto) até se torna necessário.


    Não me pareça que devam condicionar o quarto pelo vosso estilo de vida atual, que não o será quando a casa estiver concluida ou, a ser, é apenas uma situação transitória... as crianças crescem :)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  4.  # 4

    T04350

    olhe há uns anos atras fiz um projeto com uma planta que me fez lembrar o seu caso
    pode ser que aproveite alguma coisa
  5.  # 5

    Colocado por: 21papaleguasPodia passar o roupeiro que está no corredor para as costas do roupeiro do quarto.
    Ganhava área no roupeiro do quarto mais pequeno, ocupava área no quarto encostado à sala e eliminava esse quanto na casa de banho que na minha opinião... EHHH
    Cantos e recantos, só servem para aumentar os custos da construção.
    Concordam com este comentário:Raquek

    Na verdade interessa-me ver o impacto dessa alteração.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1T04350

    olhe há uns anos atras fiz um projeto com uma planta que me fez lembrar o seu caso
    pode ser que aproveite alguma coisa

    Não sei para que lado fica o Norte (as janelas em todos os sentidos dificultam a análise), mas sim têm as sua semelhanças. Qual era a área do terreno?
  7.  # 7

    o norte fica para o canto da garagem em cima, e o lote tem uma diagonal á frente tem cerca de 650 m2
  8.  # 8

    A única solução que vejo é mudar de arquiteto.
  9.  # 9

    Moradia Unifamiliar T3 térrea, altitude 58m distância à costa de 19km’s, inércia térmica forte.
    Pormenor construtivo paredes exteriores (exterior – interior) – reboco tradicional 2cm, tijolo cerâmico normal 15cm, caixa de ar 2cm, XPS 6cms, tijolo cerâmico 11cm, gesso projectado 2cms. A parede fica no total com 38cms. Dentro do tijolo cerâmico normal qual o que utilizariam? Tijolo das cerâmicas aqui do norte ou da zona centro do país? Os preços não diferem muito, os construtores preferem o daqui do norte por ser de maior facilidade a abertura de roços…
    • MNeo
    • 2 novembro 2016

     # 10

    Colocado por: T04350caixa de ar 2cm


    Caixa de ar de 2 cm... Essa caixa de ar não vai funcionar... Na minha opinião, deveria ter no mínimo 4 a 5 cm...
  10.  # 11

    Não faça caixa de ar, coloque 8cm de XPS encostado à alvenaria e fica muito bem servido.
  11.  # 12

    Porque é que não há um consenso comum no preenchimento entre parede interior e exterior?
    Uns defendem que não deve haver caixa de ar entre paredes e o espaço deverá ser totalmente preenchido com isolamento, outros defendem que mesmo levando isolamento deve ter caixa de ar entre parede e isolamento.
  12.  # 13

    Colocado por: MNeo

    Caixa de ar de 2 cm... Essa caixa de ar não vai funcionar... Na minha opinião, deveria ter no mínimo 4 a 5 cm...

    Há pessoal aqui no fórum com caixa de ar de 2 cm, e à muitos técnicos que face às "novas exigências" da térmica aconselham a solução. O que o leva a ter a opinião contrária?
    Que recomenda ao nível dos tijolos?
    • MNeo
    • 2 novembro 2016

     # 14

    Com caixa de ar de 2 cm, vai ter o isolamento quase encostado ao pano exterior, que vai funcionar praticamente como se não tivesse caixa de ar, em relação a humidades...

    A função da caixa de ar é criar uma descontinuidade entre o pano exterior e o isolamento e o pano interior de parede.

    Geralmente essas caixas de ar não são bem executadas e o isolamento acaba por ficar encostado ao pano exterior de parede...

    As caixas de ar funcionam, desde que bem executadas, mas não com essas espessuras. Nesses caso considero melhor solução preencher o espaço todo com isolamento, neste caso optaria por 6cm de isolamento.

    Colocado por: T04350Há pessoal aqui no fórum com caixa de ar de 2 cm, e à muitos técnicos que face às "novas exigências" da térmica aconselham a solução.


    Muitas vezes o que tenho conhecimento é que utiliza-se a caixa de ar com 1 ou 2 cm quando falta ali uns "centésimos" para verificar a térmica e com a caixa de ar "chega-se lá"...

    Além de que a execução de uma caixa de ar em condições fica mais cara em termos de em mão de obra do que colocar mais espessura de isolamento ( 1 ou 2 cm)...
    • MNeo
    • 2 novembro 2016

     # 15

    Colocado por: T04350Que recomenda ao nível dos tijolos?


    Em relação ao tijolos de 11 de 15 é o que se utiliza geralmente numa parede dupla...
  13.  # 16

    T04350 eu optei pela mesma solução construtiva do que a sua, a unica diferença está no facto de eu ter colocado caixa de ar de 3 cm.
    Eu coloquei tijolo de 20 no pano exterior (mesma espessura que os pilares, para o XPS passar "corrido" pelos pilares e vigas) e tijolo de 9 no interior.
    Concordam com este comentário: rabino
  14.  # 17

    Colocado por: santosvieiraT04350 eu optei pela mesma solução construtiva do que a sua, a unica diferença está no facto de eu ter colocado caixa de ar de 3 cm.
    Eu coloquei tijolo de 20 no pano exterior (mesma espessura que os pilares, para o XPS passar "corrido" pelos pilares e vigas) e tijolo de 9 no interior.


    Ficou com que espessura final? Não queria passar dos 38cm para não roubar à área interior...
  15.  # 18

    Colocado por: T04350Ficou com que espessura final? Não queria passar dos 38cm para não roubar à área interior...


    38cm (reboco não incluido)
  16.  # 19

    Boa tarde,

    será normal obter orçamento de pedreiro de 60.000€ + IVA para construção de casa com 172m2 + anexo com 61m2 ou seja área total 233m2, casa esta térrea, de parede dupla e cobertura inclinada na casa (telha Lusa Advance ou Tecno) e plana no anexo.
    Não existem demolições a realizar, não existem movimentações de terra a fazer dado que o previsto é apenas procurar terra firme, sem criação da rede de águas pluviais ou esgotos.
  17.  # 20

    Colocado por: T04350Boa tarde,

    será normal obter orçamento de pedreiro de 60.000€ + IVA para construção de casa com 172m2 + anexo com 61m2 ou seja área total 233m2, casa esta térrea, de parede dupla e cobertura inclinada na casa (telha Lusa Advance ou Tecno) e plana no anexo.
    Não existem demolições a realizar, não existem movimentações de terra a fazer dado que o previsto é apenas procurar terra firme, sem criação da rede de águas pluviais ou esgotos.


    trabalho so de pedreiro? nada de betão nem ferro?
 
0.0260 seg. NEW