Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: novata10alumínio com corte térmico

Isto basta olhar para os caixilhos.

Colocado por: novata10revestimento a capotto de 50mm.

Espete um prego que consegue verificar a espessura do isolamento

Colocado por: novata10Por isso é que estou a "marrar" com a certificação energética :-)

Isso é o que menos importa. "marre" com os caixilhos e com o isolamento térmico.
  2.  # 22

ter um B- não vai ser fácil.

o Capoto é facil ver se tem ou não.... basta tocar com os nós dos dedos... se bater a oco, tem capoto

a espessura deve dar para ver junto ao chão, se a calha de arranque estiver acessivel...

veja também se a cobertura está isolada

Os caixilhos vê se bem se têm ou não corte Térmico

os vidros também é facil medir, e ver se são Térmicos (baixo emissivo) ou não.
  3.  # 23

Colocado por: fernandoFerreirae ver se são Térmicos (baixo emissivo) ou não.

Isso nem é preciso verificar, quem mete vidros 4-12-4, é óbvio que não é baixo emissivo.
    Estes vidros nem costumam passar nos ensaios acústicos, nem sei como é que o empreiteiro o conseguiu!
  4.  # 24

O que diz a FTH? (Ficha Tércnica da Habitação)?.... normalmente é uma Ficha muito mentirooooosa....
    Se tem grandes dúvidas, antes da aquisição contacte uma empresa de diagnostico imobiliário que lhe fazem um relatório.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  5.  # 25

Colocado por: Picareta
    Isso nem é preciso verificar, quem mete vidros 4-12-4, é óbvio que não é baixo emissivo.
    Estes vidros nem costumam passar nos ensaios acústicos, nem sei como é que o empreiteiro o conseguiu!

Há câmaras que não solicitam ensaios acústicos para a licença de utilização (falo de moradias unifamiliares)

Quanto ao exemplo do tópico, não é preciso certificado energético para a câmara, mas é preciso para a venda (no notário)
  6.  # 26

Pois também me parece que a casa saiu económica para o empreiteiro...
    Ao meu bolso é que não :-)
  7.  # 27

Colocado por: SkinkxHá câmaras que não solicitam ensaios acústicos para a licença de utilização (falo de moradias unifamiliares)

Só sei que é necessário isto:

g) Termo de responsabilidade subscrito por pessoa legalmente
    habilitada a ser autor de projeto, nos termos
    de regime jurídico que define a qualificação profissional
    exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e subscrição
    de projetos, relativo à conformidade da obra com
    o projeto acústico;

Não sei se há alguém que passe este termo de responsabilidade, sem fazer ensaios acústicos.
  8.  # 28

o projeto acústico;

Não sei se há alguém que passe este termo de responsabilidade, sem fazer ensaios acústicos.

Há ;-)
  9.  # 29

o projeto acústico;

Sim, há muitos eng.
  10.  # 30

Colocado por: SkinkxHá ;-)

Colocado por: callinasSim, há muitos eng.

Não é qualquer engº que pode fazer projectos de acústica, acho até que só muito poucos o podem fazer, e os que eu conheço, ninguém assina um termo de responsabilidade sem ter a certeza do que está a assinar.
  11.  # 31

Colocado por: Pedro BarradasO que diz a FTH? (Ficha Tércnica da Habitação)?.... normalmente é uma Ficha muito mentirooooosa....
    Se tem grandes dúvidas, antes da aquisição contacte uma empresa de diagnostico imobiliário que lhe fazem um relatório.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

A FTH é necessária para a licença de utilização?
    Nunca me entregaram isso.
    A única coisa que tive foi um caderno de encargos assim um bocadito para o manhoso e depois de muito chatear.
  12.  # 32

Colocado por: novata10A FTH é necessária para a licença de utilização?

É
    e também é necessária para a escritura.
    Concordam com este comentário: callinas
  13.  # 33

Não é qualquer engº que pode fazer projectos de acústica, acho até que só muito poucos o podem fazer, e os que eu conheço, ninguém assina um termo de responsabilidade sem ter a certeza do que está a assinar.

Todos os engenheiros civis podem fazer projectos de acústica, a Ordem restringe a actividade apenas nalguns locais especiais (auditórios, salas de espectáculos, etc).

Mas a OET (antiga ANET) não tem as mesmas limitações (ou não tinha), pelo que qualquer engenheiro técnico civil pode fazer um auditório ou sala de espectáculos. Pelo menos segundo sei, era assim há uns anos atrás.

Mas a declaração para acústica, para projectos correntes, acho que a OE passa a todos.
  14.  # 34

Colocado por: SkinkxTodos os engenheiros civis podem fazer projectos de acústica

Não me parece, mas tenho que verificar isso...
  15.  # 35

Não me parece, mas tenho que verificar isso...

Todos têm formação em acústica nas universidades, actualmente.
  16.  # 36

Antigamente também.
    Eu tenho formação acústica extra universidade, dada pela OE e mesmo assim não posso fazer projecto para grandes auditorios.
    Sempre pensei que seria preciso formação extra para fazer projectos de acústica
  17.  # 37

num projeto recente de alterações e ampliação bastou o engenheiro entregar um termo de conformidade acústica.
  18.  # 38

Colocado por: callinasAntigamente também.
    Eu tenho formação acústica extra universidade, dada pela OE e mesmo assim não posso fazer projecto para grandes auditorios.
    Sempre pensei que seria preciso formação extra para fazer projectos de acústica

É preciso formação extra para fazer projectos de acústica de grandes auditórios e salas de espectáculos. Essas são as únicas excepções, tudo o resto é mato.
  19.  # 39

É uma lacuna ao nível legal. A ideia do legislador era mesmo serem realizados ensaios acústico após a obra.
    O problema era quem os suportava? Algo que me parece pacífico, o dono de obra. Ora, mas se o projecto cumpre a legislação, o empreiteiro cumpriu o projecto, Para que é necessário realizar ensaios acústicos?
    Há câmaras que aceitam o termo de responsabilidade a dizer que o projecto foi cumprido.
    Sinceramente da maneira como anda a térmica, quase que nem vale a pena fazer projecto acústico.
    • Skinkx
    • 14 fevereiro 2016 editado

# 40

Colocado por: callinasÉ uma lacuna ao nível legal. A ideia do legislador era mesmo serem realizados ensaios acústico após a obra.
    Sinceramente da maneira como anda a térmica, quase que nem vale a pena fazer projecto acústico.

Com o ETICS perdeu-se qualidade acústica nas paredes exteriores, se bem que nos vidros as coisas andam a par e as melhorias térmicas têm-se traduzido em melhorias acústicas (nem sempre, no entanto, que ainda se vêm vidros duplos 4/-/4 ou 6/-/6).

0.0224 seg. NEW