Iniciar sessão ou registar-se
    • AEVF
    • 14 fevereiro 2016

# 1

Boa tarde,

Venho pela primeira vez abrir um tópico cá no fórum porque tenho duvidas acerca de uma casa que estou em processo de compra.

A casa em causa é uma moradia no concelho de Sesimbra, no anuncio da imobiliária estava anunciada como um T3, mas a quando da visita constatou-se que realmente é um T3 no piso térreo mas que tem também um sótão aproveitado com mais assoalhadas.

O agente imobiliário disse-nos na altura que esse sótão não estava legal, mas não tinha certeza. Na altura pedi para ver a documentação da casa.

Até agora só tive acesso ás plantas, e nas plantas que estão na Câmara Municipal de Sesimbra as assoalhadas do sótão estão declaradas.

Ainda não vi mais documento nenhum.

A minha questão é se o sótão estará legal ou não.

Tenham paciência que é a primeira vez que trato de um processo destes e não tenho experiência nestas coisas, toda a ajuda é bem vinda.

Cumps
    A.Ferraz
    • AEVF
    • 15 fevereiro 2016

# 2

Alguem tem noçao? Ou só as plantas na camera nao servem de nada?
  1.  # 3

Peça para ver a licença de utilização
    Concordam com este comentário: LuisPereira, jd_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AEVF
  2.  # 4

Colocado por: zedasilvaOu só as plantas na camera nao servem de nada?

Como é que sabe que aquela plantas que mostrou no outro tópico, são as que foram aprovadas pela Câmara?
    • AEVF
    • 15 fevereiro 2016

# 5

Na que mostrei não dá para ver mas tenho outros pdf´s em que se vê o carimbo da Câmara e assinaturas.
    • jd_
    • 16 fevereiro 2016

# 6

Peça a licença de utilização como já foi dito, e além disso a caderneta predial e o documento do registo predial com as descricoes e inscrições e veja se bate tudo certo, nos 3 documentos.
    Concordam com este comentário: SPedro
  3.  # 7

- Matriz Predial Urbana (Finanças);
    - Certidão do Registo Predial (código Online se o vendedor tiver, ou cópia da mesma - pode ser não certificada);
    - Plantas na Câmara;
    - Certificado Energético;
    - Licença de Utilização ou comprovativo de isenção da mesma.

Junte tudo e leve a alguém que perceba da pode, gasta uns tostões (nada de jeito) mas pode poupar chatices no futuro.
    • AEVF
    • 23 fevereiro 2016

# 8

Bom dia,

Tive acesso a outros documentos da moradia. Deixei em anexo um print da caderneta predial urbana.

Tambem tenho a certidao do registo predial e certificado energético.

Na caderneta so menciona um piso.

Quais serao as chatiçes que se prevêem mais para a frente?

Estara o primeiro piso legal?

Tera que ser so declarado nas finanças?

E o que isso acarreta? Despesas?

Opinioes sobre o caso serao bem vindas, desde ja obrigado pela ajuda.

Cumps
    A.Ferraz
      cpu.jpg
    • AEVF
    • 23 fevereiro 2016

# 9

Alguma opinião?
    • jd_
    • 23 fevereiro 2016

# 10

Na caderneta só consta um piso, por isso...

Veja na licença de utilização da câmara e nas descrições e inscrições do registo predial para ver o que lá consta.

Se estiver o primeiro piso na câmara, tem de ir actualizar a informação nas finanças, a casa será re-avaliada, se não estiver na câmara aí é que é uma situação mais complicada, pois normalmente a câmara dá duas opções ou legalizar ou demolir.
  4.  # 11

Se vai comprar tem que ter acesso a todos os documentos já referidos pela user Princesa.
    Solicita-os, se não os entregarem, esqueça e parte para outra.
    Pela caderneta predial, já dá para ver que o sótão é ilegal, ou está mal registada nas finanças.

Colocado por: AEVFTambem tenho a certidao do registo predial e certificado energético.

E nesses documentos, qual a descrição que fazem da casa?
    • AEVF
    • 24 fevereiro 2016

# 12

Certificado energetico:

DESCRIÇÃO SUCINTA DO EDIFÍCIO OU FRAÇÃO
    Certificação energética de moradia constituída por 1 corpo, com rede predial de gás, com estrutura em lajes de betão armado assentes sobre pilares e
    vigas, inserida em zona rural ou periférica, a uma altitude de 20m e a 24.5km da costa, cuja construção é de 1971 a 1980 (com base nos documentos
    existentes), de tipologia T3, com uma área útil de 60.15m² e um pé-direito médio de 2.80m, com a fachada principal orientada a Sudoeste, inércia térmica
    forte. Ventilação natural, não cumprindo a NP 1037-1;Sistemas técnicos: 1 esquentador a gás propano (garrafa) para AQS;

Sendo o certificado só do piso terreo, pode se supor que a licença é tambem idêntica?

Estou à espera que me facultem a mesma.

Obrigado e cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Be2009

0.0174 seg. NEW