Colocado por: Pedro BarradasO vendedor é obrigado a comunicar por carta registada a intenção de venda e o valor.
PS: Na escritura, escriture pelo valor real.. não vá um vizinho impugnar a venda....
Colocado por: Vossa Culturaa dizer que ia accionar o direito de preferência...
Imagine se tivesse feito a escritura por um valor inferior ao real....
Colocado por: Pedro BarradasJá tem a CERTEZA que pode construir ali certo?
PS: Na escritura, escriture pelo valor real.. não vá um vizinho impugnar a venda....Concordam com este comentário:Raquek
Concordando-se ou não, é um direito que as pessoas têm e cumprir a legislação evita possíveis enormes dores de cabeça futuras.
Há uns anos comprei um terreno rústico, meses antes da escritura alertei os anteriores donos para a necessidade de avisar por escrito os vizinhos e disseram que iriam fazer mas 4 meses depois da escritura apareceu um vizinho a dizer que ia accionar o direito de preferência...
Imagine se tivesse feito a escritura por um valor inferior ao real....
Colocado por: DaCraftyFoxA escritura só está marcada para Julho
Colocado por: PicaretaSe o PDM permite a construção nesse terreno, então, na verdade ele não é rústico, é urbano.
Colocado por: DaCraftyFox (...) É que li algures que conta a partir do momento em que tomam conhecimento... (...)
Colocado por: pauloagsantosele diz que pode construir futuramente
Colocado por: DaCraftyFoxPara que não hajam confusões, posso construir hoje :D Disse futuramente, após comprar o terreno e esperar os 6 meses...
Colocado por: DaCraftyFox
Sim, fui à Câmara Municipal consultar um técnico o e PDM, e poderei construir futuramente.
O concordar ou não de nada me servirá de facto... O terreno está à venda há uns 4 anos, logo só seria activado direito de preferência por mesquinhez. Vou comunicar isso ao vendedor, mas nada mais poderei fazer. A escritura só está marcada para Julho, por isso até lá, vou esperar para ver o que me dizem.
Para além disso, um valor inferior ao real na escritura está fora de questão e nunca foi equacionado... Por aí não sou apanhado descalço.
Aproveito para lhe perguntar Pedro, quando o vizinho accionou o direito de preferência, qual foi o resultado? Teve de vender o terreno a esse mesmo vizinho, recuperando todo o dinheiro (valor do terreno + valor da escritura e impostos)?
Finalmente, se comprar, e o vendedor não informar o vizinho, li que ele tem 6 meses para accionar esse direito de preferência. Esses 6 meses contam a partir de quando? Da data de escritura? É que li algures que conta a partir do momento em que tomam conhecimento... Ora se tomarem conhecimento passado 2 anos... Não faz muito sentido.
Obrigado desde já pela ajuda.
Colocado por: jfsmoreiraSó uma pergunta... como é que se calcula o valor do imposto relativo à compra de um terreno?
Algumas pessoas declaram na escritura muito menos do que é pago na realidade.
Valerá a pena?
imaginemos um terreno que custa 50000 e regista-se por 25000. Qual é o ganho? E as desvantagens?