Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Esta é a primeira mensagem que eu insiro neste forum, por isso se desculpem qualquer coisinha...

    A minha situação´é a seguinte:

    Eu tenho uma moradia isolada T3 com 3 anos, num lote de 300 m2, com aspiraçao central, vidros duplos, aquecimento central, saneamento basico, etc, á venda numa imobiliaria por 250 000. Como não estou a conseguir vende-la, há 1 mes atras abri a hipotese de permuta e entretanto apareceu os casal interessado em permutar pela minha. A moradia deles tambem é isolada tem 13 anos, lote de mais de 600 m2, tem 4 quartos, piscina, um anexo com ligação á casa e de apoio á piscina onde tem mais uma sala, cozinha e Wc, mais um anexo exterior onde tem mais um quarto, e outras divisoes com as maquinas da piscina, lenha, tralha, etc, e ainda mais um anexo exterior onde se encontra a lavandaria e outra divisao pequenas de arrumos...... Não tem vidros duplos, e apesar de estar numa das principais estradas de uma das freguesias de Almada (ou seja, não fica no interior) não tem saneamento basico, tem uma fossa septica ou lá como lhe chamam... E a rua está em gravilha, não tem asfalto... Permutavam a sua casa de 280 000 pela minha de 250 000

    Acho muito triste em pleno sec XXI e cheios de estadios aeroportos e novas autoestradas, como é que aquela casa não tem saneamento basico nem estrada feita. Aliás, acho isto tudo tão estranho que começo até a suspeitar de muitas coisas. Porque diabos é que eles com aquele palacete querem permutar a moradia deles pela minha? A resposta é que é por motivos economicos, mas não estou a ver porque é que 30 000 fazem diferença se nesses 30 000 ainda vai incidir a comissao da imobiliaria....

    A senhora da imobiliaria disse que a casa tem licença de habitaçao, mas sou um pouco desconfiada, e só acredito quando vir... Quer dizer, se a casa não estiver ilegal, quais seriam os motivos para não ter saneamento nem estrada arranjada????

    E quais poderao ser os motivos reais do interesse pela permuta??

    Não tenho a certeza de aqueles anexos todos e a piscina estejam licenciados.... nem tive ainda coragem de perguntar pois suspeito de qual seja a resposta... Penso que o melhor seria ele tratar de tudo antes da venda, mas e se ele aumentar muito o preço da casa? Se calhar seria melhor ser eu a tratar da legalização daquela trapalhada, não? Quais seriam os custos de fazer uma alteração de projecto á camara? Li na net que se o tecnico que assinar o projecto se responsabilizar, agora já não fazem vistoria e que a piscina era so necessario comunicar a sua existencia... Mesmo assim, quais seriam os custos?? E em termos de IMI, o agravamento seria muito grande?

    Ainda não falei com os donos da casa pois o negocio ainda está um pouco verde: eu fui ver a casa deles e gostei e eles já vieram ver a minha e gostaram, agora é que vao começar as negociaçoes. Se calhar eles vao tentar baixar preço da minha mas isso é impossivel acontecer pois comprei a minha casa por 252 500 e estou agora a vende-la por uma agencia a 250 000 que tirando a comissao fica a 235 000, isto sem contar com as coisas que eu cá pus: uma janelinha no sotao tipo velux, estendal por medida, churrasqueira, gradeamento das janelas da cave, maquina de lavar loiça, e vedaçao... Por isso eu estou a fazer-vos estas perguntas pois quero estar armada de todos os argumentos validos que puder...

    Desculpem o testamento mas tinha que contextualizar as minhas perguntas...

    Obrigada, Isa
  2.  # 2

    Um assunto como o que está a expor nunca deveria evoluir sem o acompanhamento de um advogado, repare que se vai-se envolvendo e a deixa passar isto e aquilo, e pode acabar por assinar algum documento que a irá depois compremeter.

    Um advogado não é só para quem rouba, é tambem para quem não quer ser roubado. Existem alguns adv. mais socegados que preferem apoiar assuntos tipo este, aos casos de tribunal, e normalmente até as tabelas são mais baratas. Com um profissional a apoiar fará com certeza um bom negócio.

    Cumprimentos,
    Servente


    Cumprimentos,
    Servente
  3.  # 3

    Realmente, Servente, penso que se eu quiser avançar com o negocio vou ter mesmo que contratar um advogado...

    Mas para já queria apenas informar-me sobre no que é que me estou a meter...

    Por exemplo, hoje passei lá pela casa, e reparei que ela não tinha numero de porta... E as casas vizinhas em vez de numero de porta tinham Lote 89, por exemplo... Ou seja, aquilo não está ainda urbanizado, não é verdade?

    Quais seriam as consequencias para mim daquilo não estar urbanizado? Quando a camara urbanizar aquilo será que tenho que pagar alguma coisa? E para me colocarem lá o saneamento basico, tambem teria que pagar para me fazerem a ligaçao? Se sim, quanto?

    Será que é por estar a prever estas despesas que o homem quer permutar a casa?

    Disseram-me aque a casa tinha licença de habitaçao e que o senhor pagava IMI. Isto é possivel mesmo a casa não estanto urbanizada??? Se a casa tem licença de habitação, então não corro o risco de a camara querer demoli-la quando estiver a urbanizar o loteamento, pois não???

    Estou mesmo confusa... Será que alguem me pode dar umas luzes?...
    • AnaT
    • 27 abril 2009

     # 4

    Isa, só lhe digo para ter mesmo muito cuidado.
    O concelho de Almada está "pejado" de construções feitas em loteamentos ilegais e, por isso, não urbanizados.
    Falo por experiência própria pois herdei uns lotes "para construção" nos quais a CMA não permite construir por estarem numa zona de "baixa densidade populacional" (apesar de tudo à volta estar construido e com gente a habitar todo o ano).
    Aconselho a que passe pelos serviços de urbanismo da CMA para se informar da situação da casa.

    Boa sorte
  4.  # 5

    Isa.F
    Eu moro num prédio de 27 pisos junto ao Areeiro em Lisboa, numa zona completamente urbanizada, que lhe garanto que foi construído dentro de toda a legalidade (era eu o Director Técnico da Obra, e Administrador da empresa de construção), no entanto só teve número de polícia mais de 20 anos após a emissão da licença de construção. Portanto, o número da porta pode apenas ter a ver com o mau funcionamento dos serviços camarários.

    Também acho que deve contactar um advogado o mais brevemente possível.
    Deverá ir à Câmara para que lhe dêem as plantas do que foi efectivamente legalizado, para poder comparar com o que lá tem agora.
    Quanto a legalizar os anexos (que eventualmente tenham sido feitos à sucapa), não está a pensar em contratar um técnico para que ele lhe assine um termo de responsabilidade arriscando-se a ser acusado de falsas declarações e a ser severamente punido, pois não?

    No meio disso, eu gosto é do negócio das mediadoras. É um autêntico dois-em-um. Recebem uns 30mil de comissões num único negócio em que, aparentemente, todos os outros perdem (até o Estado).
    •  
      FD
    • 27 abril 2009 editado

     # 6

    Isso cheira mal. Se a diferença entre ambas as casas é de apenas 30.000€, não estou a ver ser uma razão financeira para fazer a permuta... especialmente nessa grandeza de valores. Pode ser verdade mas, custa-me acreditar.

    Passos, por ordem de execução:
    -> enquanto não tiver certeza de tudo, nunca dê/entregue dinheiro seja a que propósito for
    -> certidão online para saber o que se passa legalmente com a propriedade da casa (se tem hipoteca ou outros encargos)
    -> deslocação ao departamento de urbanismo da Câmara Municipal para aferir a legalidade da construção, recebendo ou consultando as plantas da casa
    -> procurar quaisquer problemas que possam existir com a zona ou vizinhança (cheiros, barulhos, etc.) - fale com os vizinhos!
    -> consulte o serviço de finanças local para conhecer quaisquer intenções de penhora das mesmas (se lhe derem a informação), ou pesquise online, leia também isto
    -> exija do proprietário uma declaração da finanças e da segurança social em como não tem dívidas às mesmas

    Avance sempre com muita cautela e não se deixe pressionar por "outros casais" que estão interessados na casa - normalmente não existem.
    É preferível perder o negócio que perder dinheiro. ;)
  5.  # 7

    Muito obrigada pela vossa ajuda!! Já fiz algumas coisas que voces me aconselharam: vi as plantas, a licença de habitaçao e a matriz. Afinal os anexos estão todos legalizados, o que eu não estava á espera . Penso que apenas a piscina não está. Mas se não estou enganada, em relaçao há piscina desde o ano passado que basta entregar um comunicado á camara referindo a existencia da piscina, ou estarei enganada?

    Em relaçao aos motivos da venda, andei a tentar arrancar mais nabos da pucara, e pelos vistos o marido vai para Angola trabalhar (o que eu até acho possivel tendo em conta a debandada para Angola que tem havido) e a senhora não quer ficar sozinha com a filha naquela casa toda e por isso anda á procura de uma mais pequena com menos jardim, menos quartos e sem piscina... Fez sentido para mim... O que acham?

    Ainda estamos em negociaçoes, e ando a ver se ganho coragem de ir aos vizinhos bater á porta, mas se o negocio estiver quase feito, é o que farei.

    Na segunda feira vou ligar aos serviços municipalizados de agua e saneamento para saber em que fase está e o porque de não estar feito.

    Vou dando noticias! Obrigada!
 
0.0093 seg. NEW