Iniciar sessão ou registar-se
    • Skinkx
    • 17 fevereiro 2016 editado

# 1

Colocado por: Anonimo16062021
    e falta de aquecimento

Não tenho tanta certeza, até porque isto é o que acontece normalmente quando colocam aquecimento em casas mal isoladas, seja ao nível das caixilharias ou das paredes exteriores.

À primeira vista, fico-me pela falta de ventilação, porque a caixilharia está instalada à face de dentro e é de batente, não deixa entrar ar nenhum quando está fechada e pode não haver o cuidado necessário de ventilar regularmente.

Não sei até que ponto a colocação de isolamento não agravaria essas condensações - isto em teoria.
  1.  # 2

Eu nao tenho aquecimento em casa..e nao tenho condensacoes..esta bem isolada e bem ventilada..
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • joao2
    • 18 fevereiro 2016

# 3

mas sei que isto se deve à diferença térmica, contudo pergunto se existe forma de evitar ou atenuar este fenómeno?

Mas já agora respondendo directamente à sua pergunta:deixe secar bem a casa antes de a habitar.
  2.  # 4

Colocado por: Anonimo16062021Ou nao

Prove o contrário, além de contrariar as leis dos estados físicos da substância, para mim era à estreia! :)
  3.  # 5

Eu tenho casa bem isolada,aquecimento ligado entre meados de setembro a meados de maio com temperatura média de 20 a 21 grau e tambem nao temho condensacoes em casa

Porque respira e tem boa caixilharia e bons vidros.
    • pjovp
    • 18 fevereiro 2016

# 6

Colocado por: joao2
    A caixilharia até parece ser de qualidade embora não se veja os vedantes.
    Aqui o maior problema parece-me a falta de aquecimento e as paredes estarem ainda bastante húmidas, parece-me uma casa recente.

As fotos são as que tinha aqui no computador do escritório.
    A casa/apartamento já tem 8 anitos
    • pjovp
    • 18 fevereiro 2016 editado

# 7

Colocado por: marcofariaA caixilharia tem corte térmico?

Não lhe sei responder a isso, mas talvez ajude tirando uma fotos de pormenor

A nivel de isolamento, se está bem isolada ou não, não sei, a verdade é que tenho ar condicionado central, independente entre pisos (é um duplex) e está desligado no quadro. Não é utilizado nem no verão nem no inverno por não haver necessidade.
    Às vezes no inverno ligamos na opção desumidificar e no verão um pouco antes de ir deitar para arrefecer o ambiente. Mas são casos muito pontuais.
  4.  # 8

Pode meter 3 vidros, 4 vidros, triplo corte térmico, ... N vai resolver...

A humidade dentro de casa está elevada e ao tocar no alumínio passa de gasoso para água e escorre, se conseguir mudar as janelas para algo que consiga ter uma caixilharia e vidro interior mais ao nível da temperatura da casa a humidade vai subir mais e vai condensar no teto e formar bolor lá... Ou seja o problema persiste...

Eu resolvi o problema com desumidificador durante e depois dos banhos durante 2horas... Fica me mais barato que ventilar a casa e voltar a ter de aquece-la...

O resto da humidade criada por estar em casa, o nosso respirar... Basta 10 min de janela aberta qnd acordamos... Ja q depois a casa fica fechada!
    • pjovp
    • 18 fevereiro 2016

# 9

pois está visto que tenho que investir num desumidificador, visto que função de desumidificar do A/C é só para inglês ver.....
  5.  # 10

Colocado por: Anonimo16062021Não é nada disso Joao,o melhor so mesmo um desumidificador para puxar ainda mais humidade do exterior pelas paredes

Isto não ajudou nada.
    Apenas teimosia sua. Os desumidificadores funcionam sim.
  6.  # 11

Isso,todas elas respiram então maioria delas em Portugal eta respiram demais

Isso era antigamente, hoje em dia a construção por cá também começa a ser muito estanque e deixámos de ter problemas por ventilação excessiva (falta de conforto) para termos problemas de ventilação insuficiente.
  7.  # 12

Bom..se assim for então vou desligar o aquecimento da casa e comprar um desumificador que sempre me fica mais barato.e vou começar a vender isso por ca.Vai ser só facturar

São coisas diferentes para fins diferentes, como é que uma pessoa como o Sr dentro da construção diz uma coisa dessas?
    Os aquecimentos aquecem para dar conforto.
    Os desumidificadores retiram humidade excessiva.
  8.  # 13

uma resistencia electrica nao elimina o vapor de agua que passa pela mesma?
  9.  # 14

Temperatura ideal da divisão

De modo a evitar a condensação, a temperatura da divisão deverá ser mantida o mais constante possível. Uma temperatura constante de 20°C e uma humidade atmosférica relativa de aproximadamente 45% asseguram umas condições adequadas de vivência.
    E esta combinação raramente causa problemas de condensação em vidros mais recentes.
    http://www.consultoresdeengenharia.com/2014/08/humidade-por-condensacao.html?m=1

São duas coisas que determinam que haja condensação, humidade do ar elevada e diferenças de temperatura interior/exterior.

Percebo que consiga que não tenha condensações a aquecer, é porque a humidade relativa não é suficiente para o fenómeno ocorrer, e se calhar aí com mais frio a humidade exterior também é menor e você segundo consta tem etics de 20 cm.
    Agora experimente em Portugal litoral com humidades quase sempre elevadíssimas, isolamento à là construtor para venda, aquecer a casa e veja o resultado.
    Com humidades muito altas, ao retirar alguma humidade do ar interior com o aquecimento está também a aumentar muito a diferença de temperaturas entre as faces int/ext dos vidros/paredes. E com o desumidificador consegue isso sem diferenciar ainda mais a temperatura int/ext.
  10.  # 15

Neste preciso momento,15.00h com 60 % de humidade
    http://www.meteocentrale.ch/de/europa/schweiz/wetter-zuerich/details/N-3518042/

60% na rua é excelente, tomara eu ter isso dentro de casa sempre, nem usava os desumidificadores.
  11.  # 16

e, 71 % 79 % 85 % 87 % 77 % no mesmo dia

Amigo Borges, onde moro de Inverno é muito raro estar menos de 75% e basta nevoeiro ou chuva para atingir os 100%.
  12.  # 17

Onde?

Litoral Oeste.
  13.  # 18

Lamento mas não sei alemão.
  14.  # 19

Da Malveira às Caldas passando por Peniche é tudo Oeste e as diferenças são notórias, mesmo assim não é por aí. Se me diz que aí não é muito diferente acredito, não falo do que não sei.
    Você tem caixilharias e isolamento bons e isso faz toda a diferença. O que sei é que não é o aquecimento que tira a condensação.
    Se não tem condensações assim, se não aquecer também não vai ter.
    • eu
    • 18 fevereiro 2016 editado

# 20

Colocado por: loverscoutuma resistencia electrica nao elimina o vapor de agua que passa pela mesma?

Não, por mais que aqueça o ar, o vapor de água (que é um gás) não desaparece do ar. Repare que até dentro das caldeiras a lenha existe imenso vapor de água (e condensações).

Só há duas formas de retirar o vapor de água do ar interior das casas:

1 - Desumidificador: condensa o vapor e transforma-o em água líquida que pode depois ser despejada;

2 - Ventilando a casa: remove o ar cheio de vapor para o exterior. Claro que isto só faz sentido se o ar exterior tiver níveis de humidade bastante mais baixos que o ar interior.

0.0202 seg. NEW