Colocado por: CMartinO Segundo Desafio : A Casa do Penedo.
O desafio a que nos propunhamos, e que o Castela não aprecia assim muito por - achar :o) - serem quase exercícios infantis, :o) levaram a que se se debruçasse sobre a casa do penedo.
Pessoalmente também não acho a casa nada feia nem chocante, é bonita e aconchegante, apesar de, e pelos vistos, ser considerada a casa mais ou uma das mais bizarras casas em todo o mundo..já eu magicava que seria uma construção antiquíssima, aproveitando os pedregulhos propositadamente pois que seria certamente uma segurança acrescida contra ataques fortuitos de ferozes animais ou de gente selvagem..Sim, Flica, Fortaleza! Abrigo! E claro por ser prático também usar os pedregulhos, em vez de afinal mandar vir materiais de construção carregados por burros de carroça, ou vacas, ou algo assim.
Afinal, trata-se como vimos nos posts acima, duma casa cuja construção tem início em 1974, nem sequer é velha, para habitação de férias.
Cai o imaginário, o meu e o da Flica pelo menos, mas levanta-se uma questão tão mais interessante e gostaria de saber as vossas opiniões: Porque não se considera esta casa feia? Versus, imaginem qualquer casa de semelhante formato mas, - sei lá, para fazermos a comparação(não sei se possível mas penso que sim como aproximação..tentativa e erro) - em materiais de construção considerados mais "normais" actualmente?
Porque não me choca nada esta casa? É por ser típica como diz o Castela ?
O típico faz sempre algo bonito, ou pelo menos algo que não nos é considerado como sendo feio, na arquitectura ?
E o que é o típico, na Arquitectura ? (e lembrando-me de novo dum arquitecto do fórum que há tempos dizia que não existe a casa portuguesa, por exemplo?)..A casa portuguesa é típica. E é o quê a Casa Portuguesa, e o típico?! Confusão!
Colocado por: PandRCasa dos Calhaus!
Post #103
Olhando apenas para este fotografia e mais nenhuma desta casa, começo por opinar que houve muita poupança na mesma. Poupança na arquitetura, poupança na engenharia e poupança na construção. Quatro paredes (admitindo que estão mais 2 nos 2 lados opostos ás visiveis a concluir pelas 4 águas do telhado) assentes em 4 pilares (digo, calhaus) principais (admitindo que nos outros 2 extremos da casa estão outros 2 a segurar o telhado da mesma. 1 porta e 4 janelas, poupança de novo.
Gosto!
Era bom saber a data em que foi construida e os motivos que levaram à construção da mesma.
Útil!
Fogão a lenha no interior que deve de dar um confortto nos dias de frio (a zona é ventosa e fria).
Jardim natural.
Não é para deitar abaixo, não faz sentido construir alguma coisa para a substituir, está também original. E remodelar apenas o interior, por fora como já disse:
Gosto!
Olhando apenas para este fotografia e mais nenhuma desta casa, começo por opinar que houve muita poupança na mesma. Poupança na arquitetura, poupança na engenharia e poupança na construção. Quatro paredes (admitindo que estão mais 2 nos 2 lados opostos ás visiveis a concluir pelas 4 águas do telhado) assentes em 4 pilares (digo, calhaus) principais (admitindo que nos outros 2 extremos da casa estão outros 2 a segurar o telhado da mesma. 1 porta e 4 janelas, poupança de novo.
Fogão a lenha no interior que deve de dar um conforto nos dias de frio (a zona é ventosa e fria).
Jardim natural.
Não é para deitar abaixo, não faz sentido construir alguma coisa para a substituir, está também original.
Colocado por: marco1
especificamente, a arquitetura teve imensas fases e é sintomático a sua relação com as fases da sociedade em várias épocas e a correlação da sua decadência com um excesso de decoração como resposta á estagnação de ideias. atenção que decadência pode não ser algo depreciativo visto que por exemplo se traduz por vezes em coisas fantásticas. a arquitetura moderna ( não me refiro á contemporânea) nos seus primórdios foi sobretudo uma atitude de rutura e a busca na racionalidade de novas respostas á realidade. algumas frases até ficaram " máquina de habitar".
Colocado por CMartin: Achei muito interessante a "máquina de habitar", é máquina pela funcionalidade, penso ? Vou pesquisar não conhecia de todo o conceito.
Colocado por: monicaa: Podia ter sido feito com arte? Podia, mas não foi. E por isso estamos a falar de uma construção e não de arquitetura.
Colocado por: monicaao modo como um só edifício unifamiliar pode destruir a personalidade de uma rua inteira
Colocado por: monicaa: Concordo consigo e com tantos outros que consideraram o estudo prévio da moradia do PandR aberrante, mas só na medida em que as opções não estão devidamente justificadas. Não foi considerada a possibilidade conceptual da incoerência como tema arquitetónico, ainda que pudesse ser justamente a incoerência a expressão pretendida. Para os interiores procuraram-se algumas justificações e argumentos, como no caso do duplo pé direito, que foram apresentados e contra-argumentados, mas no final prevalece o gosto muito particular do cliente. Não há mal nenhum nisso, mesmo que seja considerado aqui pela maioria "mau gosto",. Já o mesmo não pode dizer-se de quem fez a composição, que tem a responsabilidade, e em princípio competência, para dar um bom corte à coisa.
Hoje vemos por aí muito do que se considera arquitetura moderna, os clientes querem ter/construir uma coisa diferente e acabam todos por ter a mesma coisa, coisa aliás que o PandR percebeu, e daí ter sido seduzido pela ideia mais bizarra, o facto é que dentro do género... é diferente. Podia ter sido feito com arte?
Colocado por: AXN
Muitas das vezes até será ao contrário....
Colocado por CMartin: Por exemplo, gosto muito, também, e como exemplo apenas, duma decoração sumptuosa, pesada, rica de textura e cores, um barroco misturado com kitsch, que se calhar assustaria..seria uma aberração.