Colocado por: CMartinOlá AXN, Gostaria que me explicasse este seu comentário.
Colocado por: CMartinÉ o modo como um só edifício unifamiliar pode destruir a personalidade de uma rua inteira. É um edifício demasiado egocêntrico
Colocado por: monicaa
o modo como um só edifício unifamiliar pode destruir a personalidade de uma rua inteira
Colocado por AXN: por vezes não será ao contrário?De que vezes, em que circunstâncias é que é o contrário?
Colocado por AXN: como o meu exemplo, existem n de exemplos em que uma casa que se situa fora do contexto arquitectónico predominante de uma rua, sobressai e fica bem. Mas também concordo que em determinadas ruas ou centros históricos, tem que existir uma harmonia nos desenhos das casas.
Colocado por: PandRCMartin, já viu isto:
https://www.homify.pt/livros_de_ideias/631925/projecte-a-sua-casa-como-le-corbusier-o-faria
Colocado por: CMartinARQUITETURA MODERNA
A Carta de Atenasé o manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.
O evento, que teve como tema a "cidade funcional", discutiu aspectos da arquitetura contemporânea. Foi dominado pela visão dos franceses e de Le Corbusier em particular, onde, o tópico sobre património histórico foi introduzido por solicitações dos delegados italianos..
O documento final, redigido por Le Corbusier, fruto dessas discussões, define praticamente o conceito de urbanismo moderno, traçando diretrizes e fórmulas que, segundo os seus autores, seriam aplicáveis internacionalmente.A Carta considerava a cidade como um organismo a ser concebido de modo funcional, na qual as necessidades do homem devem estar claramente colocadas e resolvidas. Desse modo, preconiza a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, propondo, em lugar do caráter e da densidade das cidades tradicionais, uma cidade, na qual os edifícios se desenvolvem em altura e inscrevem em áreas verdes, por esse motivo, pouco densas. Tais preceitos influenciaram o desenvolvimento das cidades européias após a Segunda Guerra Mundiale, no Brasil, a criação do Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa. Este é considerado como o mais avançado experimento urbano no mundo que tenha aplicado integralmente todos os princípios da Carta.
Entre outras propostas revolucionárias da Carta está o de que toda a propriedade de todo o solo urbano da cidade pertence à municipalidade, sendo, portanto público.
Define ainda o património como um testemunho do passado, devendo ser respeitado por seu valor histórico ou sentimental e por sua virtude plástica. Nesse sentido, condena o emprego de estilos do passado, sob pretexto estético, em construções novas erguidas em zonas históricas, as quais se tornariam falsificadas, ocasionando descrédito aos testemunhos autênticos.
↑ O sistema mostra alguns problemas por causar dependência de veículos, pouca caminhalidade e maior expansão urbana.Hoje em dia o urbanismo mais em voga é o chamado "Novo Urbanismo", que propõe maior densidade urbana e caminhalidade.
Fonte : wikipedia
Colocado por: CMartino belo é essencialmente o bom. O que nos faz sentir de bom.
O respeito é bom. Faz-nos sentir bem.
O que nos faz sentir mal, é feio.
(sensação).
Colocado por: CMartinOu serà antes : não há arquitectura bela ou feia, mas antes arquitectura boa ou mà ?
De qualquer forma, concordo consigo, e eu ainda não vi uma arquitectura neste fórum, apenas construção. Preocupante no sentido em que, o que significa isto ( para a nossa geração e o que diz de nós ) ?
Colocado por: CMartinDe qualquer forma, concordo consigo, e eu ainda não vi uma arquitectura neste fórum, apenas construção. Preocupante no sentido em que, o que significa isto ( para a nossa geração e o que diz de nós ) ?
Colocado por: AXNE mais importante que isto tudo, eu adoro a minha casa, se os outros não gostam, azar o deles. E assim como eu não me importo com a arqitectura e gostos dos outros, não gosto que imponham os gostos dos outros em mim.
E como o meu exemplo, existem n de exemplos em que uma casa que se situa fora do contexto arquitectónico predominante de uma rua, sobressai e fica bem.