Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

"o volume externo de uma arquitetura, seu peso sensível, sua distância, podem ser diminuídos ou aumentados segundo as cores adotadas".
    Léger
  2.  # 762

Ah! Revolução Francesa... Vinganças. Compreendi. Obrigada.

Colocado por: CMartin

Flica, acho que descobri, a verdadeira história (o lado negro)..

o rei morreu, viva o rei ou quem o matou...
    Já o Claude-Nicolas Ledoux, teve mais sorte e maior capacidade de adaptação às circunstâncias, digamos assim...
    À custa de um bom casamento com uma dama nobre, conseguiu deixar o Departamento das Águas e das Florestas e mais os projectos de canalizações e cemitérios, para se dedicar a inventar moradias para as damas da corte. A cortesão e bailarina Mademoiselle Guimard e a famosa predilecta do rei- Madame du Barrry foram as suas principais clientes, permitindo-lhe desenvolver as concepções mais excêntricas e rafinées ao redor de Paris.
    Estava o nosso visionário bem coberto de fama quando chega a revolução e o manda para a cadeia enquanto lhe destrói as obras. Ao contrário de Lequeu, Ledoux era dotado de uma bonomia à prova de bala. No que toca às moradias destruídas, o azar foi de quem lhas comprou pois, quanto a si, preferiu continuar a obra no papel, ainda que na cadeia.
    Famoso uma vez famoso para sempre, e já se sabe que por muito revolucionário que um possidónio seja, será sempre um possidónio, terá pensado.
    E o certo é que sai de lá munido do tratado “L'architecture considérée sous le rapport de l'art, des moeurs et de la législation" que dedica à "Liberdade". Quanto às obras, se já eram "exóticas” nos tempos dourados, com a reeducação burguesa e compiladas no papel, chegam a raiar a esquizofrenia.
    Seja como for, em 1847 republicam-lhe a obra sob o título: "L'Architecture de Claude Nicolas Ledoux" apresentado-o como um grande arquitecto revolucionário.
    C’ est la vie...

Fonte:http://cocanha.blogspot.pt/2005/09/o-rei-morreu-viva-o-rei-ou-quem-o.html?m=1

PS.It happened the same as Boullée, ie, that their ideas did not materialize for being too bold.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Flica
      Ledoux.jpg
      movimiento-moderno-7-638.jpg
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 763

Colocado por: CMartin"o volume externo de uma arquitetura, seu peso sensível, sua distância, podem ser diminuídos ou aumentados segundo as cores adotadas".
    Léger

Isso, tem nada a ver com arquite"c"tura. Tlvz com tudo q anda à volta, decoração.( A foto do meu amor na parede transforma bué! este espaço.)
    Estas cores e essas texturas e até formas, têm mt a ver mas, .
    Em essência a arquitectura é um hábito e ESPAÇO.
    Cmps!
  4.  # 764

HÁBITO.
    Deslocar, sentir o planeta.
    Cmps!
  5.  # 765

m.arq,
    Imaginemos uma casa azul.
    E imaginemos a mesma casa em preto.
    E depois ainda em branco.

A arquitectura é a mesma ?
  6.  # 766

Colocado por: CMartinm.arq,
    Imaginemos uma casa azul.
    E imaginemos a mesma casa e preto.
    E depois ainda em branco.

A arquitectura é a mesma ?

Estas cores e essas texturas e até formas, têm mt a ver mas, .

Cmps!
  7.  # 767

Não concordo...que seja à parte da arquitectura.
    A arquitectura é a nossa percepção dela.
    A cor faz parte dela.
    Tal como o espaço e a forma.
    A cor é luz ou ausência de luz (o preto).

Se a arquitectura é arte. Tem cor.
  8.  # 768

E temos também Kandinsky.
  9.  # 769

arquitetura pode não ser arte da forma como pode estar a entender o conceito de arte

a cor e as texturas fazem partem da arquitetura mas não são o todo, portanto as casas seriam iguais mas diferentes. na arquitetura há uma linha em que se passa do nível da arquitetura para o domínio da decoração.
    imaginemos a mesma casa mas em vez de nas aberturas em vez de molduras em pedra por exemplo tivesse apenas o reboco, talvez ai já pudéssemos dizer claramente que era uma outra arquitetura
    o tema é complexo
  10.  # 770

Colocado por: m.arq

Isso, tem nada a ver com arquite"c"tura. Tlvz com tudo q anda à volta,decoração.( A foto do meu amor na parede transforma bué! esteespaço.)
    Estas cores e essas texturas e até formas,têm mt a vermas, .
    Em essência a arquitectura é umhábitoeESPAÇO.
    Cmps!
    Concordam com este comentário:CMartin

* In this sense, for contemporary architects applied colour oftentimes falls under a similar category as ornament, incompatible with a design approach that equates structural and material expression (or “honesty”) with morality.
    Fonte : http://www.archdaily.com/525647/the-power-of-paint-three-case-studies-on-colour-in-architecture
  11.  # 771

Sim. É complexo.
    Eu acho que os arquitectos acreditam em forma, mas não em textura ou cor. Esses serão ornamento.
    É como disse m.arq, espaço.
  12.  # 772

Colocado por: CMartinNão concordo...que seja à parte da arquitectura.
    A arquitectura é a nossa percepção dela.
    A cor faz parte dela.
    Tal como o espaço e a forma.
    A cor é luz ou ausência de luz (o preto).

Se a arquitectura é arte. Tem cor.

Tem ESPAÇO.

Cmps!
  13.  # 773

E quando projectam? Não projectam a pensar em cor ?
    Não tem influência no pensamento do projecto?

Interessante.
    • m.arq
    • 8 maio 2016 editado

# 774

Colocado por: CMartinE quando projectam? Não projectam a pensar em cor ?
    Não tem influência no pensamento do projecto?

Interessante.

Humildemente, é indiferente.

Cmps!
  14.  # 775

Engraçado. Não pensar em cor para um arquitectura, nunca tal me tinha passado pela cabeça, que pudesse ser assim praticamente, indiferente.
  15.  # 776

hum para mim não, os tons as texturas e a cor dos materiais influenciam certas opções espaciais.
  16.  # 777

Colocado por: marco1hum para mim não, os tons as texturas e a cor dos materiais influenciam certas opções espaciais.
    Concordam com este comentário:CMartin

Exacto marco1.
    Sempre pensei que assim fosse.

Mas agora começo a perceber que afinal existem as duas formas de ver/projectar. Pelo menos para quem é arquitecto.

Para os restantes, os não arquitectos, acredito que não se consiga percepcionar uma arquitectura sem ver nela a sua cor, e textura. Esta fará parte integral da mesma, não sendo a meu ver, apenas ornamento ou artefacto.

Mas penso que percebo a tal "honestidade" da forma, como referido no texto que citei là em cima, e serà isso para o m.arq.. ( ? ).

Eu continuo a ver com cor e com luz. Não consigo dissociar.
  17.  # 778

mas atente que há uma linha/momento em que o uso da cor já é pura decoração. não sei se lhe consigo explicar.
  18.  # 779

Consegue. Eu percebo. Será a partir da altura em que deixa de ter influência na forma, e passa a ser enfeite apenas, uma "vestimenta".
    É isso, não é ?
  19.  # 780

mais ou menos, por exemplo o mesmo quarto imagine que pinta de rosa porque é menina ou de azul porque é menino, aqui estaremos a falar de arquitetura?
    já poderá ser diferente por exemplo "corrigir" a forma de um corredor através da cor ou texturas.
    Concordam com este comentário: CMartin, Flica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flica

0.0336 seg. NEW