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  1.  # 841

    CONSTRUTIVISMO
    O Construtivismo representou um movimento de vanguarda artística (artes plásticas, escultura, arquitetura, cenografia, dança, fotografia, design) que surgiu no início do século XX na capital russa, Moscovo. Durou até meados da década de 1920 e influenciou o movimento artístico da Bauhaus.
    Essa vertente de influência futurista, esteve preocupada em mostrar uma nova configuração da arte, imbuídas dos aspectos da Revolução Industrial, ou seja, uma arte que rompia com o passado tradicional, trazendo à tona outras formas de apresentação, associados aos avanços técnicos e tecnológicos modernos, por exemplo, as máquinas, engenharia, eletrônica, evolução fabril, dentre outros.
    Para isso, os artistas construtivistas, sobretudo os precursores e fundadores do movimento Vladimir Tatlin, Aleksandr Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo, utilizaram a tridimensionalidade, o relevo, o objeto industrial, a fotografia, a tipografia e a moda para expressarem os ideais do movimento.

    Fonte :http://www.todamateria.com.br/construtivismo-nas-artes/
  2.  # 842

    A arte e a arquitectura construtivista
    foi um movimento na arquitectura moderna que se desenvolveu na União Soviética na década de 1920 e 1930. Aliava os avanços na tecnologia e engenharia sob uma óptica social comunista. Embora dividido por várias facções rivais, o movimento produziu inúmeros projectos pioneiros antes de cair em desgraça por volta de 1932. A sua produção exerceu uma influência considerável nos movimentos de arquitectura do século XX.

    Princípios e Propostas

    Os construtivistas queriam encontrar no método funcional a expressividade, que a arte e as obras fossem úteis e não apenas estéticas e/ou funcionais. E também substituir a era clássica pela era da máquina, “espírito do tempo” (Zeitgeist).

    Os condensadores sociais (casa coletiva, clube operários, industrias, teatros) fizeram parte das propostas, assim como a arte social e poética e a negação de ornamentos que não fossem úteis. As propostas iam de encontro com as idéias marxistas, nas quais “o modo de produção da vida material determina os processos sociais políticas e intelectuais da vida” Marx.

    Os construtivistas analisam a máquina e seu mecanismo como processo de criação e também como metáfora. As composições das suas formas, suas complexidades, as colagens dos materiais e a desautomatização, descondicionamento (hábito) na fruição da arte, os novos efeitos de sentido no usuário, espectador fazem parte dessa metáfora e estudo. Temos que entender que a máquina da época de 1917 é hardware, é mecânica, é inspiração de revolução, a máquina é símbolo da realidade e transformação do dia-a-dia. “Esse estudo seria uma formalização da linguagem. Um princípio geométrico e matemático sobre o signo da máquina tecnológica. Permitiu a plena integração da criação à reprodução técnica e industrial das formas, ou seja: o funcionalismo”.

    LEIS DA CONSTRUÇÃO

    Para começar esse estudo, vamos às Leis da construção, texto feito por Iakov que fala de como se dá esse processo de criação e depois vamos analisar quais eram esses processos.

    A primeira lei: as coisas que podem unificar-se na base de princípios construtivos podem ser materiais e imateriais, mas elas são sempre sujeitas à ação da gravação de nosso cérebro por meio da vista, evidenciam e tocam na segunda lei: cada construção é uma construção somente quando as unificações daqueles elementos podem ser racionalmente justificadas.
    A terceira lei: uma combinação inteiramente construtiva é obtida quando os elementos são agrupados de modo que crie relacionamentos harmônicos entre eles.
    A quarta lei: os elementos amalgamados em uma entidade nova dão forma a uma construção quando penetram ou englobem/ abracem/ envolvam (embrace), estão acoplados ou alojados em conjunto, isto é quando demonstram sua participação ativa no movimento da união.
    A quinta lei: cada amalgama construtiva consiste na soma total daquelas confianças e os movimentos que em grau variado contribuem à qualidade integral da percepção do todo (efeito de sentido).
    A sexta lei: cada construção nova é o resultado da disposição humana para as investigações, e de sua exigência de ser inventivo e criativo.
    A sétima lei: tudo que é realmente construtivo é bonito tudo que é bonito é aperfeiçoado completamente tudo que é aperfeiçoado completamente é uma contribuição à cultura do futuro.
    A oitava lei: em cada amalgama construtivo encontra-se a idéia do coletivismo da humanidade. Na coesão de elementos diversos reflete-se a concordância das aspirações das mais finas dos homens.
    A nona lei: cada solução construtiva deve ter uma motriz na base de que a construção é feita à décima lei: a fim criar uma imagem construtiva, para a qual é necessário ter o conhecimento absoluto não somente dos fundamentos do construtivismo, mas igualmente dos processos pelos quais essa imagem será reproduzida na realidade.
    A décima lei: antes de fazer exame do formulário, como a representação ou a realidade, um objeto construtivo deve atravessar todos os estágios de construir acima e de desenvolvimento que são necessários e possíveis.
    A legitimidade de todas as estruturas construtivas depende do poder de simultaneamente provar que a verdade e a exatidão das escolhas da solução por meios analíticos. O formulário que nós planejamos é legitimado até ao ponto em que é justificado.
    Em todo o projeto nós enfrentamos a necessidade de dar bases / fundamentações, e desse modo como legitimar, a construção / partido que nós adotamos finalmente, nós devemos provar que a construção que nós estamos propondo está correta, é justa, tem a ver com o problema proposto.”

    Iakov Georgievich Chernikhov.
    (Texto Traduzido pela Arq. Dr. Clara Miranda)

    HARMONIA DAS CORES

    A impressão da cor produzida por um edifício pode ser influenciada por diversas maneiras:

    1- O tratamento dos materiais naturais, cuja diversidade pode ser enriquecida pela seleção certa do material das superfícies.

    2- As cores aplicadas, como na pintura, têm uma infinita combinação possível para os conceitos arquitetônicos.

    3- Selecionando combinações de diversos materiais como o concreto, o vidro e o aço, podem proporcionar ferramentas novas para a composição e a expressão formais e assim cria novos tipos de ritmos e de harmonia.

    Os arquitetos faziam vários exercícios com as cores, misturando-as, analisando-as, por exemplo, as escalas de tonalidades, aplicação da cor em superfície, nas bordas, nos núcleos, se são densas, se são transparentes, se são leves ou se são pesadas.

    Os estudos mostram que as cores castanho escuro, vermelho escuro, produto cinzento e preto escuro passam uma impressão de que o edifício seja sujo e pesado. Ao contrário dessas cores, o verde, o amarelo, o azul-céu, as cores claras, passam à impressão de monumentalidade e de glorificar.

    Fontes :
    wiki
    e
    http://urssconstrutivismo.blogspot.pt/2006/12/04princpios-e-propostas-imagemmontagem.html?m=1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flica
      constructivismo-7-728.jpg
      cons 17.jpg
      malevich.black-square.jpg
  3.  # 843

    Estilos Modernistas

    A definição do "ser moderno" de Berman
    Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor - mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. (...) ela [a modernidade] nos despeja a todos num turbilhão de permanente desintegração e mudança, de luta e contradição, de ambigüidade e angústia. Ser moderno é fazer parte de um universo no qual como disse Marx, "tudo o que é sólido desmancha no ar".


    BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar... (1985, p. 15)
      incio-da-arquitetura-moderna-5-638.jpg
  4.  # 844

    Colocado por: CMartin"Azul" - Frantisek Kupka
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Flica
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    Os azuis de Kupka...
  5.  # 845

    CMartin

    Depois da viagem q fez, ...para si.



    e u w
    i a o
    o a
    o a e e i e w
    o a
    e u i e i
    i e e
    i i y i e i i y



    Um poema futurista de ALEXEI KHROUTCHOUNYKH.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  6.  # 846

    Colocado por: m.arqCMartin

    Depois da viagem q fez, ...para si.



    e u w
    i a o
    o a
    o a e e i e w
    o a
    e u i e i
    i e e
    i i y i e i i y



    Um poema futurista de ALEXEI KHROUTCHOUNYKH.

    Cmps!


    E para si e para a Flica..

    When did this become art ?
    https://youtu.be/bsfX6xqCBks
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flica
  7.  # 847

    Colocado por: m.arqCMartin

    Depois da viagem q fez, ...para si.



    e u w
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    o a
    o a e e i e w
    o a
    e u i e i
    i e e
    i i y i e i i y



    Um poema futurista de ALEXEI KHROUTCHOUNYKH.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    Leu ou soletrou?

    Cmps!
  8.  # 848

    Ole Scheeren
    Why great architecture should tell a story.
    https://youtu.be/iQsnObyii4Q

    :oP
  9.  # 849

    Colocado por: m.arq

    Leu ou soletrou?

    Cmps!

    Não há nada para ler nem soletrar, nem rima tem. Não diz nada. Não pode ser um poema!
  10.  # 850

    Se calhar é tão poema quanto esta arquitectura que não aprecio e arte que também nada transmite!
  11.  # 851

    Colocado por: CMartinSe calhar é tão poema quanto esta arquitectura que não aprecio e arte que também nada transmite!


    Qual?
    ( coloquei um poema com 100 anos )

    Cmps!
    Concordam com este comentário: CMartin
  12.  # 852

    Colocado por: m.arq

    Qual?
    ( coloquei um poema com 100 anos )

    Cmps!
    Concordam com este comentário:CMartin


    Estava precisamente a pensar nisso.
    Ia colocar esta imagem de arte de Jeff Koons, tão actual, e depois pensei como estão distantes no tempo.
    Estranho.
      44541-30030.jpg
    • m.arq
    • 14 maio 2016 editado

     # 853

    Colocado por: CMartin

    Estava precisamente a pensar nisso.
    Ia colocar esta imagem de arte de Jeff Koons, tão actual, e depois pensei como estão distantes no tempo.
    Estranho.
      44541-30030.jpg


    Do mesmo ano q o poema (?)
    Concordam com este comentário: CMartin
      mictorio_Marcel-Duchamp (1).jpg
  13.  # 854

    Colocado por: m.arq

    Do mesmo ano q o poema (?)
      mictorio_Marcel-Duchamp (1).jpg


    Lol o que é isto?
  14.  # 855

    Colocado por: m.arq

    Do mesmo ano q o poema (?)
    Concordam com este comentário:CMartin
      mictorio_Marcel-Duchamp (1).jpg

    Sim, do mesmo ano.
  15.  # 856

    Colocado por: migjac

    Lol o que é isto?

    Arte!

    :oP
  16.  # 857

    Colocado por: CMartin
    Arte!

    :oP


    Arte? Ok 😝😝😝😝😝😝😝
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 858

    Colocado por: CMartin

    E para si e para a Flica..

    When did this become art ?
    https://youtu.be/bsfX6xqCBks




    Já visualizei, obrigada. Sim, eu sei que estão a levantar-se algumas vozes contra essa "arte" , alguma até obscena, e o despudor com que alguns governos despendem milhões com certas obras que colocam em parques e até na via pública como se observa neste vídeo. Há algumas obras modernas de que eu gosto, mas o caminho está efectivamente negro, não pode ser este, acho bem que alguém tenha a coragem de levantar a voz... A comparação com David e aquela rocha/pedregulho num parque... Como comparar o incomparável?
    Concordam com este comentário: CMartin
  18.  # 859

    Colocado por: m.arqCMartin

    Depois da viagem q fez, ...para si.



    e u w
    i a o
    o a
    o a e e i e w
    o a
    e u i e i
    i e e
    i i y i e i i y



    Um poema futurista de ALEXEI KHROUTCHOUNYKH.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin



    Este poema retrata uma réplica perfeita...!!!
    Só é pena estar mal traduzido ...😂
    • m.arq
    • 15 maio 2016 editado

     # 860

    ?
 
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