Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Acho que descobriram a pólvora!
  2.  # 982

"Bem mais do que planejar uma construção ou dividir espaços para sua melhor ocupação, a Arquitetura fascina, intriga e, muitas vezes, revolta as pessoas envolvidas pelas paredes. Isso porque ela não é apenas uma habilidade prática para solucionar os espaços habitáveis, mas encarna valores. A Arquitetura desenha a realidade urbana que acomoda os seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento. Do seu, inclusive. É bom conhecê-la melhor."

Carlos A. C. Lemos - O que é Arquitetura
    Fonte: Pensador
    Concordam com este comentário: Flica
  3.  # 983

Colocado por: CMartinecto?

Neste pequeno artigo, tentarei explicar como construir uma nova casa, sem se sujeitar às exigências de um desses profissionais. Para que o empreendimento seja levado a cabo com êxito há que fazer três importantes escolhas: estilo, técnico e empreiteiro.

Dispensar o arquitecto? Não ter de aturar o seu homem/mulher de mão? Ele sonha a sua casa consigo, projecta-a e quer dispensá-lo? Waw! Já agora, dispense toda a gente , tipo: "faça você mesmo"
  4.  # 984

Colocado por: Flica
    Dispensar o arquitecto? Não ter de aturar o seu homem/mulher de mão? Ele sonha a sua casa consigo, projecta-a e quer dispensá-lo? Waw! Já agora, dispense toda a gente , tipo: "faça você mesmo"

Flica, é que, muito francamente, ainda não percebi qual o ganho (se é que posso usar este termo aqui) que o Dono de Obra poderà ter em optar por não ter um projecto de arquitectura.
    Eu sei que esta nossa conversa pode parecer parcial, e dificilmente, acho, aparecerà um DO a defender o ponto de vista contràrio ao nosso, logo, também não haverà, a meu ver, uma discussão sã e interessante a respeito.
    Mas que eu gostava, gostava, de ter a oportunidade de perceber. Até podia identificar DOs que não usaram arquitecto para ver se despoletava o "botar conversa". Mas isso não seria a forma correcta de se atingir o objectivo .
  5.  # 985

E sempre que penso neste assunto, também me ocorre que antigamente não se recorria a arquitectos, usualmente, na construção das casas de habitação populares.
    E ainda, como contrasenso ao que defendo que se deve fazer actualmente, a minha casa não foi obra de arquitecto. Tem 100 anos.
  6.  # 986

Colocado por: CMartin

Flica, é que, muito francamente, ainda não percebi qual o ganho (se é que posso usar este termo aqui) que o Dono de Obra poderà ter em optar por não ter um projecto de arquitectura.
    Eu sei que esta nossa conversa pode parecer parcial, e dificilmente, acho, aparecerà um DO a defender o ponto de vista contràrio ao nosso, logo, também não haverà, a meu ver, uma discussão sã e interessante a respeito.
    Mas que eu gostava, gostava, de ter a oportunidade de perceber. Até podia identificar DOs que não usaram arquitecto para ver se despoletava o "botar conversa". Mas isso não seria a forma correcta de se atingir o objectivo .

Na minha obra 2 arquitectos: o que tirou as medidas à casa. Mediu, entregou o desenho, recebeu.

A outra, a que colocou no papel as nossas ideias. Disse que com as medidas que tinha não conseguia 'enfiar' a escada em caracol onde se pretendia. Conversa do serralheiro "diz-me lá onde é que é, abre um buraco de x e dá-me a altura da lage. Diz à sra. Arquitecta que se ela quiser ver como cabe depois fazes-lhe uma visita guiada".

A escada lá está. Não estou a desvalorizar os arquitectos.
  7.  # 987

Ora aí està. Acho que sucede muitas vezes Obras em Casa, tenho realmente essa ideia.
    Não se està a desvalorizar. É uma conversa racional a ter, com os diversos pontos de vista de acordo com as experiências e até não experiências (o meu caso).
  8.  # 988

Tem razão Obras em Casa,

É claro que um "mestre" experiente pode, em muitos casos práticos, achar a solução que um arquitecto com pouco traquejo e que se limita apenas ao desenho
    não vê. Também já vi paramédicos e outras pessoas comuns acertarem no medicamento adequado no qual o médico não acertou e não é por isso que vamos dispensar os médicos... E em tempos bem antigos também não havia médicos, só curandeiros.

Colocado por: Obras em casaoutra, a que colocou no papel as nossas ideias. Disse que com as medidas que tinha não conseguia 'enfiar' a escada em caracol onde se pretendia. Conversa do serralheiro "diz-me lá onde é que é, abre um buraco de x e dá-me a altura da lage. Diz à sra. Arquitecta que se ela quiser ver como cabe depois fazes-lhe uma visita guiada".

A escada lá está. Não estou a desvalorizar os arquitectos.
  9.  # 989

Um Abraço! CMartin.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  10.  # 990

Olà!
    Obrigada m.arq.
    Para si um abraço !

Já espaireceu então?

Ou não..Logo se vê, suponho.

Estava a achar que ia ficar aqui basicamente subterrada debaixo do entulho e dos tijolos e dos envidraçados e dos caixilhos, sem ninguém que me acudisse, m.arq.

Esta semana estive numa sessão interessantíssima sobre Mindfulness. Basicamente, em vez de viver-se em piloto automàtico como fazemos, com pensamentos entre o passado e o futuro, é estar-se consciente neste momento presente..Ser gentil conosco mesmos no sentido de não nos julgarmos a nós próprios mas apenas aceitar o momento.

Gostei imenso.

Posso estar a extrapolar a coisa, mas acho que o mindfulness até pode perfeitamente vir a ser trazido para a arquitectura. Se não está já, talvez ainda sem o teorizar. Afinal, se a arquitectura reflecte o Humano..
    E se a arquitectura ao longo dos tempos, acompanhou os próprios tempos, e o mindfulness se torna um sinal dos nossos tempos, junto com o thoughtfulness (be kind, and thoughtful), talvez o contemporâneo và beber dele também.

Gosto desta ideia.
    O mindfulness traz-me ao pensamento o que é natural, pacífico, bonito e belo e genuíno.

Não plástico, não artificial. Não negro. Não cidade tecnológica onde as pessoas circulam engavetadas, engravatadas em piloto automàtico.
  11.  # 991

Errata: connosco.
    :o)
  12.  # 992

Colocado por: m.arqUm Abraço! CMartin.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Um abraço só para a CMartin? Não é justo! E as outras meninas que também apreciam os seus comentários sucintos e o humor ácido...😂
  13.  # 993

FUNCIONALISMO
    Arquitectura

O funcionalismo, em arquitetura, é o princípio pelo qual o arquiteto que projeta um edifício deveria fazê-lo baseado na finalidade que terá esse edifício. Esta declaração é menos evidente do que parece em princípio e é motivo de confusão e controvérsia dentro da profissão, particularmente na visão da arquitetura moderna.

Fonte : Wikipédia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flica
  14.  # 994

Arquitectura Funcionalista
      a-arquitetura-da-1-metade-sculo-xx-77-638.jpg
  15.  # 995

Funcionalismo : Construção
      a-arquitectura-e-o-design-funcionalismo-4-728.jpg
  16.  # 996

Funcionalismo: Arquitectura Moderna
      villa-savoye.jpg
  17.  # 997

Le Corbusier : Arquitectura Moderna Funcionalista
      a-arquitetura-da-1-metade-sculo-xx-63-638.jpg
  18.  # 998

Arquitectura Funcionalista

https://youtu.be/1vSn_t1q1mQ

Fonte : Documentàrio, Youtube
  19.  # 999

CMartin, bom dia
    Obrigada pela selecção e excelente organização dos textos interessantes com que nos brinda.
    Acha que esta arquitectura funcionalista tão racional e geométrica pode ter linhas de contacto com o Dadaísmo? Eu acho que tem, e muito, mas volto a perguntar-me como pode algo assim, tão funcional e real, fundir-se e casar tão bem com a metafísica do surrealismo. Ver se encontro algo do Giorgio di Chirico que tem muito a ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  20. Colocado por: CMartinO mindfulness traz-me ao pensamento o que é natural, pacífico, bonito e belo e genuíno

E depois faz o tpc? 😊
    Concordam com este comentário: CMartin

0.1015 seg. NEW