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  1. #1
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  2. Colocado por: marco1janelas encostadas ás laterais. não falo em soluções, hábitos mas sim apreciar ( aplicar) aqui e ali coisas que acho intemporais.

    peras?? já não se usa disso nem aconselho num quarto que não seja o principal ( que por norma leva a cama de casal ) sejam fixados interruptores ao pé das camas, o que permite mudar uma cama de solteiro e assim a disposição do mobiliário de um quarto.
    isto na minha maneira de ver as coisas claro.


    (???)
    ?
    Cmps!
    • m.arq
    • 7 dezembro 2016 editado
    Colocado por: marco1o m.arq renega completamente o mies van der rohe, bem cada um tem os seus gostos.
    é bom quando se tem quartos que permitem escolher depois a posição das camas e que camas.


    As peras! se calhar foram longe. O q pretendia dizer ao emad é q o pixeleiro n pode, ou costuma, pintar tanta interpretação.
    Cmps!
  3. o picheleiro deve limitar-se a cumprir o projeto ou a meter onde lhe dizem para meter.

    amigo m.arq, devíamos ir mais para a frente, sensores, voz, e outras coisas mais tal como um simples interruptor á entrada da divisão.
  4. Colocado por: marco1o picheleiro deve limitar-se a cumprir o projeto ou a meter onde lhe dizem para meter.

    amigo m.arq, devíamos ir mais para a frente, sensores, voz, e outras coisas mais tal como um simples interruptor á entrada da divisão.


    marco1 isso é mt lindo e mt futurista. O pixeleiro mete onde a cama manda. .
    • m.arq
    • 8 dezembro 2016 editado
    Qnt á janela encostada. Q sentido faz, uma linha (direção) comportar acabamento interior,ombreira e acabamento exterior? O vislumbre?
    Cmps!
    A questão nem está aí. Tem a ver com empurranços e desiquilibrios interiores. ...
  5. #1
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  6. o sentido? faz, faz não ter num alçado de linhas contemporâneas a janelinha de sacada plantada no meio do paramento.
    a ombreira é pura e simplesmente o caixilho/aro que até pode ser embutido, haja arte.
    o que me irrita sabe, é que assim como se importou massivamente a onda do caixote branquinho, agora vem ai a onda nórdica dos telhadinhos inclinados e outros tantos revivalismos com sabor nórdico.
    enfim, sempre disse e fiz: seja qual for o estilo, importa é usar bem a sua linguagem, a sua gramática.
    por exemplo casinhas com telha e cantarias nas janelas, beirados e colunas, bem desenhados são uma coisa mal desenhados é confrangedor, tal como a dita arquitetura sem telhado e de linhas direitas.
    é claro que a arquitetura pode ir mais alem, outros parâmetros, outras sintaxes, por ai... mas também importa desenhar as nossas casas correntes e da melhor forma, mesmo que sejam apenas correntes mas conferi-lhes peso e medida sem ambicionar voos mais transcendentes.
  7. Colocado por: marco1o sentido? faz, faz não ter num alçado de linhas contemporâneas a janelinha de sacada plantada no meio do paramento.
    a ombreira é pura e simplesmente o caixilho/aro que até pode ser embutido, haja arte.
    o que me irrita sabe, é que assim como se importou massivamente a onda do caixote branquinho, agora vem ai a onda nórdica dos telhadinhos inclinados e outros tantos revivalismos com sabor nórdico.
    enfim, sempre disse e fiz: seja qual for o estilo, importa é usar bem a sua linguagem, a sua gramática.
    por exemplo casinhas com telha e cantarias nas janelas, beirados e colunas, bem desenhados são uma coisa mal desenhados é confrangedor, tal como a dita arquitetura sem telhado e de linhas direitas.
    é claro que a arquitetura pode ir mais alem, outros parâmetros, outras sintaxes, por ai... mas também importa desenhar as nossas casas correntes e da melhor forma, mesmo que sejam apenas correntes mas conferi-lhes peso e medida sem ambicionar voos mais transcendentes.


    Não te entendo. Q é isso de linhas contemporãneas?
    ( qt à inclinação nórdica já disse q é moda até aparecer no Olx )
    Olha uma coisa contemporânea pra aí com 20 anos (?) ..e a coisa já acontece desde mt antes
    Cmps!
    https://www.youtube.com/watch?v=13D1YY_BvWU&list=RD13D1YY_BvWU#t=7
  8. #1
      pic1_0.jpg
  9. contemporâneas ou lá o que lhe quiser chamar, para mim a palavra certa é e será sempre moderno, pois penso que esta palavra transcende o movimento do seculo passado com esse nome.

    também lhe digo m.arq sei ver os méritos de uma desconversa mas reconheço que não tenho grande arte nisso.
  10. Colocado por: marco1contemporâneas ou lá o que lhe quiser chamar, para mim a palavra certa é e será sempre moderno, pois penso que esta palavra transcende o movimento do seculo passado com esse nome.

    também lhe digo m.arq sei ver os méritos de uma desconversa mas reconheço que não tenho grande arte nisso.


    marco1
    Penso q estás a falar da hipótese de o emad estar sujeito ás tomadas ( posições) conforme as camas nos quartos. Qnt a isso, conheces mt bem a realidade e sabes q é um facto.
    Qnt ao mais é conversa mesmo.
    Cmps!
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  11. Colocado por: emadSim. Porque pergunta? Nao gosta?
    Sao todos quadrados. Os únicos redondos são no chão na rampa de entrada pedonal.


    Em princípio não aprecio muito. Eu acho que porque ainda não me tenho apercebido de nenhum espaço particular em que tenha resultado bonito. Por isso, acho sempre que são mais apropriados para espaços comerciais por exemplo.
    No entanto, acredito que haja exemplos que provem o contrário da minha opinião, eu é que ainda não me cruzei com eles.
    Acho que esta minha antipatia pelos focos quadrados embutidos também tem a ver como são colocados (espaçamento, direcção ou posição, quantidade de focos) e os seus materiais e tamanho dos mesmos para além ou mais do que a forma em si quadrada nunca me parecem as melhores escolhas. Talvez não seja culpa dos focos quadrados em si, mas de toda esta conjugação que faz a solução não funcionar para mim.
    • emad
    • 8 dezembro 2016 editado
    Eu e ao contrario, nao gosto dos redondos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12. m.arq e marco1 e todos,
    Tenho a oportunidade muito feliz agora que trabalho basicamente de casa, de todas as manhãs fazer um passeio higiénico com o cão até ao café da minha aldeia em plena cidade.
    O passeio permite apreciar a arquitectura da aldeia, muita dela sendo casas antigas devolutas, que têm para mim, um fascínio imenso.
    Sou amante da genuidade delas.
    Não sou contra as influências vindas de outras paragens, penso que sempre as houve, desde o início da arquitectura. Até nestas casas antigas se vê diferentes influências.
    Apesar disso são genuínas.
    O que não aprecio de todo no gosto arquitectónico de hoje é a falta de consistência, falta de genuidade, sentimento de grandiosidade sem poder. Imitação.
    Não genuidade. Imitação. Repito.
    Não há singularidade.
    Hà intuito comercial sem personalização (casas sem personalidade).
    Preocupa-me um pouco as casas devolutas da minha aldeia quando são vendidas, por um lado fico contente porque é dar-lhes uma nova vida, por outro espero que o comprador não seja pato bravo.
    Do que tenho visto, e é bom, é que quem compra uma casa destas, o particular para habitação, vem sempre com um entendimento especial e raramente desvirtua a arquitetura original.
    Pode alterar, modernizar, seja reabilitação ou manter-se pelo restauro, mas raramente a estraga.
    Agora quem as herda ou quem as compra como investmento e fonte de receita nem sempre respeita ou tenta entender o que alí tem, e valorizá-lo como merece.
    Não repudio influências estrangeiras, repudio o puro mau gosto na arquitectura. E esse existe como sabem. Individualismo? Para se ter individualismo numa arquitectura tem que se ter unhas. Não tendo unhas, por amor da santa, entregue-se a um bom arquitecto.
    De resto, por muito que se estrabuche sobre o direito individual ao gosto pessoal, nunca as massas poderão convencer as elites (entendidos, arquitectos e restantes especialistas..) de que a sua arquitectura das massas é bela.
    Existe um entendimento no meio que é um entendimento diferente do do restante.
    Não tem mal. É assim apenas.
    E talvez seja infrutífero e apenas frustrante para qualquer das partes convencer a outra do contrário. Vivem realidades paralelas que não se cruzam.
    É este o meu entendimento. E não sou entendida, portanto é entendimento sem peneiras.
    Tomara eu saber discutir arquitectura com conhecimento, em vez de apenas sentimento.
  13. Gosto imenso de peras à cabeceira, de nichos, de cruzes e de bancos namoradeiros, pias de pedra. São características que fazem parte duma linguagem duma casa. Não fazem parte da linguagem de outra casa.O que não significa que não aprecie esta outra casa. São casas diferentes.
  14. Estas casas que o m.arq tem colocado são horríveis. Não é arquitectura.
    Pavorosas.
  15. Colocado por: emadEu e ao contrario, nao gosto dos redondos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin
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    São preciosismos, os focos redondos ou quadrados, a preferência.
    O que não acho especial graça também é aquela saliência, a moldura de encaixe que fica por fora. Os meus focos redondos também a têm.
    Depende também do material dessa moldura em saliência.
    Preferia talvez que houvesse forma de colocar os focos sem a moldura perceptível, embutidos apenas. Outro preciosisminho, tag emad :o).
      20161208_134808.jpg
    • emad
    • 8 dezembro 2016 editado
    Colocado por: CMartinEstas casas que o m.arq tem colocado são horríveis. Não é arquitectura.
    Pavorosas.

    Mais uma vez discordo CMartin. As casas que o m.arq tem postado são uma transformação do simples em moderno.
    Agora constroem -se casas enormes e complexas que depois acabam por cansar. Para nao falar dos elevados custos de manutenção.
    A minha preferida.
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    • emad
    • 8 dezembro 2016 editado
    M.arq diga -me sff quanto custa fazer este espécime.
    Que área podera ter?
    Gosto do contraste dos matérias e das cores. E adoro o betão branco.
    Para mim esta casa é intemporal. O mesmo não posso dizer da minha.
    Tenho um terreno familiar ideal para uma casa destas, é pena a minha esposa nao alinhar nisto.
 
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