Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Será que vale a pena fazer uma ligação equipotencial? Essa ligação costuma ter custos extras? Lembrei-me agora que os meus aros das portas também vão ser em alumínio.
  2.  # 22

    Colocado por: Minimalssa ligação costuma ter custos extras? Lembrei-me agora que os meus aros das portas também vão ser em alumínio.

    Tem...é chato de fazer... nas IS, deverá ter isso salvaguardado. O que lhe diz o electricista?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  3.  # 23

    Na ficha abaixo é referido que os aros metálicos das portas devem ser ligados pois podem estar em contacto com elementos metálicos da construção.

    http://www.certiel.pt/c/document_library/get_file?uuid=5957071a-f296-4105-8c1e-5fef48cfdef1&groupId=10100

    Salvo opinião melhor, penso que é aplicável apenas em caso de paredes de betão com armadura. No entanto, e por via das dúvidas, preferia contemplar essa ligação equipotencial.

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  4.  # 24

    Nem a construtora nem o electricista falaram na ligação equipotencial, nem alertaram sobre a questão do metal que estou a usar no rodapé da cozinha e wc e aros da porta serem condutores de electricidade. O electricista vem da parte da construtora e não me parece que a construtora tenha muita experiência nesta questão.

    No caso não tenho nenhuma parede de betão com armadura (construção dos anos 50), mas tenho de ver com eles e avaliar o que é que vou fazer. Eu preocupada com os rodapés e quase a ultrapassar esta questão e agora tenho mais os aros das portas! grrrr
  5.  # 25

    Colocado por: Minimalquase a ultrapassar esta questão e agora tenho mais os aros das portas!

    Ultrapasse, se fosse-mos a pensar nisso já tinha morrido milhares eletrocutados/as....Mariquices!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, joaosantos
  6.  # 26

    Minimal.. não entendo, anda a pedir a opinião a toda a gente, tem o pessoal da obra, parece não confiar nas pessoas. parece muito stressada com a obra. Tenha calma e não invente problemas onde eles não existem.. Simplifique.
    Concordam com este comentário: joaosantos, C.Silva
  7.  # 27

    nunca ouvi falar em tanto medo...e se o tecto cai ? é mais provavel que electrocussao :)
  8.  # 28

    Tem razão, sou muito perfeccionista e gosto sempre de saber a opinião de várias pessoas, para depois escolher a minha. As obras têm de ser muito bem preparadas para durante a obra haver o mínimo de surpresas possível. Vai ser um investimento grande e depois da obra estar fechada espero ter tomado pelo menos 90% das minhas decisões acertadas.

    Mas repare que a minha dúvida inicial desta publicação começou em perguntar por um rodapé em PVC. Depois surgiu a ideia do rodapé em metal e disseram-me que era perigoso se não tivesse borracha inferior (o que eu gosto não tem). E depois o Pedro Barradas disse que isso resolvia-se com uma ligação equipotencial. A complicação surgiu aí, porque depois lembrei-me que também tinha aros metálicos.

    Acredite que eu queria descontrair com a obra... dizem que as pessoas quando estão na ignorância são mais felizes... mas eu sou muito perfeccionista e aqui o fórum tem muita informação :)
  9.  # 29

    Desculpe a sinceridade,quem for trabalhar na sua obra....sabe que uma obra não é um quadro....boa sorte para si...e para quem a for fazer
  10.  # 30

    Eu sei que a obra não é um quadro, mas vai ser o espaço onde vou viver. Eu se me disseram aqui que há problema de electrocussão é normal que me preocupe. E como não sei o grau de gravidade é normal que pergunte. Provavelmente nem há nenhum perigo. Não sei.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  11.  # 31

    Fiquei curioso quanto a esse "problema" de electrocussão, é que não estou mesmo a ver o que influencia o rodapé nisso... so pela agua era o suficiente se os sistemas de segurança do quadro eletrico por algum motivo não funcionarem...
    Concordam com este comentário: joaosantos
  12.  # 32

    Picuinhices..a segurança sempre,mas o exagero...nao se preve cair nenhum meteorito ?
  13.  # 33

    Colocado por: MinimalE depois o Pedro Barradas disse que isso resolvia-se com uma ligação equipotencial. A complicação surgiu aí, porque depois lembrei-me que também tinha aros metálicos.


    Terá de respeitar os requisitos mínimos de segurança elétrica. Para além disso, deverá ter uma vistoria da Certiel e o seu eletricista terá de passar um termo de responsabilidade sobre a instalação eléctrica.

    O eletricista, mais que tudo, deverá efetuar uma instalação em conformidade com os requisitos legais.


    Aproveito para complementar:

    7— Regras para instalações e locais especiais, pontos 1 a 6
    701 Neste ponto, as regras especiais apresentadas são relativas às instalações especiais que contenham banheiras ou chuveiros, mais conhecidos por casas de banho.

    No ANEXO I
    Ligação equipotencial suplementar

    I.1 — A ligação equipotencial suplementar tem por fim a equipotencialização de todos os elementos condutores a casa de banho e a limitação da tensão de contacto a m valor não perigoso, tendo em conta as condições particulares, as quais se encontram as pessoas (condição de influências externas BB3).

    Alinea c) Todos os restantes elementos condutores, com excepção dos que estejam isolados dos elementos da construção (os aros metálicos das portas e das janelas devem sr ligados à ligação equipotencial, dado que podem estar em contacto com elementos metálicos da construção como por exemplo, as armaduras do betão); ou seja "só para as casa de banho"

    já agora instalações especiais:
    702 — Piscinas e semelhantes.
    703 — Locais contendo radiadores para sauna
    704 — Instalações de estaleiros
    705 — Instalações eléctricas em estabelecimentos agrícolas ou pecuários.
    706 — Locais condutores exíguos


    http://www.eletricidade.net/forum/viewtopic.php?f=13&t=3905&sid=ceef50fb758fd6184db01680c78fd35a&start=60


    Resumindo, e salvo opinião melhor, só deverá equipotencializar a casa de banho, nomeadamente janelas, aros, radiadores metálicos e eventualmente canalização da água se for metálica (tipicamente em INOX e usada em renovação).

    Colocado por: MinimalNo caso não tenho nenhuma parede de betão com armadura (construção dos anos 50), mas tenho de ver com eles e avaliar o que é que vou fazer.


    Poderia eventualmente argumentar com a Certiel ou com o eletricista que não haveria necessidade, mas aconselho-a a ultrapassar esses diferendos e simplesmente equipotencializar as janelas e aros metálicos.

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  14.  # 34

    Tenho de falar com o electricista sobre a equipotencialização. De qualquer modo nunca terei de pedir nada à Certiel porque já tenho contador (trata-se de uma obra de recuperação).
  15.  # 35

    Que rodapé deverei colocar na cozinha, sendo que toda a casa vai levar flutuante com rodapé. a dúvida está na cozinha que vai levar material cerâmico. O rodapé deverá ser todo igual (madeira) ou na cozinha deverá ser igual ao material cerâmico.
  16.  # 36

    ceramico....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferlima
 
0.0205 seg. NEW