Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 6 janeiro 2017

# 201

No cálculo dos envidraçados chega-se ao pormenor de considerar o tipo de características do espaçador entre os vidros... E diferente ter um espaçador de alumínio ou um de PVC...
  1.  # 202

Colocado por: Skinkx

Qual é que é o problema de ter uma janela 4.40x2.50?

Desde que tenha estores, que o vidro seja temperado/selectivo/acústico, tudo se faz. O problema é que as pessoas querem o "chãnã" mas ninguém quer o reverso da medalha. E depois em obra aparece um perfil de correr Navarra, do mais básico, com vidro duplo 4/10/4 e uma espécie de cortina barata pelo interior.

A janela era grande de mais e sua orientação. Sim tem estores lamelas orientável.
  2.  # 203

Viva.
    Gostaria apenas de esclarecer algumas questões levantadas.

1. Uma Passive House não tem obrigatoriamente de ter ventilação mecânica com RC. Pode ser com ventilação através das janelas ou um sistema de extracção e grelhas de admissão, etc. Tem é de ser contabilizadas as perdas com um determinado perfil de ventilação.

2. As vantagens da ventilação mecânica com RC não se ficam apenas pelas menores perdas e pelo conforto no inverno. Em locais quentes, onde e quando o free cooling não é possível , a RC é uma vantagem.
    Também ao nível do conforto acústico há uma melhoria clara se não tivermos obrigatoriamente de abrir as janelas para ventilar.
    Em termos da sujidade e poeiras também é vantajoso a sua utilização devido à filtragem que é feita das partículas. Um filtro depois de 1 ano de utilização está completamente negro (dependendo da localização). Imaginem onde se acumularam essas partículas se não houver essa filtragem.
    Por fim, é um sistema que permite uma ventilação contínua, intencional e controlada. Numa ocupação e numa casa convencional será necessária uma renovação de 3 em 3 horas. É desagradável num serão, ou durante o sono, ter de abrir as janelas porque a concentração de CO2 está elevada. Se não soubermos qual o nível de CO2 então não reconhecemos o problema e aí está tudo bem.

3- As necessidades anuais de 120kWh/m2 dizem respeito às necessidades de energia primária, tendo em conta os devidos factores de conversão e com a energia total utilizada.
    As necessidades anuais de aquecimento ou arrefecimento de 15kWh/m2 dizem respeito às necessidades úteis de energia (energia térmica) sem ter em conta COPs ou eficiências dos sistemas.

Deixo aqui o plano dos eventos Passive House para 2017.
    • MVA
    • 14 fevereiro 2019

# 204

Colocado por: callinasCom janelas e portas de correr consegue-se ir de encontro a ao conceito passive house?
    Concordam com este comentário:pc ferreira

Desculpem levantar novamente este tópico, mas andei à procura de janelas de correr eficientes e lembrei-me que o primeiro passo seria ir ver as que obtiveram a certificação de passive house.

Existem 9 marcas/modelos de janelas de correr certificas, mas julgo que nenhuma destas marcas se vende em Portugal:

https://database.passivehouse.com/en/components/list/sliding_door
  3.  # 205

Você não precisa de coisas certificadas passive house para ter qualidade. Aliás há muitos produtos melhores que alguns certificados PH.
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019

# 206

Colocado por: callinasVocê não precisa de coisas certificadas passive house para ter qualidade. Aliás há muitos produtos melhores que alguns certificados PH.

Óbvio. Estava era a ver se já existiam no mercado algumas janelas de correr que tevessem a mesma qualidade e capacidade de isolamento termico e acustico que as janelas oscilobatente. O selo passive house era garantia que sim, que existiam.

De qualquer forma no mercado nacional não me parece que seja comercializada nenhuma janela de correr com qualidade. Mas corrijam-me se estiver enganado.
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019

# 207

Colocado por: ****

Você sabe o que está a dizer ?

Elucide-me então.
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019

# 208

Colocado por: ****

Em Portugal não têm janelas de correr com qualidade as marcas como a sapa a cortizo, entre outras são o quê?

Mostre-me lá uma janela de correr com coeficiente de transmissão térmica Uw inferior a 0.8

Se me mostrar, dou o braço a torcer.
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019

# 209

Colocado por: ****https://www.sapabuildingsystem.com/pt/pt/produtos/janelas-de-correr/

Desse link:

"O sistema Performance 70 CL oferece a maior eficácia térmica para janelas e portas de correr do mercado com Uw=1.5"

Há literalmente centenas de janelas oscilobatentes com Uw igual ou inferior a 0.8

A melhor de correr do mercado não consegue melhor que 1.5

Não há comparação possível em termos de performance térmica. A de correr é duas vezes pior que a oscilobatente.
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019

# 210

Colocado por: ****Isso é mentira

Não me chame mentiroso, por favor!
    Está escarrapachado no site deles que o Uw é de 1.5:

https://www.sapabuildingsystem.com/pt/pt/produtos/janelas-de-correr/performance-70-cl/

E também está escarrapachado nesse site (que foi você que me forneceu) o "gabanço" de que esta é a melhor janela de correr do mercado!
    • MVA
    • 15 fevereiro 2019

# 211

Colocado por: ****Ainda têm dúvidas ...
      473F91DD-619E-48A6-8EFB-ACBE3D9C1264.jpeg

Não tenho problemas em dar o braço a torcer quando é preciso.
    Esta de correr da Cortizo tem uma excelente performance.

E agradeço-lhe ter-ma dado a conhecer. Obrigado.
  4.  # 212

Convém fazerem comparações com os mesmos tipos de vidros...

Para o mesmo vidro dificilmente uma janela de correr tem o mesmo comportamento de uma de batente. Se o comportamento térmico for o único requisito do dono de obra, a opção é clara...
    • MNeo
    • 18 fevereiro 2019

# 213

Janelas de correr com coeficiente inferior a 1,5

https://www.reynaers.pt/pt-PT/proprietarios/products/cp-155

Não deve gostar é do preço.
  5.  # 214

Deixamos aqui o documento recentemente publicado que permite saber se estamos perante uma Passive House ou não...não vá alguém comprar gato por lebre. http://passivhaus.pt/download/20190719_checklist_uma_PH.pdf
      checklist5.jpg
  6.  # 215

no conceito passive house como fazem para os respiros/ventiladores do wc? e esgotos?
    obrigado
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021
  7.  # 216

Colocado por: JoelM

VMC, ventilação mecânica para o w.c.

Neste caso não tem nenhuma outra ventilação além da VMC, correcto?
    • SrR
    • 6 dezembro 2019

# 217

Colocado por: ****.....daqui a pouco falamos dos esgotos ligados nas vmc ...
    ja existe do género, nao a vmc mas ligado a esgoto
  8.  # 218

• DR1982
    • 30 outubro 2021 editado

# 219

9.  # 220

Não percebo nada de francês mas gostava de entender o conteúdo dos vídeos se ao menos fosse em alemão

0.0969 seg. NEW