Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 161

    Colocado por: riscosbem como disposições solares com uma arquitetura que defina posições estratégicas de vão para aproveitamento solar, desta forma para que não seja necessário a utilização de sistemas de aquecimento ou arrefecimento


    Por muito bem executada que esteja uma Passive House, tem sempre que ter sistema de aquecimento. Se forem verificar as exigências da norma, a Passive House, tem sempre necessidades mínimas de aquecimento.

    O arrefecimento por ser feito por meios naturais com a abertura de janelas no verão, ou poderá necessitar de um equipamento com capacidade mínima de arrefecimento.

    Existem Passive Houses que a climatização da casa toda é efetuada por um pequeno sistema de ar condicionado.

    A Passive House é um edifício que tem necessidades mínimas de aquecimento e arrefecimento.

    Na Passive House não consegue ter gás a funcionar em casa por causa da estanquidade. Pode ter a instalação feita, mas não vai conseguir cumprir as exigências da legislação, para a entrada de ar no edifício (cozinha) obrigatória pela legislação do gás.

    Se a Passive House não for pensada desde a fase de projeto muito dificilmente, vai conseguir chegar ao fim da obra a cumprir a norma. Se projetar sem o acompanhamento de um técnico que tenha formação em Passive House, vai ser difícil cumprir as exigências.

    Para ter uma Passive House certificada, ou projeto tem que ter o acompanhamento de um Passive House Designer.
  1.  # 162

    Pode ter uma caldeira a gas.... num compartimento técnico. Já na cozinha, os aparelhos de confecção são do tipo A ( fogão a gas), teremos problemas...

    Sinceramente... acho um disparate da Passive house... a estanquidade... e estar tudo dependente de um fluxo interior, controlado.... ainda para mais num pais com condições climáticas mediterrânicas como o nosso. Eu gosto de abrir as janelas.... outro dia, ainda este mês, estava mais agradável com a janela aberta e o sol aqui a dar no escritório, do que com o A/C ligado.... Haja. um bocadinho de bom senso.
    Concordam com este comentário: Picareta, jorgealves, 21papaleguas, callinas, Mk Pt
  2.  # 163

    Colocado por: Pedro BarradasPode ter uma caldeira a gas.... num compartimento técnico. Já na cozinha, os aparelhos de confecção são do tipo A ( fogão a gas), teremos problemas...

    Sinceramente... acho um disparate da Passive house... a estanquidade... e estar tudo dependente de um fluxo interior, controlado.... ainda para mais num pais com condições climáticas mediterrânicas como o nosso. Eu gosto de abrir as janelas.... outro dia, ainda este mês, estava mais agradável com a janela aberta e o sol aqui a dar no escritório, do que com o A/C ligado.... Haja. um bocadinho de bom senso.


    A estanquidade só tem de ser garantida com janelas fechadas (para aqueles dias mesmo beras). Pode abrir as janelas quando quiser, que o certificado não vai lá fechá-las. :)
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
  3.  # 164

    concordo em pleno com o pedro, por isso digo que a passive house, vale o que vale...o conceito é bom, mas não é para seguir à risca.
  4.  # 165

    Bem sei ;).. Abrindo as janelas já estamos a deturpar as contas que justificam o passive house ;), assim como as da ADENE, etc....

    Colocado por: ClioIIPode abrir as janelas quando quiser, que o certificado não vai lá fechá-las. :)
    Concordam com este comentário: jorgealves, MNeo
  5.  # 166

    Colocado por: Pedro BarradasPode ter uma caldeira a gas.... num compartimento técnico. Já na cozinha, os aparelhos de confecção são do tipo A ( fogão a gas), teremos problemas...

    Sinceramente... acho um disparate da Passive house... a estanquidade... e estar tudo dependente de um fluxo interior, controlado.... ainda para mais num pais com condições climáticas mediterrânicas como o nosso. Eu gosto de abrir as janelas.... outro dia, ainda este mês, estava mais agradável com a janela aberta e o sol aqui a dar no escritório, do que com o A/C ligado.... Haja. um bocadinho de bom senso.


    Pedro

    os requisitos escrupulosos de estanquidade advêm da experiência com a falta de ventilação que temos sempre no inverno e com o facto de na génese do conceito Passive-House estarem países com climas de inverno mais adversos e assim, com a VMC duplo fluxo e recuperação de calor consegue-se não só ventilar como reaproveitar uma grande parte do calor que iria ser desperdiçado por ventilação natural.

    Parece-me óbvio que a grande vantagem deste sistema de ventilação, em termos energéticos, coincide com os períodos de maior pico de frio. Ninguém o impede de também recorrer à ventilação natural, aliás, boa parte da performance das PH nos climas mais amenos/temperados depende de uma boa estratégia de ventilação natural, particularmente durante a noite, onde são libertadas as cargas térmicas que o edifício absorveu durante o dia (mas para isso também precisa de uma boa inércia, algo que a PH, talvez pela influência de climas mais amenos no verão, nos países que originaram a norma, ainda não dá suficiente ênfase, IMO).

    A questão, para não me perder, é que a VMC de duplo fluxo só é eficiente se houver estanquidade na envolvente, ou seja, o ar que entra e que sai da moradia tem que o fazer através da máquina de ventilação, optimizando a performance da envolvente. Ainda que possamos questionar alguns princípios ou requisitos PH para aplicação da norma, a componente da estanquidade da habitação parece-me claramente uma melhoria - se a envolvente for estanque, fica ao critério dos utilizadores o modo e grau da ventilação, e não ao critério dos elementos naturais. E isto é algo que mesmo a nível da regulamentação nacional tem sofrido evoluções neste sentido: melhoria da estanquidade da envolvente, inc/ caixilhos, e introdução de dispositivos (grelhas, mais ou menos elaboradas tecnicamente) ou equipamentos (maquinaria de ventilação) para controlo dum adequado nível de ventilação, que não dependa das condições meteorológicas/naturais.

    É um pouco como colocar uma portada exterior num qualquer vão envidraçado, permite ao utilizador abrir a portada no inverno e fechá-la no verão. Sem portada é que ele não controla nada. Ora, para controlar a ventilação, o primeiro passo é garantir uma envolvente estanque e, a partir daí, partir para estratégias de ventilação que possamos minimamente controlar. E isto em nada impede, daqui por 3/4 meses, de sair de casa de manhã e deixar as janelas todas abertas até á noite, o nosso clima permite-o, é saudável e em nada contraria ou prejudica o comportamento térmico do edifício.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, MNeo
    • ptuga
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 167

    Colocado por: Pedro Barradas
    Sinceramente... acho um disparate da Passive house... a estanquidade... e estar tudo dependente de um fluxo interior, controlado.... ainda para mais num pais com condições climáticas mediterrânicas como o nosso. Eu gosto de abrir as janelas.... outro dia, ainda este mês, estava mais agradável com a janela aberta e o sol aqui a dar no escritório, do que com o A/C ligado.... Haja. um bocadinho de bom senso.


    Eu no outro dia diz fiz isso e quando fui a ver tinha uma cobra a entrar para dentro de casa. Não, não estou a brincar.
    Quem vive no "campo" gosta das janelas e portas abertas qb (estou a generalizar). Se te distrais muito tens a bicheza a viver contigo. ;)
    • MNeo
    • 6 janeiro 2017

     # 168

    Tal como foi referido pelo Skinkx se tiverem aberturas para o interior da edificação, sem que a renovação de ar seja controladas através de uma VMC, vai ter perdas significativas no aquecimento e arrefecimento.

    Tanto é que o único equipamento que o Passive House Institut exige que seja certificado, por ele, para poder ter uma Passive House certificada, é a VMC.
  6.  # 169

    Ainda hoje a partir das 07h30 tinha as janelas dos quatros abertas e estiveram assim uns 45 minutos. Abrir as janelas em dias de céu limpo é das coisas que mais beneficia a qualidade do ar dentro das casas e a custos 0 (zero). Ainda tenho que encontrar um documento qualquer que fale de casos práticos de ventilação natural nas casas actuais (técnicas). Acho que o conceito das casas passivas é algo bastante positivo e que vai na direcção certa, mas não se deve levar tudo a preceito, já que Portugal não é a Alemanha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
    • ptuga
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 170

    Colocado por: branco.valterAinda hoje a partir das 07h30 tinha as janelas dos quatros abertas e estiveram assim uns 45 minutos. Abrir as janelas em dias de céu limpo é das coisas que mais beneficia a qualidade do ar dentro das casas e a custos 0 (zero).


    Hoje às 07:30h quando me levantei estavam 5ºC na rua...é uma maravilha ter as janelas abertas e ter essa sensação dentro de casa enquanto de despachas a ti e à família. ;)

    No verão partilho da opinião, pode-se abrir as janelas sem problema.
    Concordam com este comentário: barreira
  7.  # 171

    Se fosse um pouco parecido com a Alemanha provavelmente não morreria tanta gente de frio em Portugal com o clima que temos
    Concordam com este comentário: jorgealves, 21papaleguas, DAJP
    • MNeo
    • 6 janeiro 2017

     # 172

    Uma Passive House não tem a ver só com as questões térmicas da casa, mas também com qualidade do ar interior que muitas das vezes com o melhoramento do isolamento térmico e da estanquidade das casas esquece-se a qualidade do ar interior... Depois começam a surgir as condensações, as humidades, por falta de renovação do ar...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 173

    Colocado por: ptuga

    Hoje às 07:30h quando me levantei estavam 5ºC na rua...é uma maravilha ter as janelas abertas e ter essa sensação dentro de casa enquanto de despachas a ti e à família. ;)

    No verão partilho da opinião, pode-se abrir as janelas sem problema.


    Cada caso é um caso e onde vivo até aguentava-se bem, mas dúvido que estivesse 5ºc na rua. No entanto tenho que dizer, apesar de estar frio, o sol por aqui está maravilhoso e se estivesse em casa, haveria uma janela ou porta aberta do lado mais solarengo.
  9.  # 174

    Tudo isto que se falou pode ser feito, sem entrar em esquemas de "certificações", é uma questão de bom senso e conhecimento técnico.
    Para mim a grande questão que ponho é quanto a quantificação real dos ganhos/ perdas que as formulas e tabelas de calculo impõem.... Considero-as desajustadas, só isso.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Anonimo09092021
  10.  # 175

    Colocado por: branco.valterCada caso é um caso e onde vivo até aguentava-se bem

    Com o sol que tem estado (infelizmente) aqui na zona de Aveiro, abro a casa todos os dias de manhã.
    Às 7,30 não, mas a partir da 9 sem problema nenhum.
  11.  # 176

    Colocado por: 21papaleguasÀs 7,30 ... na zona de Aveiro...

    Que grande aldrabão, às 7.30 levanto-me eu e está noite escura e um frio do caraças.
    Por falar em ser calão!
    Preciso de alguém para ir apanhar 2 ou 3 saquitos de cavacas estes dias.
  12.  # 177

    Colocado por: Sergio RodriguesSe fosse um pouco parecido com a Alemanha provavelmente não morreria tanta gente de frio em Portugal com o clima que temos
    Concordam com este comentário:DAJP


    Ainda há uns dias houve mais uma noticia de uma mãe e seu filho que morreram intoxicados por monóxido de carbono. Olhando o video, duvido que a casa tivesse qualquer tipo de isolamento...

    Apesar disso, as necessidades de isolamento em Portugal são bem menores do que na Alemanha. Pelo que eu tenho lido as casas passivas feitas por cá têm 10 cm de isolamento, coisa que na Alemanha seria considerado muito fraquinho. Abrir as janelas em pleno Inverno na Alemanha seria no mínimo dos mínimos bizarro, já em Portugal, o que não faltam são oportunidades para tal em muitas das nossas regiões.

    Como já escrevi antes, o meu pobre apartamento com 3 cm de isolamento (placas de XPS na caixa de ar) tem muito mais conforto térmico que a moradia dos meus pais. No entanto fazendo o mesmo tipo de comparação com a moradia de um familiar que tem praticamente 10 cm de isolamento... é provável que as ditas pessoas sintam o mesmo desconforto que eu sinto quando entro na casa dos meus pais. O isolamento é algo importante, ter ou não ensombramento nas janelas é importante, etc.

    Dito isto, nada do que escrevi impede que uma pessoa tente procurar formas naturais de ventilar a sua casa.
    • ptuga
    • 6 janeiro 2017 editado

     # 178

    Colocado por: branco.valterCada caso é um caso e onde vivo até aguentava-se bem, mas dúvido que estivesse 5ºc na rua. No entanto tenho que dizer, apesar de estar frio, o sol por aqui está maravilhoso e se estivesse em casa, haveria uma janela ou porta aberta do lado mais solarengo.


    Valter eu partilho da tua opinião, eu tb gosto de vez em quando abrir as janelas e deixar a casa respirar livremente.
    Mas muitas vezes, não é possível por uma razão ou outra, quer por estar muito frio, quer por estar mau tempo.
    Por isso é que acho importante uma ventilação adequada, ainda para mais quando agora nas casas novas se tenta isolar o máximo possível.

    PS- também acho que em Portugal se passa um frio estupido dentro de casa. E nós habituamo-nos, infelizmente a isso.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  13.  # 179

    se calhar é melhor passar algum frio que estar em certas casas em que já estive, a uma temperatura bem quentinha e com o ar super rarefeito que até incomoda.
    Concordam com este comentário: branco.valter, Anonimo09092021
  14.  # 180

    Colocado por: Anonimo09092021um valor em cheia de 0,1276€ por kWh,

    Onde arranjas esse valor que por aqui anda tudo perto dos 0.16 + IVA!!!?
 
0.0836 seg. NEW