Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jorgealvespara ser passivehaus precisa de no máximo 15KWh\m2a ou uma potencia máxima de aquecimento de 10Wm2, um consumo energético global de 120Kwh\m2a e uma quebra de estanquidade máxima de 0,6 a 50Pa em sub-pressão e sobre-pressão

admite-se um período máximo de sobreaquecimento de 5% anual
    O consumo global é o total anual para aquecimento da casa independentemente do tamanho?
  2. Colocado por: DR1982no meu caso seriam menos de 500€ ano
    tenho muitas com consumos quase de metade disso e estam longe de serem ou sequer ambicionar ser Passivehaus
  3. Colocado por: DR1982O consumo global é o total anual para aquecimento da casa independentemente do tamanho?
    m2a = m2\ano = consumo anual por m2
  4. Colocado por: jorgealvesla vamos bater oiutra vez no ceguinho, isso ja tem AQS pelo meio que vai ter sempre de existir ou você toma banho de agua fria???

ou é como os francius e nem toma banho???
    Uma BC apenas para AQS
  5. Colocado por: DR1982Uma BC apenas para AQS
    que tambem entra nos cálculos mas tem que descontar no custo do PRH+BC
  6. Colocado por: jorgealvesque tambem entra nos cálculos mas tem que descontar no custo do PRH+BC
    Suspeito que mesmo descontando esses valores ainda sobram uns trocos jeitosos.
    Mete 1AC, VMC e BC AQS por bem menos do que custa PRH +BC.
    E provavelmente com custos de exploração nao muito diferentes, são opções
    • SrR
    • 29 agosto 2022
    Sistema radiante é uma coisa , ac é outra!
  7. Colocado por: SrRSistema radiante é uma coisa , ac é outra!
    Certo, conhecer bem ambos, só nao conheço o radiante a arrefecer.
    Mas tenho AC numa casa sem isolamento e caixilharia miserável, talvez nao seja o melhor exemplo.
  8. DR não sr esqueça que os vídeos que vê no YouTube essas casas são quase todas de madeira e que o núcleo das paredes é formado 90% por materiais isolantes, muito diferente dr paredes em betão!
  9. Colocado por: DjdasaDR não sr esqueça que os vídeos que vê no YouTube essas casas são quase todas de madeira e que o núcleo das paredes é formado 90% por materiais isolantes, muito diferente dr paredes em betão!
    Sim, as casas que vejo são em
    Madeira mas os requesitos sao os mesmos para todas as casas independentemente do tipo de construção.
    Normalmente nas casas de madeira a preocupação é precisamente a falta de inércia termica.
    Seja como for para mim esta coisa toda de PH só faz sentido se dispensar o uso de um sistema caro de aquecimento, se assim nao for para mim deixa de ter interesse.
    Foi com essa condição que me meti nisto e mantenho, para precisar de um sistema central de aquecimento/arrefecimento deixa de ter interesse.
    • Sasapo
    • 30 agosto 2022 editado
    Colocado por: DR1982Sim, as casas que vejo são em
    Madeira mas os requesitos sao os mesmos para todas as casas independentemente do tipo de construção.
    Normalmente nas casas de madeira a preocupação é precisamente a falta de inércia termica.
    Seja como for para mim esta coisa toda de PH só faz sentido se dispensar o uso de um sistema caro de aquecimento, se assim nao for para mim deixa de ter interesse.
    Foi com essa condição que me meti nisto e mantenho, para precisar de um sistema central de aquecimento/arrefecimento deixa de ter interesse.

Tem tudo para dar asneira. Lembre-se que PH não é só meter mais isolamento e melhor caixilharia.

Colocado por: Sasapoquem é que vai garantir que a empresa que vai colocar as janelas segue a indicações de estanquidade? Quem garante que o picheleiro faz o mesmo? E o elecrecista? Ou melhor, quem vai escolher estas equipas para garantir que é escolhido pessoal capaz? Ou vai ser o ph designer a andar a fazer estes trabalhos?
  10. Colocado por: RUIOLIO que gosto no conceito PH, é a capacidade de quantificar as alterações e em função disso fazer opções.

Espero que o zedasilva veja este comentário, ele que afirma que a PH é aquela coisa rígida sem hipótese de pensar diferente ou tomar opções.
    • DR1982
    • 30 agosto 2022 editado
    Colocado por: Sasapo
    O que que é isso de precisar? Quantas casas por esse país fora não aquecem com lareira, ar condicionado ou radiadores?
    Precisar precisam de uma fonte de calor, se é central, PRH ou o que quer que seja é escolha de cada um com os pros e contras de cada sistema.
    Eu acho que o Dr olha para as coisas ao contrário, devia primeiro definir o que pretende e depois escolher o sistema para atingir esse objectivo, mas parece-me que a anda mais a tomar decisões a vulso à espera que quando colar as peças todas a coisa resulte. Tem tudo para dar asneira. Lembre-se que PH não é só meter mais isolamento e melhor caixilharia.

Vou me explicar melhor, oara mim so faz sentido se dispensar um sistema de aquecimento central tipo prh ou ventiloconvectores em toda a casa, radiadores em toda a casa ou ac em toda a casa tambem. E ainda assim ter uma casa confortável.
    O que se poupannum lado aplica se noutro, Senao oara mim nao tem interesse
  11. o conforto é subjetivo mas se esta confortável em ter zonas da casa com climatização e outras sem nada é uma opção pessoal,

habitualmente as vantagens do PRH são continuidade térmica, conforto elevado e baixo consumo energético, 3 ou 4 radiadores a óleo aquecem umas divisões e a VMC espalha esse calor pelas demais, chamar a isso conforto e eficiência energética já é muito discutível pois a lei de joule é irrefutável e incontestavél.

pode tentar fazer como alguns apregoam, PRE e usar painéis fotovoltaicos para aproveitar, quando não á sol suficiente paga na fatura da EDP e congêneres.

quando estiver la a morar depois diga qual o valor que paga, até lá ainda vai correr muita tinta.
  12. Colocado por: Sasapo
    Tem tudo para dar asneira. Lembre-se que PH não é só meter mais isolamento e melhor caixilharia.

Dar asneira depende do ponto de vista, como ja disse antes mesmo que não acabe em PH, nunca será asneira ter mais isolamento e caixilharia melhor, quanto muito a asneira será “pagar o adicional” pela certificação PH da caixilharia, isto assumindo que ha caixilharias com as mesmas prestações ou diferenças minimas por menos dinheiro!
  13. Colocado por: jorgealveso conforto é subjetivo mas se esta confortável em ter zonas da casa com climatização e outras sem nada é uma opção pessoal,

habitualmente as vantagens do PRH são continuidade térmica, conforto elevado e baixo consumo energético, 3 ou 4 radiadores a óleo aquecem umas divisões e a VMC espalha esse calor pelas demais, chamar a isso conforto e eficiência energética já é muito discutível pois a lei de joule é irrefutável e incontestavél.

pode tentar fazer como alguns apregoam, PRE e usar painéis fotovoltaicos para aproveitar, quando não á sol suficiente paga na fatura da EDP e congêneres.

quando estiver la a morar depois diga qual o valor que paga, até lá ainda vai correr muita tinta.
    Pois mas é isso mesmo que dizem os relatos de donos de PH, que conseguem obter uma casa confortável com o calor espalhado pela VMC. Se é verdade ou mentira já não sei, so experimentando.
  14. Podemos desmistificar que as caixilharias não têm de ter "selo" Passive House para que uma casa cumpra e seja certificada...
    Isso é mito! - Dá mais trabalho ao PHD justificar e talvez calcular as condutividades por empena mas(!) não é um requisito obrigatório.

Quanto ao conforto...
    As PH em que vivi todas tinham aquecimento (PRH).
    Certo que estavam ambas no absoluto mínimo por imposição do prédio (benéfico para o PRH aparentemente (jorge?)).

Abr.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  15. Colocado por: jorgealveso conforto é subjetivo mas se esta confortável em ter zonas da casa com climatização e outras sem nada é uma opção pessoal,

Lembro me algures no passado ter referido que já instalou um PRH em uma casa PH, salvo falha de memória, na instalação de prh em uma casa PH difere algo em relação uma casa "normal" por exemplo o passo dos tubos, a temperatura de impulsão?
  16. Colocado por: RUIOLIros estao mais caros, será que os portugueses vão adiar a troca de carr

As janelas vão ser colocadas à face interior?
  17. Colocado por: tiagodiaf

As janelas vão ser colocadas à face interior?

Certo!

0.5079 seg. NEW