Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

o que custa é ter uma distribuição interior (já para não falar do resto) mal amanhada (o que desvalorizará a casa) e cair na conversa do "já agora..." e gastar o dobro do dinheiro que gastaria em honorários e licenças só com uma escolha de pavimento...
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 22

A minha dúvida é só sobre a necessidade ou não de licença, pois irei contactar um arquitecto. Já agora aproveito a lançar um desafio aos arquitectos do forum, podem contactar-me por mensagem privada apresentando um esboço e os respectivos honorários para finalizá-lo.
  3.  # 23

Mudei muito a opiniao que tinha dos arquitetos em geral. Nada tinha contra os arquitetos em particular, mas da minha experiencia os seus honorarios sao merecidos e o dono da obra podera ter muito a ganhar com esse investmento.

Ainda nao estou nessa fase, mas ate agora a minha opiniao e de que Vale mesmo a pena contratar um arquiteto.

Um arquiteto faz muito mais do que fazer uma planta da casa.

Mais tarde, darei a minha opiniao final neste Forum.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • CMartin
    • 29 fevereiro 2016 editado

# 24

Colocado por: anestesiaA minha dúvida é só sobre a necessidade ou não de licença, pois irei contactar um arquitecto. Já agora aproveito a lançar um desafio aos arquitectos do forum, podem contactar-me por mensagem privada apresentando um esboço e os respectivos honorários para finalizá-lo.

anestesia, isso é là forma de escolher um arquitecto?!
  4.  # 25

Porque não? A minha ideia inicial era demolir tudo e construir de raíz uma moradia de um só piso. Contactei um primeiro arquitecto com gabinete em Viseu e que me disse que agora estaria a morar numa outra cidade, mas que poderia efectuar o projecto à distância e que conversávamos por telefone. Contactei uma outra empresa que faria a moradia chave na mão. Esta apresentou-me um projecto básico para uma moradia com cerca de 230m2 com um orçamento elevadíssimo.
    Ora, como eu já moro numa moradia recente geminada com cerca de 290m2 de área interior e o que me falta é espaço exterior, adquiri este terreno urbano com cerca de 3200m2 e estou a estudar a possibilidade continuar a habitar a casa onde moro e reabilitar esta para passar as férias e fins de semana.
    Logo, penso que, para um primeiro contacto com possíveis arquitectos, esta seja uma boa forma de os contactar.
  5.  # 26

Caro anestesia

Recorrendo a vários exemplos que têm ao longo dos anos sido dados neste tipo de discussões: quando vai a uma padaria, pede para comer um pão para saber se há de levar meia dúzia? Se precisa de fazer uma revisão ao carro, pede que o mecânico lhe arranje o radiador de graça para saber se há de contratar o resto do serviço? Se vai a um dentista, pede-lhe que lhe faça uma limpeza do tártaro gratuita para saber se há de tratar as cáries?

O meu caro provavelmente também não trabalha de graça para alguém ver se gostam do seu trabalho e lhe pagam...o mesmo acontece com os arquitectos e tal é um beneficio para o cliente, não o contrário.

3 Razões para pagar ao seu arquitecto:

1º Alguém que recebe dinheiro para trabalhar estará obviamente mais motivado e dedicar-se-á mais ao projecto

2º Mesmo que seja um cliente armado em xico-esperto (não é para si, mas infelizmente há muitas pessoas assim) que pense que pode aproveitar o "boneco" para construir sem pagar projecto, vai dar-se muito mal, já que o grau de indefinição e erros nestas fases iniciais de projecto vão fazer com que em obra, o custo de as resolver seja provavelmente mais elevado do que os honorários devidos.

3º Exactamente para precaver as situações em que um cliente não está contente com o desenrolar do projecto, este divide-se em várias fases e o pagamento é dividido segundo estas. Imagine que contrata um arquitecto e que não gosta mesmo nada da proposta que este lhe apresentou na fase de estudo prévio. Manda-o à vida e não tem de pagar o resto do projecto.
    Mas como é que eu sei que o arquitecto vai projectar aquilo que eu gosto?- pergunta o meu caro Anestesia. Lá está, não sabe. Como não sabe da qualidade dos serviços que contrata pela 1ª vez em 99% das vezes.

Por isso o que lhe recomendava, é que fizesse uma selecção de arquitectos, com os critérios que bem entender (preço, currículo, pertinência das questões que lhe colocam, a carinha laroca, o que quiser) e depois reunisse com alguns e veja qual o que lhe transmite mais confiança com quem crie mais empatia...não se esqueça que será uma relação directa de largos meses e indirecta de anos (através da obra)...

Cumprimentos e boa sorte,

Rafael Fortes, Arq.

(Já agora estou disponível para lhe apresentar uma proposta, caso esteja interessado, mas sem esboço)
    Concordam com este comentário: riscos, Ricardo Ferraz
  6.  # 27

Caro Rafael Fortes, não é de todo minha intenção não pagar ao Arquitecto, deixe-me que lhe diga, quando vou a uma padaria antes de comer o pão eu vejo se o aspecto do pão me agrada ou não, antes de o comprar.
    Fio a aguardar uma MP de uma proposta sua.
  7.  # 28

Colocado por: anestesiaPorque não? A minha ideia inicial era demolir tudo e construir de raíz uma moradia de um só piso. Contactei um primeiro arquitecto com gabinete em Viseu e que me disse que agora estaria a morar numa outra cidade, mas que poderia efectuar o projecto à distância e que conversávamos por telefone. Contactei uma outra empresa que faria a moradia chave na mão. Esta apresentou-me um projecto básico para uma moradia com cerca de 230m2 com um orçamento elevadíssimo.
    Ora, como eu já moro numa moradia recente geminada com cerca de 290m2 de área interior e o que me falta é espaço exterior, adquiri este terreno urbano com cerca de 3200m2 e estou a estudar a possibilidade continuar a habitar a casa onde moro e reabilitar esta para passar as férias e fins de semana.
    Logo, penso que, para um primeiro contacto com possíveis arquitectos, esta seja uma boa forma de os contactar.

Olá Anestesia,
    O que eu acho que deve fazer, o que eu faria: vê 2 ou 3 arquitectos de qualidade que lhe interessam, podem ser aqui do fórum, porque os há e bons. Como vê se os arquitectos lhe agradam assim à primeira impressão ? Eu diria consulta o site respectivo que muito provavelmente terão e onde terão também certamente alguns exemplares de projectos concretizados.
    Depois dessa primeira aproximação, marque com os arquitectos/gabinetes cujas primeiras impressões lhe agradam uma reunião onde irá por aprofundar o seu feeling/agrado sobre os trabalhos e as perspectivas, conversam sobre o que o anestesia quer e sobre as expectativas de parte a parte. Depois chegadas às conclusões positivas, pede proposta a quem for de interesse.

Uma relação entre cliente e arquitecto é uma relação de envolvimento mútuo, para que dela se tire o melhor partido e resultado.
  8.  # 29

Caro anestesia, não queria dizer que o não pretendesse pagar o trabalho.
    Nada disso.
    O que queria dizer é que a própria realização de um esboço já são muitas e muitas horas de trabalho e obrigam qualquer técnico (arquitecto) a pensar no terreno, no tipo de uso, no programa e nos desejos do cliente (só para citar algumas das variáveis) e dar-lhes uma forma lógica e coerente...
  9.  # 30

Colocado por: CMartinO que eu acho que deve fazer, o que eu faria: vê 2 ou 3 arquitectos de qualidade que lhe interessam, podem ser aqui do fórum, porque os há e bons. Como vê se os arquitectos lhe agradam assim à primeira impressão ?

Por acaso aqui do fórum se tivesse de escolher era ou o Pedro Barradas ou o Marco1. Sempre me identifico bastante com as visões deles =)

Gostei bastante da explicação do Rafel Fortes. Acho que foi o primeiro que conseguiu sintetizar, num único post, o porque de pagar a um arquiteto numa fase inicial, embora veja algumas possíveis "falhas" na sua linha de pensamento...

Porque não me sai logo o Euromilhões? grrr.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Fortes
  10.  # 31

Colocado por: Tyrande
    Por acaso aqui do fórum se tivesse de escolher era ou o Pedro Barradas ou o Marco1

Atão e eu?
    :(((((
  11.  # 32

O zedasilva só sabe dar marteladas nos dedos mendinhos dos trolhas!
  12.  # 33

Colocado por: LuisPereiraO zedasilva só sabe dar marteladas nos dedos mendinhos dos trolhas!

E dos arquitetos, não se esqueça dos arquitetos.
    Uiiii como eu gosto de dar uma boa martelada num arquiteto.

P.S. Isto dito assim soa um bocadinho mal. :(
  13.  # 34

lol
    Concordam com este comentário: Dj_C
    • Dj_C
    • 1 março 2016

# 35

Colocado por: zedasilva
    E dos arquitetos, não se esqueça dos arquitetos.
    Uiiii como eu gosto de dar uma boa martelada num arquiteto.

P.S. Isto dito assim soa um bocadinho mal. :(

Boas... Ainda se fosse numa arquitecta jeitosa...

Cumps,
    Dj_C
  14.  # 36

Atão e eu?
    :(((((

Atão mas você não é fiscal homem?
  15.  # 37

Colocado por: TyrandeAtão mas você não é fiscal homem?

Ó senhora, olhe que até eu às vezes duvido disso.
  16.  # 38

Ó senhora, olhe que até eu às vezes duvido disso.

Perai...você é aquele que afinal era gaja não era?
    Ou isso é o/a Picareta?

Já tou toda confusa pah -_-
  17.  # 39

Por mim acho que os arquitectos estão subvalorizados.

Há que ter em atenção o que se contrata quando se contrata um trabalho de arquitectura. Eu própria que sempre tive por eles um certo, confesso, desrespeito, cada vez mais acho que todos devemos de contratar um arquitecto para mexer uma palha em nossas casas.

Ganhamos nós individualmente e ganha o panorama nacional arquitectónico.

Pomo-nos a fazer as coisas por nós e depois é o que se vê. Temos que acabar com isso e é já!

(e "massificando-se" os serviços de arquitectura, ganhamos todos, os DO e os arquitectos!)
  18.  # 40

Colocado por: CMartinTemos que acabar com isso e é já!

Butes!

0.0238 seg. NEW