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  1.  # 1

    Bons dias a todos.

    Recorro ao vosso precioso conhecimento para me orientar na obra que irei efetuar este ano na minha habitação permanente.

    Os donos originais do apartamento decidiram avançar com a sala, a cozinha e os dois quartos para as 4 marquises. A minha mulher, quando fez as obras da casa há uns 10 anos, manteve as caixilharias de aluminio que estavam (vidros simples, sem rotura térmica e de correr). Na altura, apenas refez as paredes interiores da varanda com um isolamento em placa (talvez roofmate?) e o revestimento utilizado foram umas placas de madeira (aglomerado, contraplacado marítimo?) e a aplicação de tetos falsos em pladur.

    Resultado?

    Enquanto a caixilharia aguentou tudo bem... Mas de uns 5 anos para cá, estamos a ser invadidos por humidade nestas zonas - noto que a caixilharia cedeu em muitos pontos e que as silicones das uniões também... Temos água da chuva a infiltrar-sem quase de certeza e que leva a madeira do revestimento a inchar em algumas áreas...

    Assim, vou aproveitar para trocar toda a caixilharia por caixilharia nova em PVC (material de qualidade, com vidros adequados à exposição solar...). Ainda equacionámos abrir de novo as marqusies, trazendo as janelas para onde deveriam estar... Mas os custos propospostos eram superiores e sempre com a redição de zona de habitação...

    A nossa questão prende-se com o isolamento interior das áreas das varandas? Dado que os vizinhos de cima e de baixo mantêm as varandas abertas, queria isolar muito bem estas zonas: teto da varanda e paredes - o pavimento não o poderei isolar, para já, pois é pavimento de madeira e não tenho capacidade de o levantar, colocar e afagar de novo... O poliuretano projetado parece-me uma excelente solução, pois será capaz de criar um isolamento ininterrupto sem pontes térmicas entre o tecto e as paredes da varanda.

    Haverá outra solução? A nível de preços por metro quadrado, estando acima da solução em placas, não me parece muito desajustado... Mas preocupa-me a aplicação do mesmo - não irei ficar com a casa toda cheia de PU??? - e do acabamento. Ou seja, como poderei acabar estas paredes? Tenho proposta de forrar depois por cima com pladur hidrofugo (mas que irá obrigar a instalar nas paredes e no tecto a estrutura metálica) ou a aplicação direta, em cima do poliuretano, de argamassas ou de rebocos de acabamento (com custos superirores de mão de obra para que tudo fique devidamente alisado).

    Outra questão: há contactos atualizados de emprezas de confiança e capazes para a aplicação de PU projetado? Estou a ter algumas dificuldades, para a zona de Lisboa, em obter orçamentos...

    Um abraço e obrigado a todos!
    • AMCP
    • 28 fevereiro 2016

     # 2

    será que a varanda do vizinho de cima está em condições?
    Concordam com este comentário: JPN761
  2.  # 3

    Pois... O problema é que a dele está legal e a minha não... E a humidade aparece apenas das caixilarias para fora, ou por debaixo das atuais caixilharias - por exemplo, não tenho humidades nem chochos no meio dos tetos...

    Daí que pense que o problema será, maioritariamente, das caixilharias... Por exemplo: na sala consigo ver a rua por frinchas do perfil da janela... Ou nos quartos, tendo as janelas fechadas ou abertas noto pouca diferença no ruído e os cortinados estão sempre a abanar com o vento, mesmo com as janelas fechadas...

    RP
  3.  # 4

    Então pessoal? Ninguém tem nada a acrescentar?
  4.  # 5

    Boas tardes.

    Para desenterrar o tópico, informo que abandonei a ideia do PU projetado... Tive de reduzir o orçamento e fasear as obras, pelo que as áreas de aplicação do PU projetado baixaram para valores abaixo do mínimo requerido pelos aplicadores...

    Assim, voltámo-nos para outras soluções e, neste momento, estamos a equacionar fazer o isolamento pelo interior com:

    - Weber.therm Aislone (30mm + rede + 30mm), em toda a parede simples por debaixo da janela. Acabamento com weber.plast decor F;
    - Nas paredes laterais da marquise (para substituir a atual massa areada), Weber.therm Aislone 30mm. Acabamento com weber.plast decor F;
    - Para o teto, aguardamos confirmação da Weber para aplicação do Aislone (achamos que é capaz de não ser possível, mas...). Se não der, placa de E ou XPS de 30mm e uma de Pladur H1 para acabamento.

    Como vamos trocar as janelas, vamos eliminar as pedras da soleira (furadas, rachadas e a deixar entrar chuva). As janelas serão aplicadas diretamente na parede (que terá o topo refeito e isolado). Vamos utilizar um perfil de PVC de goteira para substituir a soleira. O isolamento inteirior (Aislone) irá subir até à altura do perfil de goteira, ficando a 2/4mm de distância. Esta distância será depois enchida com um mastique de enchimento de juntas.

    O que dizem desta solução?

    Abraço,

    RP
  5.  # 6

    Não tendo muito conhecimento nesta area mas diria para falar com o vizinho de cima e isolar a varanda dele com aquela tinta aborrachada, apesar de estar legal ou ilegal num futuro proximo ou não a varanda pode apresentar fissuras e deixar passar agua.


    de resto de têm pouco orçamento penso que substituir as juntas de silicone das janelas em toda a sua dimensão poderia ser alternativa em conta mudando as coisas afetadas pela humidade dentro de casa
  6.  # 7

    Boa tarde,

    Passo link com a minha experiência e solução que adoptei, até ao momento senti uma melhoria tremenda.

    https://forumdacasa.com/discussion/39749/2/isolamento-termico-nos-vaos-das-janelas/#Item_2

    De ressalvar que a parede levou novo reboco exterior.

    Espero que ajude.
  7.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021
    3mm de Aislone?Isso com 3mm nao isola nada Homem de Deus



    Oooopppsss... Queria dizer 30mm + rede + 30mm... As minhas desculpas...

    Já corrigido!
  8.  # 9

    Colocado por: albergaBoa tarde,

    Passo link com a minha experiência e solução que adoptei, até ao momento senti uma melhoria tremenda.

    https://forumdacasa.com/discussion/39749/2/isolamento-termico-nos-vaos-das-janelas/#Item_2

    De ressalvar que a parede levou novo reboco exterior.

    Espero que ajude.


    Já tinha analisado esta (e outras discussões) sobre isolamentos interiores e de pedra de soleiras... Eu queria de facto instalar as janelas fora do pano da parede e em cima do isolamento, mas não consigo porque as janelas não vão até à lage do teto - há uma aba com uns 20 cms onde as janelas encostam no topo... Ou seja, a possibilidade de ajustar as janelas em profundidade, para mim, é reduzida...

    Este isolamento com o Aislone, a ser possível, será o melhor que consigo arranjar para substituir o PU projetado e ter uma superfície isolada contínua e sem interrupções... Parece-me uma excelente solução mas aguardamos por um feed-back da Weber para perceber se de facto a poderemos aplicar como pretendemos...

    Alguém sabe dizer, das fichas de produtos, onde consigo ler se uma argamassa é capaz de suportar cargas verticais - ou seja, se tem uma resistência à compressão (?) capaz de suportar, por exemplo, as janelas ou pedras de soleira... É que não tenho a certeza se o Aislone tem resistência mecânica suficiente para isto - mas depois de ver placas de X e EPS a isolar pavimentos e a serem colocadas debaixo das soleiras das janelas, acredito que o material poderá ter resistência suficiente para isso...

    RP
 
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