Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Exercícios de difícil resolução.
    Ainda bem que não têm que ter geometria descritiva em engenharia civil.
  2.  # 42

Cesar
    Não ligue a estes gajos que só o querem baralhar mais ainda.
    Comesse com exercícios simples tipos isto:

AXONOMETRIAS OBLÍQUAS OU CLINOGONAIS
    Prisma triangular
    Através do rebatimento do plano coordenado horizontal yz sobre o plano axonométrico (o plano xz) representa a projeção de perfil rebatida da base [ABC] em verdadeira grandeza. No contrarrebatimento dos vértices recorre à reta paralela ao eixo y que contém a aresta [BC] e a paralelas à direção de afinidade d'.
    A arestas laterais do prisma (cujo comprimento corresponde à altura do sólido) são paralelas ao eixo x, pelo que se devem projetam em verdadeira grandeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cesaramorim
  3.  # 43

lol
  4.  # 44

É isto portanto:

Ex02

O que me faltou no primeiro foi a noção de espessura e tramas.. para a estabilidade o que é importante estava lá! Mas pronto.. venha o próximo :)

Achei o exercício da decomposição muito interessante Pedro Barradas, mas sinto mais dificuldade em fazer o contrário, pegar nos cortes e plantas e montar o 3d :p quando se olha para a isométrica está lá tudo á vista :)

Decomposição

riscos
    Agradeço a sua preocupação, mas se fosse arquitecto e mesmo enquanto engenheiro, estou mais preocupado com profissionais que varrem os problemas para debaixo do tapete do que com identificações. Não é que eu não perceba nada de desenho, quero é fluir na leitura, que é muito diferente.
  5.  # 45

zedasilva é isso mesmo! lol :)
  6.  # 46

fluir na leitura!!humm ok cesar.
  7.  # 47

o alçado sul não está correto, falta o pilar exterior e a porta deve estar mais para a esquerda.

exercício 03 - desenhar uma estrutura simples para essa construção e adaptá-la á arquitetura, ou seja irá perceber a razão de ser de algumas linhas que geralmente se veem nos desenhos de arquitetura e no fundo tornar esses desenhos mais realistas.
    as paredes continuam muito fininhas, ponha isso com pelo menos 30 cm
  8.  # 48

A rotação está no metodo americano, foi prepositado?
  9.  # 49

Colocado por: Pedro Barradas

Não percebi o comentário.

Ok!ok!
    Cotas deitadas, inclinadas, adoçadas ... ? Qual quadrado 17*17 ?

1º_ Numa perspectiva (tridimensional) as cotas devem posicionar-se nos respectivos eixos. ( O Marco1 diz q entendeu :) )
    2º_ Em Desenho Técnico, a cotagem de peças com elementos angulosos, oblíquos ou em partes "chanfradas", pode ser realizada de duas maneiras: Por cotas lineares e/ou por cotas lineares e angulosas. (sendo que por anguloso se pressupõe amplitude).

Cmps!
  10.  # 50

o marco 1 diz que acha que entendeu mas pelos vistos não entendeu nada, também não tem que entender tudo :) como é evidente.
  11.  # 51

Colocado por: Pedro Barradas

Não percebi o comentário.

Claro q é só um exercício e com os dados inscritos qlqr pessoa/aluno lá chega.
    Agora não será de esperar que um operário à volta de um torno lá vá riscar com um lápis ou fazer contas para a coisa posicionar.

Cmps!
  12.  # 52

Colocado por: cesaramorimAgradeço a sua preocupação, mas se fosse arquitecto e mesmo enquanto engenheiro, estou mais preocupado com profissionais que varrem os problemas para debaixo do tapete do que com identificações.

O que se está aqui a discutir são coisas básicas que se aprendem na escola secundária. O mínimo que se pode esperar de alguém que se diz engenheiro civil é que saiba ler com toda a facilidade, alçados, plantas e cortes de arquitectura, a não ser que o tenha de fazer com o desenho reflectido num espelho enquanto que faz o pino.
    Não sei o que é que se ensina agora nas licenciaturas de eng. civil, mas no meu tempo, no fim do 2ºano, por entre muitas disciplinas de matemática, física e geologia, já tinha tido Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Desenho de Construção e Desenho Assistido por Computador, coisa que chegava e sobrava para muitos na altura, já ganharem uns trocos a desenharem em part-time para arquitectos e engenheiros.
  13.  # 53

Colocado por: Mk PtAinda bem que não têm que ter geometria descritiva em engenharia civil.

Já não?! No meu tempo tínhamos no 1º ano.
  14.  # 54

Colocado por: J.Fernandes
    O que se está aqui a discutir são coisas básicas que se aprendem na escola secundária. O mínimo que se pode esperar de alguém que se diz engenheiro civil é que saiba ler com toda a facilidade, alçados, plantas e cortes de arquitectura, a não ser que o tenha de fazer com o desenho reflectido num espelho enquanto que faz o pino.
    Não sei o que é que se ensina agora nas licenciaturas de eng. civil, mas no meu tempo, no fim do 2ºano, por entre muitas disciplinas de matemática, física e geologia, já tinha tido Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Desenho de Construção e Desenho Assistido por Computador, coisa que chegava e sobrava para muitos na altura, já ganharem uns trocos a desenharem em part-time para arquitectos e engenheiros.

Não concordo, no meu curso tive apenas uma cadeira de desenho e por uma razão válida, que é o saturamento do mercado. Continuar a formar engenheiros civis com as mesmas valências de à 20 anos atrás é uma patetice e basta olhar para os números do desemprego para comprovar isso mesmo. E se estivessemos a falar de algo tão básico você não teria necessitado de 4 cadeiras de formação superior mais a escola secundária.. lol.. Enfim.. presunção e água benta cada um toma a que quer.
  15.  # 55

Colocado por: cesaramorimContinuar a formar engenheiros civis com as mesmas valências de à 20 anos atrás é uma patetice

Parece-me que patetice é pensar que saber ler um projecto não é tão importante agora como há vinte anos atrás e como vai ser daqui a mais vinte.

Colocado por: cesaramorimE se estivessemos a falar de algo tão básico você não teria necessitado de 4 cadeiras de formação superior mais a escola secundária..

Afinal não é só desenho, você também denota algumas dificuldades em perceber texto. Saber ler convenientemente todas as peças desenhadas sim, deveria ser básico, mas eu disse que as cadeiras do curso habilitavam a muito mais que isso: saber desenhar razoavelmente.

0.0230 seg. NEW