Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho alguma dificuldade em interpretar arquitecturas, sobretudo a visualizar através de plantas e cortes o que se passa em 3D. Além disso, tenho tambem dificuldade em imaginar como ficam os cortes quando observo uma planta. Há algum manual que contenha exercícios sobre isto?

Obrigado
    • m.arq
    • 28 fevereiro 2016

# 2

Colocado por: cesaramorimBoa tarde,

Tenho alguma dificuldade em interpretar arquitecturas, sobretudo a visualizar através de plantas e cortes o que se passa em 3D. Além disso, tenho tambem dificuldade em imaginar como ficam os cortes quando observo uma planta. Há algum manual que contenha exercícios sobre isto?

Obrigado

Mt interessante!
    Tlvz a moderação responda.
    Cmps!
  2.  # 3

Boa tarde,

A capacidade de visualizar desenhos em 3d ou 2d, seja desenho técnico, geometria descritiva ou o que for que estão na base do desenho da arquitectura requer destreza da chamada visão espacial, algumas pessoas tem essa capacidade naturalmente, quem não tem pode treinar fazendo vários exercícios. É um processo longo, aconselho a entrar num curso de desenho técnico, começar por peças simples e ir complicando os modelos.

Manuais há muitos, em qualquer livraria encontra manuais de desenho técnico.

Se não é indiscrição qual é a sua motivação para ter esse interesse?

Cumps
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cesaramorim
  3.  # 4

Licenciei-me em Eng. Civil, e estou agora a trabalhar na área de projecto. Tenho facilidade em lidar com o cálculo, mas a interpretação de plantas/cortes de arquitectura é onde me sinto menos á vontade. Por acaso fui á fnac este sábado á procura de manuais, mas tudo o que encontro são manuais com detalhes construtivos quanto muito, mesmo na secção de arquitectura. Relativamente a desenho técnico há manuais sim, mas são orientados para a utilização de autocad e com elementos da industria mecânica, que não é o que pretendo.

O ideal seria mesmo um conjunto de exercícios que me permitissem imaginar como seria o corte das plantas, mas se não houver manuais com essa especificidade aceito outras recomendações.

Algumas sugestões?

César A.
  4.  # 5

Não teve uma cadeira de desenho técnico?
    • tiagot
    • 28 fevereiro 2016 editado

# 6

Tem que começar pela base Cesaramorim... que é a bela da Geometria descritiva.

Aconselho começar por um livrinho pequeno do Caro Prof. Leonildo Aguilar que deu aulas a muitíssimos arquitectos portugueses.

http://leuu.pt/ad-tag/leonildo-teixeira-de-aguilar/

Curiosamente ele era contra os exercícios gráficos porque achava que se memorizava a maneira de fazer os exercícios de geometria descritiva em vez de se fazer um esforço para imaginar os conceitos espacialmente. e por isso escreveu este pequeno livrinho.

Creio que depois existirão outros elementos /livros que possa usar... talvez manuais de desenho técnico como o do Luis Veiga da Cunha que já deve conhecer.

Boas leituras
  5.  # 7

O principal já aqui foi escrito pelo doisarquitectos, Experimenta fazer uns modelos 3d simples em sketchup.. e depois fazer passar alguns cortes e analiza as secções resultantes.

Outro exercício, mas manual será a reprodução em desenho técnico de pequenos objectos simples, mas com "buracos". ( representação europeia, por exemplo e depois 1 ou dois cortes transversais.
    encontravas disso nos manuais de educação visual do 8º e 9º anos salvo erro. No 5º ano também tive disso.
    Estes assunto por acaso sempre me acompanharam durante o percurso académico obrigatório... Sempre gostei do desenho tecnico...Sempre tive facilidade de visualizar/ decompor/ compor estas coisas.

Outra hipotese, é fazer "engenharia inversa". pegas em plantas, cortes e alçados e tentas reproduzir volumetricamente esses desenhos planificados, facilmente consegues através de modeladores simples, mais uma vez, usa o sketchup
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  6.  # 8

Colocado por: tiagotCaro Prof. Leonildo Aguilar que deu aulas a muitíssimos arquitectos portugueses.

Foi meu professor de Geometria descritiva na Universidade... Era um personagem ;)
    Concordam com este comentário: tiagot
  7.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas

Foi meu professor de Geometria descritiva na Universidade... Era um personagem ;)

Hehe ... Idem...um personagem à séria ;))
  8.  # 10

Colocado por: PicaretaNão teve uma cadeira de desenho técnico?

Tive geometria descritiva no 12º, onde de facto aprendemos a desenhar elementos cujo corte e planta se distinguiam através de uma linha horizontal a meio da folha. Se bem me recordo a zona inferior era a planta, e a zona superior o corte. Mas lá está.. eram apenas rectas e planos.. quando se olha para uma planta de arquitectura há de tudo, portas, envidraçados, mobiliário, formas muito distintas. É muita mais informação que é necessário analisar e também daí a dificuldade.
  9.  # 11

Colocado por: cesaramorimTive geometria descritiva no 12º

Com isso já devia ter aprendido umas coisas, e na universidade não teve desenho técnico?
  10.  # 12

não deixo de ficar estupefacto, enfim.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  11.  # 13

Colocado por: Picareta
    Com isso já devia ter aprendido umas coisas, e na universidade não teve desenho técnico?

Tive e peço-lhe já desculpa por não ter aprendido nada tal como no 12º. :)
  12.  # 14

Colocado por: cesaramorim

Tive e peço-lhe já desculpa por não ter aprendido nada tal como no 12º. :)

Você tem o mesmo problema que eu, a diferença é que não fui para engenharia civil por isso mesmo ;)
  13.  # 15

Percebo que algumas pessoas, sobretudo as que não se formaram em eng. civil ou nem sequer se formaram gostem de por em causa o profissionalismo dos outros. Há duas coisas de que se esquecem. A engenharia civil é muito mais que interpretar desenhos, e com trabalho e prática tudo se consegue. Encarar os problemas e resolvê-los faz parte do dia-a-dia. :)
  14.  # 16

Pois eu acho a iniciativa do Cesar de vir aqui pedir ajuda um bom sinal.

Tenho visto que com a redução de anos nos cursos, os alunos tendem a vir menos preparados. Eu ainda sou do tempo que Arquitetura ainda tinha cadeiras de desenho, técnico e livre assim como matemática à séria, o que hoje pelos vistos não acontece.

Dos manuais pode acho que deve adquirir:
    - o manual de desenho técnico de Luis Veiga da Cunha edição da fundação calouste Gulbenkian
    - mais ligeiro e dividido em vários numeros os manuais do simões morais [principalmente o numero 3]
    - ou as edições do Jorge Macarenhas, que por acaso foi meu professor.

Agora nao tenho tempo para dar aulas, mas quando dava usava muito estes manuais para retirar exercícios.

A sugestão do Pedro Barradas de começar a fazer uns modelos em 3D e ver o que dá parece-me muito bem.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  15.  # 17

ok

exercício 01, para perceber exatamente onde estão as dificuldades:

-fazer os dois cortes e os quatro alçados destas plantas
  16.  # 18

....
    Por isso é que os arquitectos aqui do forum estão a ajudar. Penso que todos queremos engenheiros que entendam os desenhos de arquitectura!!!

Colocado por: doisarquitectosPois eu acho a iniciativa do Cesar de vir aqui pedir ajuda um bom sinal.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  17.  # 19

Colocado por: marco1exercício 01, para perceber exatamente onde estão as dificuldades

As janelas são de sacada ou normais?
    O vidro é simples?
    Não existem pedras de soleira?
    Nas portas aquela frinchas de cada lado é para quê
    Qual é a espessura da laje de teto?
    É inclinada ou é um telhado de vara e ripa?
    Cimento ou madeira?
    ...
  18.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasPor isso é que os arquitectos aqui do forum estão a ajudar

cesaramorim
    Tenha cuidado que esta gente não é de confiança.
    Concordam com este comentário: Mk Pt

0.0228 seg. NEW