Iniciar sessão ou registar-se
    • khross
    • 29 fevereiro 2016 editado

# 1

Caros,

Realmente a genralidade dos comentários aqui no forum vão embicar na ideia de que é tudo muito mais seguro e barato na construção tradicional, e até posso concordar, mas tal verivica-se para soluções de moradias pequenas ? Estou a pensar fazer uma moradia a rondar os 80, 90m2 e ninguém se interessa pelo projecto, nem respondem. Nem mesmo os arquitectos se interessam por fazer os projectos. Ou este país está bem melhor do que eu penso ou ninguém se quer mexer.

Alguém recomenda alguma estratégia para quem quer construir uma moradia pequena, rectangular, a rondar os 11mx8m, talvez com um pé direito generoso (3m) com envidraçados até à viga na zona da sala/kitchenete e aproveitamento em sotão/mezzanine para ter uma área adicional de quarto/estar.

Estou seriamente a pensar nos sistemas alternativos se não optar por mezzanine....

Já agora pergunto... algum profissional por aqui se interessará num projecto deste tipo na zona de Sesimbra ?
    Alguém recomenda soluções alternativas ?

Tenho como referências alternativas as soluções MIMA Housing (link para discussão...) e as Vectorhouses (link para discussão...)

Obrigado desde já pelas dicas
  1.  # 2

Khross

está enganado, falando por mim nunca recusei um projeto por ser pequeno.

Colocado por: khrossNem mesmo os arquitectos se interessam por fazer os projectos

já agora, foram quantos que se recusaram para poder generalizar isso?
  2.  # 3

Só posso falar pela minha experiência de contacto com 3 arquitectos... sei que generalizar é perigoso. Provavelmente ando a bater às portas erradas :)
  3.  # 4

Estamos disponíveis entre em contato comigo sff, Projetos , e acompanhamento de obra...

https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos/
  4.  # 5

Colocado por: khrossSó posso falar pela minha experiência de contacto com 3 arquitectos... sei que generalizar é perigoso. Provavelmente ando a bater às portas erradas :)

Eu acho que você teve azar, porque nos dias de hoje isto não está para recusar trabalho
    Concordam com este comentário: GMCQ
  5.  # 6

Já projectámos moradias pequenas, sendo que a última que era para ser um T1 em madeira e depois foi alterada para construção tradicional com uma área a rondar os 55 m2. Esta moradia localiza-se em Brejos de Azeitão.
    A mais pequena em termos de implantação tinha 25 m2 em cada piso numa zona histórica de Lisboa e foi uma reconstrução.

Estamos disponíveis para agendar uma reunião e após analisarmos o terreno e condicionantes poderemos fornecer-lhe uma cotação para a elaboração dos vários projectos bem como acompanhamento da obra.

www.gabineteop.com
  6.  # 7

Boa tarde Khross,

Estou à sua disposição para uma reunião, de modo a transmitir-me, com mais detalhe, a ideia que tem para um projecto.

Cumprimentos,
    SMG, arq

http://smgarquitecto.com/
    https://www.facebook.com/SMG-Arquitectos-1395898437330381/?ref=hl
  7.  # 8

Ainda à pouco estivemos com uma mais ou menos dessa área num terreno enorme. Simplesmente a pessoa foi inteligente . Nada mais.
    Tem de procurar arquitectos bons.
    • becas
    • 29 fevereiro 2016

# 9

Colocado por: callinasSimplesmente a pessoa foi inteligente

Enigmático...
  8.  # 10

Colocado por: becas

Enigmático...

Porque?
    • becas
    • 29 fevereiro 2016

# 11

Porque não percebi a associação entre fazer uma casa pequena num terreno grande e o ser inteligente.
  9.  # 12

Normalmente quando se tem um terreno grande, constroi-se com áreas generosas. Normalmente quando o agregado é pequeno e se resume ao casal, sem possibilidade de a família aumentar, a casa fica com poucos compartimentos e áreas generosas.
    Neste caso foram inteligentes, pois ficaram com uma casa compacta, áreas exteriores generosas, uma casa sem grandes percursos interiores,, etc.
    Conhece muita gente que com um terreno enorme faça uma casa contida?
  10.  # 13

Colocado por: callinasConhece muita gente que com um terreno enorme faça uma casa contida?

Basta a casa estar por exemplo num parque natural em que mesmo tendo alguns hectares pode apenas construir sobre a área de uma ruína ou então uma área bastante reduzida. No parque natural da arrábida entre outros é assim... para a maioria dos mortais, se for amigo do amigo do amigo do chefe disto tudo... naturalmente que poderá haver excepções :).
  11.  # 14

Colocado por: callinasConhece muita gente que com um terreno enorme faça uma casa contida?

Imensa! No meio rural de onde sou natural, as pessoas tinham terrenos enormes e construíam uma casinha pequenina num cantinho, para terem mais espaço disponível para a agricultura e criação de animais.

Colocado por: callinasNormalmente quando se tem um terreno grande, constroi-se com áreas generosas. Normalmente quando o agregado é pequeno e se resume ao casal, sem possibilidade de a família aumentar, a casa fica com poucos compartimentos e áreas generosas.
    Neste caso foram inteligentes, pois ficaram com uma casa compacta, áreas exteriores generosas, uma casa sem grandes percursos interiores,, etc

Continuo sem perceber o juízo de valor. Seriam menos inteligentes se gostassem de áreas interiores generosas? Se quisessem uma imensa biblioteca ou uma cozinha ampla? Ou simplesmente teriam outras opções de vida (igualmente válidas e "inteligentes") ?
    Compreendo o seu raciocínio - evitar o desperdício de espaço, as divisões que estão sempre fechadas, os pontos mortos - mas parece-me que está a valorizar uma escolha que será sempre dependente dos modos de vida de cada pessoa e/ou família.
  12.  # 15

Concordo com esta visão das coisas, até porque com menos área se paga menos IMI. Ora uma diferença de valores no IMI de 250 eur ano, por ex., permite, em 20 anos, poupar 5 mil euros.

Para mim o suprasumo da inteligência é fazer-se uma moradia térrea pequena, mas já preparada para uma futura ampliação com 1º piso, se necessário, fazendo já uma laje de tecto pronta a servir futuramente de piso do primeiro andar.

Colocado por: callinasAinda à pouco estivemos com uma mais ou menos dessa área num terreno enorme. Simplesmente a pessoa foi inteligente . Nada mais.
    Tem de procurar arquitectos bons.
  13.  # 16

Colocado por: khrossJá agora pergunto... algum profissional por aqui se interessará num projecto deste tipo na zona de Sesimbra ?

Estou disponível, se assim entender contactar-me.
    Mande-me um mail para o mail constante dos meus contactos e/ou através de PM.
  14.  # 17

Colocado por: callinasNeste caso foram inteligentes, pois ficaram com uma casa compacta, áreas exteriores generosas, uma casa sem grandes percursos interiores,, etc.

Sendo eu uma pessoa com um quintal de 2400 m2, digo-lhe que isso é um enorme erro.
    A mim apetece-me acimentar o quintal todo. É terreno a mais para uma pessoa só tratar.

Qualquer projecto de arquitectura paísagista é um balurdio, até colocar relva é escandalosamente caro. E a àgua que um terreno enorme consome para se manter verde?

Pessoalmente sou a favor de:

Q = X - Y < 500 m2

X = área do terreno
    Y = Area bruta construída
    Q = Quintal

Por exemplo, se o terreno tiver 2000 m2, então a casa terá de ter pelo menos 1500 m2 de àrea bruta de implementação.
    Se não tem dinheiro para isso, compra um terreno menor ou destaca uma parte do terreno e vende essa parte.

Agora quintais superiores a 500 m2 são um pesadelo!
  15.  # 18

Colocado por: marcoaraujoPor exemplo, se o terreno tiver 2000 m2, então a casa terá de ter pelo menos 1500 m2 de àrea bruta de implementação.

As áreas a impermeabilizar estão limitadas .... e cada vez mais.
  16.  # 19

Boa tarde, tenho interesse pelo projecto.
    Sou construtor com experiência em construções de prédios e vivendas, remodelações.. etc.
    Deixo contacto caso tenha interesse em orçamento sem compromisso.
    Sérgio Pereira
    967999552
  17.  # 20

Colocado por: Picareta
    As áreas a impermeabilizar estão limitadas .... e cada vez mais.

Acredito. No meu concelho o PDM já tem 22 anos e ainda se pode acimentar 80% do terreno.
    Não sei qual o valor percentual numa câmara com o PDM actualizado.

0.0202 seg. NEW