Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boas,

Para entrega da documentação para a licença de habitabilidade/utilização, este mês, estou a pagar o seguinte:

Certificação Energética Final - 299,20€ (inclui Iva e taxa de registo da Adene)
    Certiel, paguei à EREDES - 47,74€ + 93,79€
    Certificado Acústico - 172,20€ (Iva incluído)

Agora, pelo termo de responsabilidade do ITED o construtor está a pedir-me 246€ Iva incluído. Isto é razoável?
  2.  # 22

Está a ser roubado, o térmo ited é da responsabilidade do instalador.

Esse valor é de um projeto novo, alterou o projeto ited em obra??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

Colocado por: RicardoPortoEstá a ser roubado, o térmo ited é da responsabilidade do instalador.

Penso que não mas, vou perguntar ao arquiteto.
  4.  # 24

Colocado por: RicardoPortoo térmo ited é da responsabilidade do instalador.

Exacto. Sempre foi serviço incluido...
  5.  # 25

Colocado por: Pedro Barradas
    Exacto. Sempre foi serviço incluido...

O arquiteto ainda não me respondeu, mas presumindo que não houve alterações ao projeto, para além disso onde me posso basear para dizer ao construtor que não pago?
  6.  # 26

Se nada ficou escrito/ esclarecido...
    Não faço ideia de como combinou as coisas com o empreiteiro.
    Não há nada para se basear.
    Não tem um tecnico a acompanhar a empreitada, para tirar as suas dúvidas? Um director tecnico de fiscalização, o arquitecto? alguem que tenha acompanhado as negociações da empreitada?
  7.  # 27

Pois, o que ficou acordado foi que taxas, licenças, era tudo à minha conta.
  8.  # 28

E o termo ited não é taxa nem licença é um termo de execução que quem fez o trabalho assina.

Senão como sabe que está tudo conforme?

Fale diretamente com o eletricista da obra
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

O termo de responsabilidade da instalação eletrica também não foi assinado pelo eletricista que me fez a obra, para esse ainda não me pediram €€€
    Cá para mim, os outros executam e estes responsabilizam-se.
  10.  # 30

Colocado por: RicardoPortoE o termo ited não é taxa nem licença é um termo de execução que quem fez o trabalho assina.

exacto
    deve ser daqueles casos que quem faz o trabalho não está inscrito na Anacom e vai ter de pagar a alguem para ter esse documento...
  11.  # 31

Colocado por: fernandoFerreira
    exacto
    deve ser daqueles casos que quem faz o trabalho não está inscrito na Anacom e vai ter de pagar a alguem para ter esse documento...

Penso que é isso mesmo. Isto para mim é falcatrua.
  12.  # 32

Colocado por: RicardoPortoEstá a ser roubado, o térmo ited é da responsabilidade do instalador.

Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Confirmo que não houve alterações em obra e que esse projeto quando foi a entrega das especialidades me custou 150+Iva
  13.  # 33

Então em último caso peça a essa pessoa para lhe fazer o termo. Fica mais barato que o empreiteiro quer cobrar.
  14.  # 34

Tem ai uma bela confusão, no final da obra quem tem de passar o TR pela execução é o instalador que fez a obra e tem de submeter o TR no portal da ANACOM, é uma obrigatoriedade, não é nenhuma taxa.

Eu não passava um TR por uma obra que não fiz, que não sei o que foi feito e se está de acordo com a legislação.

As multas/coimas da ANACOM não são baixas.

DL n.º 95/2019, de 18/07
    Artigo 76.º - Obrigações do instalador ITED

1 - Constituem obrigações dos instaladores ITED:
    a) Manter atualizada a informação relativa ao seu título profissional, emitido pela ANACOM, nos casos aplicáveis;
    b) Empregar nas instalações apenas equipamentos e materiais que estejam em conformidade com os requisitos técnicos e legais aplicáveis;
    c) Instalar as infraestruturas de telecomunicações de acordo com o projeto e com as normas técnicas aplicáveis;
    d) Emitir termo de responsabilidade de execução da instalação;
    e) Submeter à ANACOM, ao dono da obra, ao diretor da obra, ao diretor de fiscalização da obra e ao proprietário ou à administração do edifício o termo de responsabilidade referido na alínea anterior, no prazo de 10 dias a contar da data da conclusão da instalação;
    f) Frequentar ação de formação contínua de atualização científica e técnica, em cada período de cinco anos, com duração correspondente a, pelo menos, 50 horas, em entidade formadora referida no artigo seguinte.
  15.  # 35

O construtor disse-me para tratar do Certificado Energético e do Acústico e que ele tratava do "Certificado ITED" e da "Certiel". Passado uns dias enviou-me o Termo de Responsabilidade ITED e agora envia-me a fatura em meu nome com o descritvo "Fornecimento do Certificado de Ited da sua obra".
    Em relação ao Certiel, paguei à EREDES 47,74€ + 93,79€ e em seguida, o construtor forneceu-me o NIP e o CEP para fazer o contrato definitivo da luz. Não sei se me vai cobrar alguma coisa também por isso.
  16.  # 36

Colocado por: pipocas4Certificado Acústico - 172,20€ (Iva incluído)

Com ou sem ensaios acústicos?
  17.  # 37

Colocado por: Picareta
    Com ou sem ensaios acústicos?

Com ensaios acústicos. A empresa foi a Ambiteste
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  18.  # 38

E você pega na fatura, mete dentro dum envelope e carta registada e manda para trás a dizer que não solicitou nenhum serviço extra.

E espeta a lei enunciada acima
  19.  # 39

Colocado por: RicardoPortoE você pega na fatura, mete dentro dum envelope e carta registada e manda para trás a dizer que não solicitou nenhum serviço extra.

Isto seria a minha vontade porque efetivamente foi isso que se passou mas irei arranjar um problema com o construtor que ainda para mais ainda tem uma série de pendências na obra e ainda não me arranjou os restantes documentos para pedir a licença de habitabilidade/utilização.
  20.  # 40

Colocado por: RicardoPortoE você pega na fatura, mete dentro dum envelope e carta registada e manda para trás a dizer que não solicitou nenhum serviço extra.

Diga-me uma coisa, isto que eles estão a fazer é ilegal, não é? Ser um a executar a obra e outro a assumir a execução? É que ainda não paguei e está-me a custar ter de engolir esta.

0.0222 seg. NEW