Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Sergio Rodriguesligue o recuperador, depois va para ate ao deposito, aguarde que o deposito aqueça, depois olhe nos termometros no grupo de circulação do solar veja que o termometro vermelho fica mais quente que o azul e se a bomba esta desligada do solar ou se não ha sol, se for isso deve ter uma valvula anti retorno do grupo de circulação meia ****..........


    Se calhar não expliquei bem a situação:

    Exemplo:
    Um dia de sol normal, temperatura colector 60•C, acumulador 50•C, há circulação de glicol, porque a temperatura do colector é superior ao acumulador.

    Ligo o recuperador, temperatura 60•C, há circulação de água para o acumulador.

    A circulação do solar nunca mais pára, mesmo que não haja sol, porque a temperatura no colector está superior ao acumulador.

    Só desligando a bomba circuladora do solar alguns minutos é que a temperatura do colector baixa (inferior ao acumulador) e a partir daí não circula mais até haver de novo sol.
  2.  # 2

    entao isso ja é outra coisa!!!
    • eu
    • 4 março 2016 editado

     # 3

    Colocado por: Cyberthugporque a temperatura no colector está superior ao acumulador.

    Então mas como é que a temperatura no coletor fica superior ao acumulador?

    Mesmo que o coletor esteja a ser aquecido a partir do acumulador, no máximo dos máximos, o coletor atingiria a mesma temperatura do acumulador, nunca uma temperatura superior.
  3.  # 4

    Colocado por: eu
    Então mas como é que a temperatura no coletor fica superior ao acumulador?

    Mesmo que o coletor esteja a ser aquecido a partir do acumulador, no máximo dos máximos, o coletor atingiriaa mesma temperatura do acumulador, nunca uma temperatura superior.


    A temperatura no coletor é superior à temperatura medida pela sonda que se encontra no fundo do acumulador, daí resulta a circulação da bomba do solar.
    A temperatura medida pelo termómetro que se encontra na parte de cima do acumulador é superior à temperatura medida pela sonda que se encontra em baixo.
    Há diferenças de temperatura no acumulador, em cima e em baixo, não é a mesma temperatura.
    • eu
    • 4 março 2016 editado

     # 5

    Colocado por: CyberthugA temperatura no coletor é superior à temperatura medida pela sonda que se encontra no fundo do acumulador

    A sonda está no fundo? E é a sonda do fundo que determina a entrada em funcionamento da bomba ? Estranho... o instalador não terá ligado o controlador às sondas erradas?

    Já agora: experimente mexer na configuração do controlador e aumentar o Delta T (*) necessário para a bomba circuladora arrancar.

    (*) diferença entre a temperatura do acumulador e a temperatura nos painéis...
  4.  # 6

    Colocado por: eu
    A sonda está no fundo? E é a sonda do fundo que determina a entrada em funcionamento da bomba ? Estranho...

    Já agora: experimente mexer na configuração do controlador e aumentar o Delta T (*) necessário para a bomba circuladora arrancar.

    (*) diferença entre a temperatura do acumulador e a temperatura nos painéis...


    Sim, é a sonda do fundo.
    Neste momento o Delta T é de 10°C.
  5.  # 7

    O controlador solar deverá saber qual a temperatura do recuperador ?
  6.  # 8

    Colocado por: CyberthugO controlador solar deverá saber qual a temperatura do recuperador ?
  7.  # 9

    acho que isso so la vai se trocar o retorno do recuperador pela saida nº7 que fica mais acima da serpentina solar
  8.  # 10

    Colocado por: Sergio Rodriguesacho que isso so la vai se trocar o retorno do recuperador pela saida nº7 que fica mais acima da serpentina solar


    Obrigado Sergio, pela sua sugestão.
    O que vai acontecer nesse caso?
  9.  # 11

    Tentar com que a agua do recuperador n aqueça totalmente a zona da serpentina solar!
  10.  # 12

    Colocado por: Sergio RodriguesTentar com que a agua do recuperador n aqueça totalmente a zona da serpentina solar!


    Ok, acha que será a solução?

    Não há ninguém que tenha um sistema assim a funcionar como deve ser?
  11.  # 13

    Neste aspecto os nao pressurizados tipo rotex ou os que têm uma serpentina so para o recuperador sao melhores pois a agua nao anda la dentro as voltas,estratificam melhor
  12.  # 14

    Colocado por: Sergio RodriguesNeste aspecto os nao pressurizados tipo rotex ou os que têm uma serpentina so para o recuperador sao melhores pois a agua nao anda la dentro as voltas,estratificam melhor


    Portanto a solução mais viável é a que sugeriu anteriormente, ou poderei optar por outra solução?

    Mas volto a perguntar, o cntrolador solar não deveria saber a temperatura do recuperador?
  13.  # 15

    O controlador tem que saber a que temp esta o deposito, poderia tb controlar o recuperador mas acho que nada faria, o problema ai parece-me ser o facto d a agua andar a circular entre a entrada e a saida do recuperador no deposito que ao mesmo tempo envolve a serpentina solar mas a sonda do solar deve ficar numa zona onde a agua n circula ou onde fica agua mais fria! Poderia tambem equacionar tentar colocar a sonda sola mais dentro do deposito c uma bainha mais comprida mas ai tenho duvidas!
  14.  # 16

    Acho que sem mudar d deposito a soluçao passa por colocar a saida do recuperador no deposito um pouco mais acima!
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio RodriguesO controlador tem que saber a que temp esta o deposito, poderia tb controlar o recuperador mas acho que nada faria, o problema ai parece-me ser o facto d a agua andar a circular entre a entrada e a saida do recuperador no deposito que ao mesmo tempo envolve a serpentina solar mas a sonda do solar deve ficar numa zona onde a agua n circula ou onde fica agua mais fria! Poderia tambem equacionar tentar colocar a sonda sola mais dentro do deposito c uma bainha mais comprida mas ai tenho duvidas!


    Obrigado Sergio, já percebi a ideia, se não houver outra hipotese, terei que fazer como sugeriu.
  16.  # 18

    Pelo menos experimente, s resultar optimo eu mandolhe o meu nib e fica resolvido senao logo s vê outra soluçao
  17.  # 19

    Olhe tive a ver melhor, antes de fazer aquilo k lhe disse experimente colocar a sonda ali ao lado da saida do recuperador no deposito! É mais facil d experimentar primeiro!
  18.  # 20

    Tem ali um passador pequeno, tire-o fora e meta la a sonda!
 
0.0225 seg. NEW