Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: marcoaraujo
    Por cada moradia isolada nova ou semi-nova à venda, existem 50 moradias geminadas ou em banda à venda nas mesmas condições. [...]

    É isso e moradias térreas. [quase] Toda a gente prefere uma moradia térrea, mas vê moradias térrenas novas ou semi-novas à venda? Não existem [...]


    Exactamente.. Mas sendo um mercado de oferta e procura, continuo a não perceber como não existe mais oferta de moradias térreas isoladas. São mais caras, ok, mas se há procura é do meu ponto de vista estranho haver tão pouca oferta. Eu preferia um lote e construir à medida, mas mesmo quando procuro moradias nestas condições à venda, encontram-se de facto muito poucas (novas).

    Colocado por: marcoaraujoTipicamente as moradias isoladas novas que se vê por aí, são pessoas em nome individual, que compraram um terreno algures e estão a construir a sua futura habitação própria permanente.


    E eu enquadro-me nesse contexto: procuro lote para poder construir uma moradia térrea e isolada.
  2.  # 22

    Colocado por: fernandolTenho apostado no contacto directo, pois penso ser mais fácil de negociar e arranjar um bom negócio.


    Creio que isso, como tudo, será relativo. Não que o que vou dizer seja uma verdade absoluta, mas tenho para mim que uma das melhores maneiras de se fazer bom negócio é arranjar um vendedor desesperado. Se está desesperado, vai procurar vender depressa. Se quer vender depressa, tem de garantir o máximo de publicidade e isso só mesmo com imobiliárias (por exemplo, os melhores sites de imobiliário são pagos mensalmente e acho difícil o particular comum aceitar essa despesa).
    Fiquei também com a impressão de que com as imobiliárias ao barulho há outra vantagem: os vendedores são confrontados com muito mais potenciais compradores, pelo que, se tiverem uma ideia errada do valor do terreno, mais depressa, como dizem os brasileiros, "caem na real". É apenas uma teoria, mas pareceu-me que foi isso que aconteceu com quem me vendeu o terreno a mim.

    Imobiliárias, prefiro não recomendar. Recomendo sim fazer uma pesquisa no principais sites agregadores (imovirtual e bpiexpressoimobiliario são os meus preferidos mas há muitos mais). Para tudo o que aparecer dentro do que pretende, peça mais informações. As imobiliárias falarão consigo e começarão a partir daí a procurar por si. Se bem percebi, elas até têm agora um acordo em que uma pode mostrar terrenos/casas de outra, presumo eu que por uma "percentagem da percentagem", pelo que nem precisa de entrar em contacto com todas, elas pesquisam nas bases de dados umas das outras.

    Se tem tempo e disponibilidade, o melhor será manter as duas abordagens, contacto pessoal+imobiliária, mas descurar as imobiliárias é pôr muita coisa de parte logo à partida, até porque algumas (muitas?) trabalham em exclusividade, ou seja, nada de contactos pessoais.

    Não ter telemóvel pessoal é de facto um impedimento, mas por uns meros 20 euros (http://www.uzo.pt/pt/loja/equipamentos/caracteristicas/mobiwire-f1/pagina.uzo), (passe a pub) resolve a coisa na hora e sem mais despesas. Até pode comprar online que eles mandam para casa ;)
  3.  # 23

    Já agora como é que se vê se um lote é AUGI ou não?
  4.  # 24

    Colocado por: Picareta
    Esses normalmente investem naquilo que o mercado procura. Portanto quem não tem interesse é o mercado (as pessoas que procuram casa)


    Não é bem assim. Ninguém prefere morar num moradia em banda comparativamente a uma isolada. Ninguém!
    Agora, as pessoas procuram moradias até determinado valor (digamos 200 mil euros a titulo de exemplo). Nenhum construtor pode comprar um terreno, pagar licenças, materiais, mão-de-obra, juros do financiamento, impostos, etc. e vender posteriormente por 200 mil euros e ainda ter lucro. É impossível (os 200k é apenas um exemplo que pode ou não corresponder à realidade).

    Existe imensa procura para moradias isoladas, não há é budget. Portanto não é uma questão de procura de mercado, é uma questão de restrição orçamental.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 25

    Colocado por: jorgferrJá agora como é que se vê se um lote é AUGI ou não?


    Vai à câmara e pergunta. Nunca, mas nunca acredite na palavra do dono da casa e muito menos na palavra de um agente imobiliário!
  6.  # 26

    Obrigado mhpinto, bons argumentos. Vou começar a abordar imobiliárias.
  7.  # 27

    Na margem sul e não existirão vendedores mais necessitados, imóveis do banco, etc... ?
  8.  # 28

    Colocado por: fernandol
    Exactamente.. Mas sendo um mercado de oferta e procura, continuo a não perceber como não existe mais oferta de moradias térreas isoladas. São mais caras, ok, mas se há procura é do meu ponto de vista estranho haver tão pouca oferta. Eu preferia um lote e construir à medida, mas mesmo quando procuro moradias nestas condições à venda, encontram-se de facto muito poucas (novas).


    Moradias térreas isoladas novas/semi-novas em lotes com pelo menos 1000m2 de terreno, em zonas rurais, longe de tudo, encontram-se acima dos 300 mil euros e mesmo assim são raras.
    Se for para zonas mais urbanas, com serviços nas proximidades, a partir de 400 mil euros já encontra (mas mais uma vez, são raras).
    Concordam com este comentário: mhpinto
  9.  # 29

    Colocado por: marcoaraujo

    Vai à câmara e pergunta. Nunca, mas nunca acredite na palavra do dono da casa e muito menos na palavra de um agente imobiliário!


    Agora já é tarde, já está comprado...na documentação da câmara não falava nada em taxas pendentes. Mas se o loteamento está devidamente aprovado desde 2009 e a pagar IMI não deve estar tudo legal?
  10.  # 30

    Colocado por: jorgferr

    Agora já é tarde, já está comprado...na documentação da câmara não falava nada em taxas pendentes. Mas se o loteamento está devidamente aprovado desde 2009 e a pagar IMI não deve estar tudo legal?


    Depende da câmara, muito sinceramente. Pagar IMI todas pagam (AUGI e não-AUGI).
    A câmara do Barreiro, em certas zonas, costuma aprovar loteamentos mas deixa as taxas de legalização a cargo dos futuros compradores dos terrenos.
  11.  # 31

    Colocado por: marcoaraujo

    Não é bem assim. Ninguém prefere morar num moradia em banda comparativamente a uma isolada. Ninguém!
    Agora, as pessoas procuram moradias até determinado valor (digamos 200 mil euros a titulo de exemplo). Nenhum construtor pode comprar um terreno, pagar licenças, materiais, mão-de-obra, juros do financiamento, impostos, etc. e vender posteriormente por 200 mil euros e ainda ter lucro. É impossível (os 200k é apenas um exemplo que pode ou não corresponder à realidade).

    Existe imensa procura para moradias isoladas, não há é budget. Portanto não é uma questão de procura de mercado, é uma questão de restrição orçamental.
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Mas será que o nosso mercado está assim tão "tabelado"? Ou seja, (e mantendo o mesmo exemplo apenas como referencia) todas ou quase todas as pessoas tem o mesmo tecto orçamental de 200k? É que isto que vejo no mercado imobiliário à venda. Ou este range, ou dispara logo para mansões em zonas claramente nobres.
  12.  # 32

    Claro que não está tabelado!
    Na minha zona com esse valor compra-se terreno e faz-se uma bela casa!
    Azambuja! 50 km de Lx!
  13.  # 33

    Colocado por: fernandol

    Mas será que o nosso mercado está assim tão "tabelado"? Ou seja, (e mantendo o mesmo exemplo apenas como referencia) todas ou quase todas as pessoas tem o mesmo tecto orçamental de 200k? É que isto que vejo no mercado imobiliário à venda. Ou este range, ou dispara logo para mansões em zonas claramente nobres.


    Se excluirmos meia duzia de concelhos, como Lisboa, Porto, Cascais, Oeiras, etc., a maioria dos concelhos anda nesse intervalo. Até aos 200k há oferta que nunca mais acaba. A partir daí salta-se logo dos 200k para os 400k num instantinho e pelo meio praticamente não há oferta.

    E depois há Lisboa concelho, onde abaixo dos 200k praticamente não há oferta :)
    Concordam com este comentário: jorgferr
  14.  # 34

    Colocado por: tozepalmaClaro que não está tabelado!
    Na minha zona com esse valor compra-se terreno e faz-se uma bela casa!
    Azambuja! 50 km de Lx!


    Naturalmente. As casas que custam 300k ou 400k, você compra o terreno e constroi e poupa mais de 50k.
    Envelhece 10 anos em apenas 24 meses, mas poupa mais de 50k :)

    Essas casas existem a esses preços porque existe determinadas pessoas que não têm paciência nem tempo para se meterem no mundo das obras. Esses 50k que pagam a mais, é o preço que estão dispostas a pagar para evitar esse mundo da construção.
  15.  # 35

    Colocado por: marcoaraujo

    Se excluirmos meia duzia de concelhos, como Lisboa, Porto, Cascais, Oeiras, etc., a maioria dos concelhos anda nesse intervalo. Até aos 200k há oferta que nunca mais acaba. A partir daí salta-se logo dos 200k para os 400k num instantinho e pelo meio praticamente não há oferta.

    E depois há Lisboa concelho, onde abaixo dos 200k praticamente não há oferta :)
    Concordam com este comentário:jorgferr


    Pode juntar ai Oeiras e Cascais, a pouca oferta que há começa quase sempre nos 300 000 para T3
  16.  # 36

    Colocado por: marcoaraujo

    Naturalmente. As casas que custam 300k ou 400k, você compra o terreno e constroi e poupa mais de 50k.
    Envelhece 10 anos em apenas 24 meses, mas poupa mais de 50k :)

    Essas casas existem a esses preços porque existe determinadas pessoas que não têm paciência nem tempo para se meterem no mundo das obras. Esses 50k que pagam a mais, é o preço que estão dispostas a pagar para evitar esse mundo da construção.


    Não percebi.
    Compra terreno, faz à sua vontade. Seus requisitos de construção.
    Onde envelhece 10 anos em 2? A ouvir os passarinhos? A demorar 1 hora achegar a Lisboa?...
    •  
      mhpinto
    • 28 março 2016 editado

     # 37

    Colocado por: fernandol

    Mas será que o nosso mercado está assim tão "tabelado"? Ou seja, (e mantendo o mesmo exemplo apenas como referencia) todas ou quase todas as pessoas tem o mesmo tecto orçamental de 200k? É que isto que vejo no mercado imobiliário à venda. Ou este range, ou dispara logo para mansões em zonas claramente nobres.


    Antes de comprar terreno andei mais de um ano à procura de casa já construída na zona norte de Lisboa (Loures, Mafra, Torres Vedras) e fiquei exatamente com a mesma impressão. Até 200k, é tudo bastante muito fraquinho, principalmente se como o Fernando se quiser uma boa área de terreno, a partir dos 280-300k, entra-se noutro mundo.
  17.  # 38

    Colocado por: marcoaraujoEsses 50k que pagam a mais

    Muitas pessoas, se dedicarem o tempo que poupam com a construção, à sua actividade profissional ganham esses 50K.
    Imagine um médico a dar consultas a 90€ por 15min, ou a fazer operações por 3000€. Só perde dinheiro de perder tempo a construir a asa.
  18.  # 39

    Colocado por: Picareta
    Muitas pessoas, se dedicarem o tempo que poupam com a construção, à sua actividade profissional ganham esses 50K.
    Imagine um médico a dar consultas a 90€ por 15min, ou a fazer operações por 3000€. Só perde dinheiro de perder tempo a construir a asa.


    Sim mas poucos de nós somos Médicos a dar consultas a 90€/15min!
  19.  # 40

    Colocado por: tozepalma

    Não percebi.
    Compra terreno, faz à sua vontade. Seus requisitos de construção.
    Onde envelhece 10 anos em 2? A ouvir os passarinhos? A demorar 1 hora achegar a Lisboa?...


    Envelhece 10 anos durante a fase da obra. Depois da obra tasse bem.
    É preciso estofo para se meter numa obra da envergadura de uma moradia para habitação própria. Eu já passei por isso e o stress é muitissimo, as chatisses, os atritos com o encarregado/arquitecto/engenheiros. Até a vida familiar é muito afectada. O tempo que isto nos consome ao longo de quase dois anos, etc. É aqui que se envelhece 10 anos. Eu por mim falo :)

    Depois da casa estar pronta é fixe :)
    Concordam com este comentário: tozepalma
 
0.0194 seg. NEW