Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Consegui esclarecer, junto da câmara municipal, a questão da implantação num terreno que andava a ver e que estava muito mais barato que o habitual...alguma coisa tinha que ter...tem apenas 12 m de largura e não se pode construir a menos de 3 metros para cada lado, o que daria uma casa de largura de 6 metros apenas.

    Em anexo está um esquema da área de implantação permitida.

    A minha questão é a seguinte:

    Pretenderia construir uma moradia em que no piso 0 tivesse sala, escritório, cozinha, despensa e 1 casa de banho e no piso 1, 2 quartos, 1 casa de banho e uma suite com closet. No terreno exterior uma garagem ao fundo.Com esta forma de terreno é possível, do ponto de vista arquitetónico, construir alguma coisa de jeito? Ou a casa ficaria disforme com a implantação que é possível? Gosto do género de arquitetura moderna, com linhas direitas.

    Agradeço desde já as vossas opiniões.
  2.  # 2

    Anexo aqui
      Terreno.JPG
  3.  # 3

    papoila

    tem que começar a meter mais informação, isso assim não dá para dizer grande coisa.

    é um loteamento?
    é uma parcela de terreno ? qual a classificação do PDM
    os PDMs costumam definir por vezes frentes mínimas.
    os PDMs por vezes permitem em parcelas com pouca frente, encostar a um dos lados com autorização do vizinho
    etc
    etc etc.....

    por ultimo, até se fazerm casa com menos de frente, tudo é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  4.  # 4

    quantos pisos pode fazer? qual os m2 que pode construir?

    Pode se fazer muita coisa ou não...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
      narrow-house.jpg
      estreita1.jpg
  5.  # 5

    As condicionantes de implantação são as seguintes: deixar 3 metros para cada lado e de frente e 5 metros para as traseiras, o que dará um retângulo de implantação de 6m por 22m com uma área de 132 m2.

    Quanto à área total de construção, estou à espera de falar melhor com o meu marido, pois foi ele que esteve na reunião e não tenho ainda esses pormenores.
  6.  # 6

    O terreno constitui um lote urbano numa zona de moradias.
  7.  # 7

    o que diz o PDM para essa zona?
    isso dos afastamentos que refere parece ser muito geral
    qual a envolvente? estão todos com esses afastamentos? predominam nessa zona lotes com essa dimensão de frente?
  8.  # 8

    O ideal seria ver a planta de síntese (para ver a implantação permitida) e claro as regras do loteamento, digo eu que não percebo nada disto
  9.  # 9

    O coeficiente é de 0,35...será que isto significa que a área de implantação será 0,35 X 360m2 = 126 m2?
  10.  # 10

    Colocado por: marco1papoila
    tem que começar a meter mais informação, isso assim não dá para dizer grande coisa.
    é um loteamento?

    por ultimo, até se fazerm casa com menos de frente, tudo é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PapoilaVerde


    É um loteamento sim. Por acaso é uma zona em que as moradias são geminadas. Acontece que no lote contíguo em que a casa iria geminar, existe já uma moradia isolada em lote duplo. Este terreno encravado ficou lixado, pois agora não é possível geminar (encostar ao muro da propriedade que tem a moradia geminada).

    Sei que o coeficiente é 0,35. O que significa isto?
  11.  # 11

    papoila

    livre-se disso.
    vê-se logo que houve ai prepotência e coisas um pouco mal resolvidas. então o outro em vez de fazer geminada com o seu lote pode juntar os outros dois lotes e fazer uma isolada e o seu lote que inicialmente seria geminado , portanto com a possibilidade de ter 9 de frente, agora já só pode ter 6, é assim ? pode-se alterar os loteamentos a belo prazer? imagine que já tinha comprado há muito tempo, agora o que devia fazer era construir na mesma afastando só de um lado.
    enfim isso não cheira bem.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  12.  # 12

    Se a sua é geminada, deveria poder construir encostado ao muro com uma parede cega.
    Portanto em 12 metros teria 9 de frente encostado ao vizinho e 3 de sobra lado oposto.
  13.  # 13

    Colocado por: marco1agora o que devia fazer era construir na mesma afastando só de um lado.

    E será que não consegue ainda fazer isso? Encosta de um lado e abre somente janelas nas outras 3 frentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt
  14.  # 14

    Deve poder, pois a alteração do loteamento deve ter incidido apenas nos dois lotes que se juntaram,. O lote em questão não deve ter sofrido alteração, e portanto continuara a ser geminada
    Concordam com este comentário: void
  15.  # 15

    hum

    porque será então que a papoila veio dizer que tinha de afastar dos dois lados ?
  16.  # 16

    Porque em primeira analise a abordagem será essa.
    Será que no loteamento o lote não será ainda geminado?
  17.  # 17

    A zona em si era ilegal. As casas que existem nos lotes contíguos, já com alguns anos, já foram legalizadas depois de ter sido feito o loteamento.

    Entretanto foi feito o loteamento e as regras para aquele lote em questão, após consulta do arquiteto da câmara, são estas: manter os afastamentos de 3 m para os lotes contíguos, o que daria uma casa com 6 metros de largura.

    A minha ideia inicial era precisamente essa, encostar com uma parede cega e ter 9 m de frente...

    Mas agora percebi o preço do terreno ser muito mais barato que os que se encontram a vender na zona...
  18.  # 18

    Fiquei desapontada com o que o arq. da câmara disse.

    Também não fui eu que estive nessa reunião, foi o meu marido que, assim que o arq.to lhe disse que não era possível encostar a casa, nem se interessou muito por outros pormenores e condicionantes para o terreno.
  19.  # 19

    é claro.

    no entanto 6 metros se estiver disposta a fazer uma casa fora do convencional, é bem possível fazer algo agradável.
    Concordam com este comentário: PapoilaVerde
  20.  # 20

    Colocado por: PapoilaVerdeFiquei desapontada com o que o arq. da câmara disse.

    Também não fui eu que estive nessa reunião, foi o meu marido que, assim que o arq.to lhe disse que não era possível encostar a casa, nem se interessou muito por outros pormenores e condicionantes para o terreno.

    De quem é o lote que foi Unido apartir de dois geminados?
 
0.0194 seg. NEW