Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um armazém alugado a um instituto da secretaria regional. A cobertura desse armazém tem a idade do edifício (uns 40 anos). É em placas onduladas de fibrocimento, que é o que se usava na altura. Essa cobertura está em bom estado, mas os fulanos do instituto andam há meses a chatear-me para trocar de cobertura, como se fosse barato. Dizem que pode provocar o cancro e que, por ser do estado, aquilo tem de ser mudado.
    Os senhores sabem se isso é assim? Sou mesmo obrigado, como senhorio, a trocar a cobertura?
  2.  # 2

    Se ninguém sabe responder a este minha pergunta, dizer-me por favor onde devo dirigir-me?
  3.  # 3

    veja este tópico

    https://forumdacasa.com/discussion/31464/exigencia-da-substituicao-urgente-da-cobertura-por-esta-conter-amianto/

    Primeiro veja se realmente a sua cobertura tem amianto... pode não ter!
  4.  # 4

    Como vou saber se as chapas onduladas que cobrem o armazém têm amianto? Como são de fibrocimento com uns bons 30 ou 35 anos, eu depreendo - eu e os inquilinos do instituto, que têm. Agora vai lá saber-se?...
    Tenho que mandar fazer testes ao ar ou será que, para não estar a perder tempo nem dinheiro, o melhor mesmo será dar essa pintura, pelo interior das chapas, desse produto que falam?
    Nem eu sei se essa pintura basta, porque as pessoas do instituto falaram em SUBSTITUIÇÃO do telhado. Eles não me disseram para o pintar com esse tal produto que agarra as partículas.
    • jd_
    • 10 março 2016

     # 5

    Eu compreendo que seja uma despesa para si, que não vem a calhar, e não é uma despesa pequena, só a remoção são uns milhares de eur, basta pedir um orçamento a uma empresa creditada para realizar a remoção.
    Agora se realmente tem amianto, é uma questão de saúde.
    Concordam com este comentário: Minimal
  5.  # 6

    Eu li no tópico que me indicaram acima, que há a possibilidade de aplicar uma tinta-selante na parte interior das telhas onduladas de fibrocimento.

    Sabem dizer-me, em concreto, que tinta é essa?
    • jd_
    • 11 março 2016

     # 7

    Mesmo com a tinta selante, não prevejo que va ter descanso em relação a problemas, porque irão sempre pressiona-lo para substituir a cobertura.

    Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro (remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos);

    Pode pedir uma análise à cobertura, acho que quem faz isso é o instituto dr. Ricardo Jorge, assim caso não tenha tem uma prova.
  6.  # 8

    Mas eu não sou do continente. Esse Ricardo Jorge é em Lisboa, não é?
  7.  # 9

    presumo que sim
    • jd_
    • 11 março 2016

     # 10

    Sim é. É de que ilha? Talvez se contactar a direção regional de saude o possam ajudar, mas isso já não sei.
  8.  # 11

    Mande fazer uma análise à um fragmento. Se tiver amianto, tem de remover, é uma questão de saúde.
  9.  # 12

    Obrigado a todos.
    Já arranjei uma empresa que me vem medir as "partículas" ao armazém. Vêm cá dia 21.
    Isto vai-me sair caro, porque eles (são 2) vêm cá à ilha de propósito e têm que dormir cá uma noite. Dizem-me que têm de fazer 3 medições: uma de manhã, com o armazém fechado; outra a meio do dia; e a última no final do dia. Acho chinesice a mais, mas.... eles é que sabem.
    Se o resultado disto das partículas der positivo, muito bem, vou ter mesmo que levantar o fibrocimento e substituir a cobertura. Já meti isso na cabeça, ok. Mas se der negativo? O relatório destes tipos (dizendo que não há partículas de amianto, pelo menos em número que faça mal à saúde) será suficiente para os tipos do instituto e do governo regional deixarem-me descansado? É esse o meu medo. Estar com isto tudo (uma despesa calada) para nada...
  10.  # 13

    Colocado por: jd_Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro (remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos);


    Edificios Publicos.
  11.  # 14

    Colocado por: rjmsilva

    EdificiosPublicos.

    Eu não sou advogado, mas o facto de eu ter o armazem alugado a um instituto publico (da secretaria regional), isso faz do meu armazém "público"?
    E depois se eu provar, através das análises que vou (pagar) mandar fazer, que o ar que se respira no armazém (de manhã, à tarde e à noite) não tem amianto, será que, mesmo assim, tenho que mandar retirar as chapas da cobertura?

    Tenho um irmão no continente e ele não foi de acordo que eu mandasse fazer esta peritagem ao ar do armazém. Ele disse que competia ao inquilino (a secretaria regional) provar que o ar tem amianto. Não somos nós que temos que provar que estamos "inocentes". São eles que - para exigirem a retirada da cobertura - que têm que demonstrar/provar que o ar está com as tais particulas ruins.

    Eu não quero chatices nem perder o inquilino, por isso já mandei fazer as análises que aqui disse. Veremos as conclusões. Só receio não estar a proceder corretamente pois nao percebo de leis. Guio-me apenas pela minha cabeça e pelo que acho razoável.
  12.  # 15

    Com 40 anos as placas tem fibras de amianto de baixa densidade.
    As placas de fibrocimento caso estejam em bom estado não oferecem grande risco para a saúde publica, o amianto é uma grande farsa para encher os bolsos a meia dúzia de empresas. Falo de experiência própria e tenho formação sobre o assunto.
    Não troque a cobertura e em ultimo caso pinte as placas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia
  13.  # 16

    Também concordo. Estando as placas integras, se encapsular as placas, não precisa remover absolutamente nada.
    Independentemente dos resultados da análise da qualidade do ar
  14.  # 17

    Colocado por: José_LuísSão eles que - para exigirem a retirada da cobertura - que têm que demonstrar/provar que o ar está com as tais particulas ruins.

    Eles não tem que provar nada, não conheço o contrato de arrendamento, mas presumo que podem procurar outro espaço quando entenderem, pelo que se exigirem a substituição da cobertura, ou você retira a cobertura ou perde um inquilino. Não há nenhuma lei que o proteja quanto a isto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Eles não tem que provar nada, não conheço o contrato de arrendamento, mas presumo que podem procurar outro espaço quando entenderem, pelo que se exigirem a substituição da cobertura, ou você retira a cobertura ou perde um inquilino. Não há nenhuma lei que o proteja quanto a isto.

    O senhor toca no assunto mais importante: no fundo eu, como senhorio, estou nas mãos destes engravatados. Eles aqui põe e dispõem. O contrato de arrendamento tem mais de vinte anos e é banal como os da altura. Não tem nada lá escrito de especial.
    A minha esperança é que as análises ao ar nada acusem quanto ao amianto e assim eu posso "provar-lhes" que não há risco para a saúde de ninguém. Mas eles é que têm "a faca e o queijo" na mão. Podem alegar esta justificação da cobertura para saírem do armazém. Ainda não me disseram isso, preto no branco, mas receio isso, dessa possibilidade. Há pouco mais de mês foi chamado à delegação regional e o engenheiro disse-me que não podiam continuar a usar o armazém porque a cobertura é de fibrocimento e isso podia por em risco a saúde dos trabalhadores. Falou-me das leis e disse-me até, acho que para me assustar, qualquer coisa do género: já viu se, de hoje para amanhã, começam a aparecer caso de cancro nos trabalhadores do centro e se prova que é do amianto? O senhor está bem amanhado!..
    Eu nesta altura não sabia da tinta que se pode aplicar nem que se podiam fazer análises ao ar. Vou agora tratar disso (tenho marcado para o dia 21) e vou telefonar para o instituto para dizer ao engenheiro que estou a tomar medidas, também para ele ver que não estou parado.
    Mas, voltando ao assunto, o senhor Picareta tem razão: tirando falinhas mornas, a situação deve ser mesmo essa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasTambém concordo. Estando as placas integras, se encapsular as placas, não precisa remover absolutamente nada.
    Independentemente dos resultados da análise da qualidade do ar

    O senhor sabe dizer com que material (marca do produto, referência) se faz esse "encapsular" das placas. É produto que tenho de mandar vir do continente, portanto preciso de saber exactamente qual é.
    Agradeço que me informe por favor.
  17.  # 20

    Até um esquema de pintura serve. ( um para interior, outro para o exterior)
    Fale com uma marca de tintas...
 
0.0226 seg. NEW