Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostava de saber a vossa opinião, para quem vai construir casa, acerca das medidas "ideais" para uma cozinha?

Obrigada
  2.  # 2

A minha cozinha "ideal" teria 4x5.

Mas esta é uma questão pessoal que está diretamente relacionada com a utilização, a dinâmica e a organização que queremos impor na cozinha.
  3.  # 3

Tendo em conta que se tem uma sala grande com espaço para ter mesa de jantar, haverá necessidade de ter uma cozinha grande também?
    Pensando na maior parte dos dias ao longo do ano, seremos só 2 enquanto não houverem filhos, a minha questão é até que ponto de dá uso a uma cozinha grande, tendo também espaço na sala para fazer refeições nos dias que se tem visitas.
  4.  # 4

Colocado por: RaquekMas esta é uma questão pessoal que está diretamente relacionada com a utilização, a dinâmica e a organização que queremos impor na cozinha.

E quais são para si as medidas ideais?
  5.  # 5

Eu estive numa cozinha com 30m2 e achei o ideal :D Claro que tinha armários a mais, e espaço a mais que nunca ia ser utilizado para nada, o que eu gosto é uma coisa, o que é necessário é outra...
  6.  # 6

A minha tem área afecta a cozinha com 8m2, é dotada de peninsula e de uma contra bancada..... mas está integrada numa sala comum com mais 35m2 ;) Foi uma boa escolha e é funcional para mim.... É uma zona social auto-suficiente com tudo à mão, bem iluminada e ampla.

O único senão é que tenho a zona de lavandaria integrada e não deveria... é sempre melhor uma zona de tratamento á parte, tenho sempre a casa com cotão das roupas.... no inverno é pior.
    Concordam com este comentário: treker666, Nmendes3
  7.  # 7

Prefiro cozinhas pequenas e bem organizadas para ter tudo à mão. Os pequenos almoços rápidos podem ser numa zona de apoio na cozinha e as refeições mais longas prefiro tê-las na sala, que é uma zona mais propícia ao convívio e descontracção.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8.  # 8

Neste link está a minha. É bem minúscula e serve perfeitamente. Tenho sala de jantar e uso-a.

https://forumdacasa.com/discussion/42315/2/pe-direito-da-cozinha-e-altura-do-movel/#Item_15
  9.  # 9

Cozinhas muito grandes, nem sempre são aproveitadas da melhor forma, e há muito espaço que nunca chega a ser utilizado.
    Teremos uma sala grande com espaço para fazer refeições, e temos uma cozinha com cerca de 16m2. Achamos que estas medidas seriam suficientes para a cozinha porque ter ambas as divisões grandes depois numa delas haverá espaço que nunca será utilizado.
    Já estive a olhar para a cozinha e tenho algumas dúvidas na organização da mesma (as notificações foram escritas por mim e serão algumas das alterações a fazer)
    Quero aproveitar o espaço da melhor maneira, o que acham? O que alteravam?
  10.  # 10

Ninguém dá uma ajudinha? ;)
  11.  # 11

No meu caso, a cozinha ficou com sensivelmente 16m2. Não quis cozinha muito grande porque sabia se coubesse uma mesa que pudesse albergar 6 pessoas, raramente iria utilizar a mesa da sala de jantar.
    O meu conceito de cozinha ideal é uma que esteja tudo perto para ser funcional e ter espaço suficiente para pequenas refeições, como pequeno almoço e almoço durante a semana.
    Esse objectivo foi conseguido, porque depois que comprei a mesa da sala de jantar, faço todas as refeições na sala de jantar, incluindo almoços da semana.
    As cozinhas grandes limitam a utilização das salas de jantar e no meu entender não consigo perceber porque é que algumas pessoas gastam dinheiro no m2 de construção de um compartimento, bem como na mobília, para depois a utilizarem apenas na Páscoa e no Natal.
    Concordam com este comentário: valtores, Nmendes3
  12.  # 12

Para mim uma vizinha ideal poderia ir até aos 20m2, sendo que considero ser útil ter espaço para uma mesa para as refeições do dia a dia, para até 4 pessoas.

Assim poderia resguardar mais a sala, sobretudo devido à sujidade que as crianças (para quem as tem ou venha a ter) possam fazer.
    Concordam com este comentário: Nmendes3
  13.  # 13

Colocado por: 21papaleguasNo meu caso, a cozinha ficou com sensivelmente 16m2. Não quis cozinha muito grande porque sabia se coubesse uma mesa que pudesse albergar 6 pessoas, raramente iria utilizar a mesa da sala de jantar.
    O meu conceito de cozinha ideal é uma que esteja tudo perto para ser funcional e ter espaço suficiente para pequenas refeições, como pequeno almoço e almoço durante a semana.
    Esse objectivo foi conseguido, porque depois que comprei a mesa da sala de jantar, faço todas as refeições na sala de jantar, incluindo almoços da semana.
    As cozinhas grandes limitam a utilização das salas de jantar e no meu entender não consigo perceber porque é que algumas pessoas gastam dinheiro no m2 de construção de um compartimento, bem como na mobília, para depois a utilizarem apenas na Páscoa e no Natal.
    Concordam com este comentário:Nmendes3

É verdade, também concordo, apesar de gostar de cozinhas grandes, sei que há espaço que nunca vai ser utilizado, e acabaria por não usufruir do espaço que terei na sala para as refeições.
    E depois são os m2 onde gastamos muito dinheiro que nunca lhe damos utilidade. A nossa cozinha terá a volta dos 16m2, mas agora que fiz as alterações, acho que vou ficar com pouca bancada...
  14.  # 14

Vai ter ilha ou mesa?

è dificil opinar sem conhecer a envolvente, possibilidades e constrangimentos...
  15.  # 15

Colocado por: Nmendes3Cozinhas muito grandes, nem sempre são aproveitadas da melhor forma, e há muito espaço que nunca chega a ser utilizado.
    Teremos uma sala grande com espaço para fazer refeições, e temos uma cozinha com cerca de 16m2. Achamos que estas medidas seriam suficientes para a cozinha porque ter ambas as divisões grandes depois numa delas haverá espaço que nunca será utilizado.
    Já estive a olhar para a cozinha e tenho algumas dúvidas na organização da mesma (as notificações foram escritas por mim e serão algumas das alterações a fazer)
    Quero aproveitar o espaço da melhor maneira, o que acham? O que alteravam?
      12814712_1701401780119915_8055077967314318577_n.jpg

Existem poucos elementos para dar uma opinião, mas assim de repente, colocaria o frigorifico na parede de baixo. Assim ficava com uma sequência mais organizada (sentido contrário dos pontos do relógio): armazenamento (frigorifico), zona de lavagem (cuba), zona de confecção (bancada entre cuba e placa), zona de confecção (placa) e zona de empratamento (do outro lado da placa).
  16.  # 16

Colocado por: RaquekVai ter ilha ou mesa?

è dificil opinar sem conhecer a envolvente, possibilidades e constrangimentos...

Será mesa, apesar de eu ter pensado na ilha, mas acho que vai atravancar a cozinha :/
  17.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasA minha tem área afecta a cozinha com 8m2, é dotada de peninsula e de uma contra bancada..... mas está integrada numa sala comum com mais 35m2 ;) Foi uma boa escolha e é funcional para mim.... É uma zona social auto-suficiente com tudo à mão, bem iluminada e ampla.

O único senão é que tenho a zona de lavandaria integrada e não deveria... é sempre melhor uma zona de tratamento á parte, tenho sempre a casa com cotão das roupas.... no inverno é pior.
    Concordam com este comentário:treker666,Nmendes3

Pedro é mais ou menos o que vou fazer mas com lavandaria a parte..
    O que é contra bancada que fala?? Como isso fica??
    Acha que podia colocar um exemplo?
  18.  # 18

Colocado por: Minimal

Existem poucos elementos para dar uma opinião, mas assim de repente, colocaria o frigorifico na parede de baixo. Assim ficava com uma sequência mais organizada (sentido contrário dos pontos do relógio): armazenamento (frigorifico), zona de lavagem (cuba), zona de confecção (bancada entre cuba e placa), zona de confecção (placa) e zona de empratamento (do outro lado da placa).

Lembrei me agora que nessa zona onde diz que podia colocar o frigorífico é para colocar a máquina de lavar loiça...
  19.  # 19

A minha cozinha tem 11m2 e chega perfeitamente. Só usamos para o que se destina: cozinhar e arrumar utensílios de cozinha. Refeições são sempre na sala. Eventualmente, só o pequeno almoço é que é na cozinha (num dos lados tem um balcão para duas pessoas.
    Algumas pessoas já me disseram que a cozinha é pequena, mas sinceramente já tive cozinhas maiores e a utilização era a mesma (algumas até com menos arrumação).
    Por isso, mais importante que os "m2", é o projeto da cozinha.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  20.  # 20

Colocado por: ANdieselA minha cozinha tem 11m2 e chega perfeitamente. Só usamos para o que se destina: cozinhar e arrumar utensílios de cozinha. Refeições são sempre na sala. Eventualmente, só o pequeno almoço é que é na cozinha (num dos lados tem um balcão para duas pessoas.
    Algumas pessoas já me disseram que a cozinha é pequena, mas sinceramente já tive cozinhas maiores e a utilização era a mesma (algumas até com menos arrumação).
    Por isso, mais importante que os "m2", é o projeto da cozinha.

Concordo com o que diz, e é bem verdade, já estive em cozinhas enormes e de facto a utilização é a mesma que uma pequena, sendo que na grande pode sempre ter uma mesa maior do que na pequena, é uma das vantagens para quem preferir fazer sempre as refeições na cozinha.
    Eu estou com dúvidas em relação a disposição dos elementos da cozinha, não sei se devo colocar ilha ou mesa..gosto da ilha mas não sei até que ponto é mais funcional que a mesa...

0.0185 seg. NEW