Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: LuisPereira100% de financiamento? Mas esta gente não aprende? Onde andaram nos últimos 10 anos, no mundo da lua?

Há 3 anos alguem aterrou da lua, fez um financiamento destes e agora 3 pessoas estão contentes:
    - o alguém que comprou o imóvel, com 100% de financiamento, e por isso não teve de fazer um grande investimento
    - o banco que vai recebendo o valor da prestação
    - o inquilino que vive na casa.

Nestes últimos 3 temos "aprendido" assim :)

Os empréstimos não são exclusivos para particulares ou para habitação própria.
  2.  # 22

Colocado por: nielskyMas o que é que você tem a ver com a vida das outras pessoas?
    Cada um que faça o que quer com a vida.
    Deixe-se lá de moralismos

quando o dinheiro dos meus impostos vão para salvar os bancos que andaram a emprestar dinheiro a pessoas que não tinham capacidade de os pagar.
    quando as minhas contribuições para a seg. social vão para pessoas que por falta de cabeça deram cabo da vida delas

então tambem tenho o direito de ser moralista e de me meter na vida dos outros. porque as acções deles tem um impacto directo na minha vida
  3.  # 23

Colocado por: pauloagsantosquando o dinheiro dos meus impostos vão para salvar os bancos que andaram a emprestar dinheiro a pessoas que não tinham capacidade de os pagar.

O problema com os bancos não foi pelos empréstimos de pequeno montante para a compra de casa ou alguns empréstimos pessoais. Foram sim pelos grandes empréstimos para os "amigos" que não deram garantias, ou essas garantias não valiam nada.

Colocado por: pauloagsantosquando as minhas contribuições para a seg. social vão para pessoas que por falta de cabeça deram cabo da vida delas

Não compreendo esta afirmação. Não se enquadra com nada.

Colocado por: pauloagsantosentão tambem tenho o direito de ser moralista e de me meter na vida dos outros. porque as acções deles tem um impacto directo na minha vida

Não tem direitos nenhuns.
    A ação de cidadãos com pequenos empréstimos não atingem a si e, pelo contrário, são esses que estimulam a economia.
    Concordam com este comentário: ANdiesel, covid19
  4.  # 24

Colocado por: LuisPereiraPorque têm eles tantos imoveis?

E qualquer dia têm muitos mais!

Gostava de perceber porque a banca não entra no mercado de arrendamento.

Pelo menos podia ser que OS hábitos dos Portugueses mudassem.

E já nem falo da questão da mobilidade.
  5.  # 25

Colocado por: RibeiroSantosAs casas até valem menos do que há uns 2/3 anos, por isso pode-se considerar que estão em saldos.

Não é verdade. As casas hoje, em 2016, valem muito mais do que valiam em 2013 e 2014. Basta ir a qualquer site de imobiliário como o casa.sapo ou o imovirtual. É um reflexo do aumento do crédito.

Total de crédio aprovado em 2013: X
    Total de crédio aprovado em 2015: 4X
    Total de crédio aprovado em 2007: 18X

Ou muito me engano ou em 2018/2019 vamos voltar aos valores de 2007

Em 2014 andei a ver alguns imóveis em Lisboa. Vi dezenas de casas. Estive para comprar 2 ou 3 delas. Hoje arrependo-me imenso, se as tivesse comprado em 2014, hoje vendia-as na boa com mais-valias de quase 50%. O mercado está espetacular para os especuladores imobiliários. Quem tem dinheiro que invista em imóveis para revenda. Era o que eu faria se tivesse muito dinheiro, comprar meia duzia de imóveis em locais apeteciveis, deixá-los ao abandono durante 2 ou 3 anos e vende-los lá para 2018/2019 com mais-valias de 50%.

O mercado imobiliário está claramente em bull e em zonas premium de Lisboa e Porto então está uma loucura.
  6.  # 26

Sites de imobiliário como imovirtual e caso.sapo estão cheios de especuladores.

Voltaram os "abutres", que só estão interessados em fazer dinheiro com o dinheiro dos outros.

Não digo que não haja bons vendedores nas imobiliárias. Esses são o que fazem o trabalho do cliente, que procuram, andam no terreno a pesquisar o imóvel à medida do cliente. Isso é que é fazer um bom trabalho e esses merecem ser recompensados.

Agora os outros que passam a vida sentados em frente do computador, a ver o que existe no mercado e a oferecerem todos o mesmo imóvel, que está na net há 2 ou 3 anos. No fundo, a ver quem encontra primeiro o "lorpa" do comprador. Esses não merecem nada.

Caras imobiliárias e vendedores, hoje em dia qualquer pessoa sabe pesquisar na net, não precisa de vocês para isso.

Sou cada vez mais a favor da venda direta. Do vendedor ao comprador, sem mediação. Obviamente ficam a ganhar os dois.

Não percebo como ainda ninguém se lembrou de fazer um bom site de transação de imóveis, diretamente do vendedor ao comprador.

E, claro, que esse site fique imune aos "abutres", mas isso é muito difícil! Espero ter sido claro.
    Concordam com este comentário: Supporter
  7.  # 27

Colocado por: luis_guilhermeainda ninguém se lembrou de fazer um bom site de transação de imóveis, diretamente do vendedor ao comprado

Quase todos os sites permitem essa venda, não? Tem é a outra funcionalidade de permitirem também as vendas pelas imobiliárias.
  8.  # 28

Colocado por: tozepalma

Então se o crédito mal parado se deve a pessoas que estavam em condições válidas, vamos deixar de emprestar porque um dia poderão não cumprir...

Não falo por experiência própria mas felizmente há aqui vários testemunhos em que isso aconteceu e correu bem para o banco que se livrou de um imóvel e de quem comprou que teve boas taxas de juro e bom valor de aquisição...

Certo, não foi agressivo.

Contudo a flexibilidade não é apenas em emprestar quando não se vai conseguir pagar.
    Pode ser em estender por um determinado periodo, aceitar negociar taxas, aceitar negociar produtos, etc.
    Não acho bem que se pressuponha a partida que a pessoa não vai conseguir pagar. Aqui ninguém se conhece, nem sabem da vida dos outros...

eu limito-me a comentar aquilo que dizem...... e a forista fala claramente....
    Colocado por: barbarasampaiosilva
    Foi-me recusado um crédito no Banco Popular. Agora quero tentar o BPI. Alguém tem experiência? São flexíveis? Obrigada

credito recusado é credito recusado, nao vale a pena estarmos com paninhos quentes......a verdade é esta, e qualquer tentativa de dar a volta ao assunto é apenas passar a mao no pelo do cliente!
    eu nunca vi um banco recusar um crédito a um cliente por causa do prazo, eu nunca vi um banco recusar um credito por causa da taxa de juro, eu nunca vi um banco recusar um emprestimo por causa do valor de avaliação de um imovel! aquilo que eu vejo é o banco dizer, para X condições esta é a nossa proposta, para um valor de avaliação de Y so emprestamos Z, para esse prazo se calhar tem que reduzir o valor de emprestimo, etc etc etc etc.... agora recusado? é totalmente diferente de tudo o que voce enumerou!
  9.  # 29

O engraçado é que, para variar, a forista fez uma pergunta e nós andamos aqui às turras...

E a forista nunca mais pôs os pés na discussão.
  10.  # 30

Colocado por: TyrandeO engraçado é que, para variar, a forista fez uma pergunta e nós andamos aqui às turras...

E a forista nunca mais pôs os pés na discussão.

c

EDit: nao sei o que se passou mas nao queria postar nada! LOLOL
  11.  # 31

Colocado por: RibeiroSantos
    Quase todos os sites permitem essa venda, não? Tem é a outra funcionalidade de permitirem também as vendas pelas imobiliárias.

O problema não é esse. Já tive imóveis à venda (particular) nesses sites. As pessoas vieram ver a casa, estavam interessadas e assim que souberam que era de particular para particular disseram-me que ficava sem efeito, pois tinham medo de ser enganadas.
    Há essa falsa sensação de que as imobiliárias protegem o comprador de potenciais enganos ou maroscas e de que é uma mais-valia para o comprador recorrer a uma imobiliária.
    Na minha opinião, uma imobiliária arrecadar 5% dum imóvel é absurdo. Num apartamento de 200k são logo 10k para a imobiliária, é demasiado!

Na minha opnião, a grande mais valia das imobiliárias é eu ir ter com eles e dizer-lhes: "já vi todo os imóveis que têm no vosso site e não gostei de nenhum, MAS, gostava de ser informado mal entre no mercado um imóvel com X quartos, na freguesia X, com/sem elevador, com/sem estacionamento, pode/não pode ser R/C, com no mínimo X m2 de área útil, em bom/mau estado, até ao máximo de X euros. Aqui está o meu contacto, assim que aparecer algo assim informem-me imediatamente, ainda antes do anuncio ser publicado".
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
  12.  # 32

Concordo com tudo o que disse, Marco Araujo.

Mas seria interessante tentar compreender essa desconfiança permanente que reina nos portugueses e tantas vezes debatida neste fórum.
    •  
      jccp
    • 22 março 2016

# 33

casas financiadas a 100% e qualquer dia mais uns trocos para o mercedes salgadinho....ainda há pouco estourou uma bolha já estão a começar outra...depois queixem~se
    Concordam com este comentário: luis_guilherme, Vítor Magalhães
  13.  # 34

é o regabofe....

é dar dinheiro, para casa, para o gato, para o carro, para as cuecas. é levar senhoras e senhores.

Se forem pagando, a malta corta mais um bocadito "nas imparidades" que nos pariram.... Se não forem pagando, pagam na mesma que os corruptos em São Bento tiveram a campanha doada por nós.... com o dinheiro que nos ofereceram há 2 anos.

É comprar senhorias, a ver o que cá se gasta! é comprar, que precisamos é de escravos.
    É fazer vistos dourados que fazem de conta que o preço de imobiliário sobe e os pretos pensam que a casota deles também vai valer muito!!!

É pedir emprestado para as cuecas, para a salsicha e para as Maldivas, que sejam escravos para o resto da vida. E se não quiserem, pagam na mesma nos impostos que nos vão dar de mão beijada. Somos muito importantes para falir!!! Somos muito capitalistas e mercado livre.. mas só enquanto não nos bate à porta. Aí o mercado é de escravos, chicoteados por aqueles que ganham os papéizecos depois das nossas campanhas "eleitorais".
    É gastar senhorias, que temos as televisões para falir um banco à terça com mentiras descaradas e eleger um presidente da pocilga à quinta!!
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  14.  # 35

O proximo Banco a falir vai ser, como todos os outros, pago por todos nós.

O triste é ver uns a tentar evitar isso e outros a aproveitar-se da situação do novo crédito fácil.

Culpados somos todos!!
  15.  # 36

Colocado por: adiasé o regabofe....

Culpe o mercado de arrendamento ao invés de culpar os bancos e as pessoas.
    Se actualmente eu compro um apartamento, ficando a pagar 400 euros por mês ao banco e se o mesmo apartamento arrendado custar 700 euros por mês, não é dificil descobrir qual a solução pela qual vou optar.

Destes 700 euros do valor do arrendamento, o senhorio tem de pagar 200 euros ao Estado em impostos e ainda tem de se precaver contra potenciais faltas de pagamentos do inquilino porque o sistema judicial não funciona (por exemplo, através de seguros proteção de rendas). E não esquecer que o senhorio ainda tem de abater a brutalidade de IMT que pagou quando investiu num imóvel para arrendamento, porque o IMT para arrendamento é muito superior ao IMT para habitação própria. Assim é normal que uma casa que no mercado de arrendamento poderia custar 500 euros/mês acabe por custar 700.

Em Portugal há uma cultura estupida de subsídios para tudo. Ao invés de atacar a raíz do problema, atira-se dinheiro para cima dos problemas, nomeadamente sob a forma de subsídios (Porta 65, deduções das rendas no IRS, etc.)
  16.  # 37

O direito de propriedade devia ser proibido ao povo e apenas permitido à burguesia!!!! O proletariado deveria ser obrigado a pagar renda durante toda a sua vida, e não possuir nada no fim!
  17.  # 38

Agora não pagam renda e pagam empréstimos!!! E chegam ao fim e continuam a ter... dividas!

Eu por mim falo...
  18.  # 39

Colocado por: LuisPereiraAgora não pagam renda e pagam empréstimos!!! E chegam ao fim e continuam a ter... dividas!

Eu por mim falo...

isso é relativo.....
  19.  # 40

Colocado por: loverscout

isso é relativo.....

Empréstimos a 100% e com prazos de 40 ou 45 anos... não é nada relativo...

0.0222 seg. NEW