Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 22 março 2016

# 61

Colocado por: I_have_a_dreamConfirma-se: 0,5% para taxa variável e 2% para taxa fixa. E ainda há uns tectos máximos.

Link útil:

http://www.deco.proteste.pt/casa/comprar-vender-casa/dicas/credito-a-habitacao-regras-para-amortizar

Em alguns ch estas taxas são isentas se tiverem iniciado ate det. ano. Desde que nao amortizem mais de 50% no ano civil. Correcto?
  1.  # 62

como digo, tudo tem de estar especificado no contracto. Se posteriormente à data de realização do contracto o Banco alterou as regras, vale o que está já contratualizado.

Há casos isentos, outros isentos se amortizar só uma percentagem, outros pela nova legislação...etc
    • emad
    • 22 março 2016

# 63

Colocado por: mfiguDesconheço estas regras, mas tudo tem que estar indicado no contracto assinado pelo cliente na altura da compra da habitação.

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Credito/CreditoaHabitacao/Paginas/Reembolsoantecipado.aspx

Mfigu, voçe que e bancário de um banco como deve ser, esclareça a malta aqui do fórum como são as regras do seu banco nesta matéria de amortização e alteração do prazo inicial.
  2.  # 64

Boa tarde emad,

Na amortização aplica-se o que disse antes, pois contractos antigos têm regras diferentes. O link do banco de Portugal refere os contractos actuais desde 07-03-2007.

Existem situações específicas apresentadas em dec. lei que permitem o reembolso antecipado sem cobrança de comissão:

"O cliente bancário está também isento do pagamento desta comissão se o motivo pelo qual pretende antecipar esse reembolso for um dos seguintes: morte, desemprego ou deslocação profissional de um dos titulares do empréstimo." (informação no portal cliente bancário)

Quanto à alteração do prazo e seguindo regras bem definidas os bancos não podem cobrar comissões pelas alterações em anexo:

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Credito/CreditoaHabitacao/Paginas/Renegociacao.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • emad
    • 22 março 2016

# 65

Colocado por: mfiguBoa tarde emad,

Na amortização aplica-se o que disse antes, pois contractos antigos têm regras diferentes. O link do banco de Portugal refere os contractos actuais desde 07-03-2007.

Existem situações específicas apresentadas em dec. lei que permitem o reembolso antecipado sem cobrança de comissão:

"O cliente bancário está também isento do pagamento desta comissão se o motivo pelo qual pretende antecipar esse reembolso for um dos seguintes: morte, desemprego ou deslocação profissional de um dos titulares do empréstimo." (informação no portal cliente bancário)

Quanto à alteração do prazo e seguindo regras bem definidas os bancos não podem cobrar comissões pelas alterações em anexo:

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Credito/CreditoaHabitacao/Paginas/Renegociacao.aspx

Obrigado pelo seu esclarecimento exemplar e profissional.
    Aqui está um bancário informado. Mudem para o banco do mfigu.
    Fazem ch em banquetas atrás dos spreads invisíveis e depois tem um atendimento de m*.
  3.  # 66

Olá emad...o banco não é meu nem o irei publicitar.

Peço é que se informem bem sobre tudo. O portal do cliente bancário dá bastante suporte legal a diversas questões.

Caso o seu banco não apresente a mesma informação deverá reclamar por escrito, no livro e no final caso não tenha a solução correcta para o BdPortugal.

Abraços
    Concordam com este comentário: LuisPereira, emad
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira, emad
  4.  # 67

Fica a informação: foi hoje pré-aprovado (está preso por alguns detalhes, segundo o próprio) CH a um conhecido meu no Barkinter com spread de 1,15% (empréstimo de 320 mil euros para compra de um imóvel avaliado em 400 mil euros).
  5.  # 68

Colocado por: marcoaraujoFica a informação: foi hoje pré-aprovado (está preso por alguns detalhes, segundo o próprio) CH a um conhecido meu no Barkinter com spread de 1,15% (empréstimo de 320 mil euros para compra de um imóvel avaliado em 400 mil euros).

Obrigadinho, e por esses valores imagino o rendimento mensal...
  6.  # 69

Colocado por: tozepalma

Obrigadinho, e por esses valores imagino o rendimento mensal...

Por acaso conheço o salário dele porque é funcionário público e o vencimento (como o da maioria dos funcionários públicos) é público: cerca de 5 mil euros brutos por mês.
  7.  # 70

Muito bom spread. E transferencia de CH para lá, serão tb. interessantes ?

Colocado por: marcoaraujoFica a informação: foi hoje pré-aprovado (está preso por alguns detalhes, segundo o próprio) CH a um conhecido meu no Barkinter com spread de 1,15% (empréstimo de 320 mil euros para compra de um imóvel avaliado em 400 mil euros).
  8.  # 71

Colocado por: marcoaraujo

Por acaso conheço o salário dele porque é funcionário público e o vencimento (como o da maioria dos funcionários públicos) é público: cerca de 5 mil euros brutos por mês.

Certo, o meu também é público mas os números não são bem iguais.
    Acho que não me vão propor o mesmo spread...

0.0227 seg. NEW