Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 abril 2009

     # 1

    Estou a construir (ainda só fiz a escavação) vivenda e pensei nesta questão: as águas pluviais não poderiam ser aproveitadas para as sanitas e para regas ?

    Conhecem algum sistema que armazene as águas das chuvas por exemplo no sótão, para posterior utilização ?

    Numa altura em que se aposta tanto na construção sustentável, este não seria um contributo importante para a redução do consumo de água?
  1.  # 2

    OI
    Também tenho a mesma ideia...
    Vou começar a construir e também me lembrei de aproveitar as águas da chuva, mas ainda não tive muito tempo para pesquisar e pensar à seria no assunto.
    Vamos ver se alguem já o fez ou partilha ideias.
  2.  # 3

    Tenha atenção ao sitio onde pensa colocar o deposito.
    Se o colocar no sotão fale com o seu projectista para que seja reforçada a lage nessa zona pois esta vai estar sugeita a cargas variaveis (deposito cheio / deposito vazio) e estas variações não são nada boas para a estrutura.
  3.  # 4

    Já pensei nisso! Mas foi-me recomendado para apenas efectuar aproveitamento para rega.

    Neste momento, está planeado de modo a que a água que vêm dos algeirozes seja canalizada para um local onde é possivel colocar um depósito! Mas ainda não está nada definido e no imediato não irei ter aproveitamento...


    Coisas da Casa
    • GA
    • 29 abril 2009

     # 5

    Ola,
    Estou neste momento na fase de definição do projecto da minha futura moradia e também vou construir a estrutura necessária para o aproveitamento de águas pluviais. Vou usá-la apenas para a rega porque os custos de instalar uma canalização alternativa à "normal" para que a pudesse utilizar também nas descargas das sanitas (ao que parece) não compensa.
    Quanto ao reservatório da água vou instalá-lo no exterior da casa, debaixo da terra... ainda pensei em aproveitar o reservatório para uma função estética - fazer como que um lago em que a água ficasse à superficie mas lembrei-me de 2 coisas: uma é que quando fosse verão teria uma espécie de tanque porque não chove e a outra é que essas águas à superficie devem criar ervas e sujidade que acabariam por lhe dar um aspecto desagradável.

    Cumprimentos
  4.  # 6

    ja ouvi falar de reservatorios debaixo da terra para armazenamento de aguas da chuva. são feitos com sinchos( não sei se é assim que se escreve)
    •  
      FD
    • 29 abril 2009

     # 7

    Este assunto já foi parcialmente discutido aqui: Poço em vez de furo artesiano, pode ser que tenham mais algumas ideias.
 
0.0117 seg. NEW