Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

pessoalmente prefiro estores eléctricos, felizmente o preço dos motores estão muito acessíveis, e se bem aplicados e usados duram anos, o único senão é mesmo a falta de luz, mas também felizmente isso é raro acontecer, no entanto para os que acham que isso é problema podem sempre optar por motores com recurso de emergência com uma manivela amovível .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  2.  # 102

Um conhecido meu tem apartamentos alugados, uns com estores eléctricos outros com manuais e a opinião dele é que os eléctricos têm muito menor manutenção que os manuais. O pessoal nos manuais, dependendo dos humores puxa a fita com maior ou menor brusquidão e isso faz com que os mecanismos se destruam com o tempo, enquanto que os eléctricos não estão dependentes de humores.
    Concordam com este comentário: ramos1999, ANdiesel, ricat
  3.  # 103

Colocado por: konnexmanUm conhecido meu tem apartamentos alugados, uns com estores eléctricos outros com manuais e a opinião dele é que os eléctricos têm muito menor manutenção que os manuais. O pessoal nos manuais, dependendo dos humores puxa a fita com maior ou menor brusquidão e isso faz com que os mecanismos se destruam com o tempo, enquanto que os eléctricos não estão dependentes de humores.
    Concordam com este comentário:ramos1999,ANdiesel

confirmo e nem tinha pensado nisso,por acaso ja tive que mudar as fitas do meu apartamento duas vezes!
  4.  # 104

Colocado por: konnexmanUm conhecido meu tem apartamentos alugados, uns com estores eléctricos outros com manuais e a opinião dele é que os eléctricos têm muito menor manutenção que os manuais. O pessoal nos manuais, dependendo dos humores puxa a fita com maior ou menor brusquidão e isso faz com que os mecanismos se destruam com o tempo, enquanto que os eléctricos não estão dependentes de humores.

Belíssimo argumento sem dúvida. E tendo eu dois moços em crescimento tou mesmo a ver o potencial de desgraça quando as hormonas começaram a dar de si ;)

Colocado por: ramos1999confirmo e nem tinha pensado nisso,por acaso ja tive que mudar as fitas do meu apartamento duas vezes!

O problema está aqui. Mesmo que os manuais tenham de ser alvo de manutenção com mais frequência, não é preciso ser grande técnico para o fazermos nós mesmos. Ou seja, bastará uma manutenção durante o tempo de vida dos elétricos para que muito provavelmente nos saia (ao comum dos mortais que não saberá repará-los sem mandar chamar um técnico especializado) bem mais caro do que 5 vezes mais reparações dos manuais feitas por nós.

Facto é que, pesando pró e contras estou a começar a inclinar-me para os elétricos. Fica a questão: para serem programáveis, é algo a ter idealmente em conta aquando da construção da casa (e isso fará elevar o preço da construção?) ou é coisa tão simples que se pode bem fazer depois?
  5.  # 105

(...)
    Facto é que, pesando pró e contras estou a começar a inclinar-me para os elétricos. Fica a questão: para serem programáveis, é algo a ter idealmente em conta aquando da construção da casa (e isso fará elevar o preço da construção?) ou é coisa tão simples que se pode bem fazer depois?

Depois de colocado o motor, a automação pode ser via radio.
  6.  # 106

Colocado por: mhpinto
    Belíssimo argumento sem dúvida. E tendo eu dois moços em crescimento tou mesmo a ver o potencial de desgraça quando as hormonas começaram a dar de si ;)

O problema está aqui. Mesmo que os manuais tenham de ser alvo de manutenção com mais frequência, não é preciso ser grande técnico para o fazermos nós mesmos. Ou seja, bastará uma manutenção durante o tempo de vida dos elétricos para que muito provavelmente nos saia (ao comum dos mortais que não saberá repará-los sem mandar chamar um técnico especializado) bem mais caro do que 5 vezes mais reparações dos manuais feitas por nós.

tem progrmadores como apresentaram numas páginas atras a 20 euros cada!
  7.  # 107

Colocado por: ramos1999tem progrmadores como apresentaram numas páginas atras a 20 euros cada!

SIm eu vi, caro Ramos. A minha pergunta não era nesse sentido. Eu percebi que se pode adaptar algo posteriormente. O que eu pergunto é se isso é uma boa opção ou se é melhor pensar a coisa logo na fase de construção e instalar um sistema eventualmente mais complexo mas de melhor qualidade e mais fidedigno.
  8.  # 108

Colocado por: mhpintoé melhor pensar a coisa logo na fase de construção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
  9.  # 109

O da efapel custa quase 50 euros.
  10.  # 110

Colocado por: callinasO da efapel custa quase 50 euros.

O programador? E basta um para todas a janelas?
  11.  # 111

Sim só o programador. Tem de comprar caixa e espelho.
    Pelo que percebi é um para cada.janela se quiser.que.funcionem.independentes.
  12.  # 112

Olá para todos!
    Por favor, para aqueles que possuem estores eléctricos, na eventualidade de uma falha de luz, ele vai ficar "bloqueado" na posição em que parou, até aí, sem segredos, mas quando volta a luz, que posição o mesmo assume? Ele mantém a mesma posição ou abre por completo/fecha por completo?
    Pergunto isso por uma situação de um portão automático que existe em casa dos meus pais que, quando falha a luz, ao voltar o portão sempre volta para a posição de aberto ao invés de se manter fechado!
  13.  # 113

Colocado por: dryfusEle mantém a mesma posição ou abre por completo/fecha por completo?

Num sistema eléctrico normal ficará sempre como estava EXCEPTO se o estore estivesse a meio de um movimento que, nesse caso, iria acabar esse mesmo movimento.

Num sistema com domótica escolhe exactamente o que quer que aconteça, estore a estore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus
  14.  # 114

Colocado por: dryfusPergunto isso por uma situação de um portão automático que existe em casa dos meus pais que, quando falha a luz, ao voltar o portão sempre volta para a posição de aberto ao invés de se manter fechado!

Um portão automático tem, normalmente, uma central de controle e mais parâmetros de configuração. Numa central decente esse parâmetro devia ser configurável.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro, Bricoleiro
  15.  # 115

Colocado por: MikeMelga

Um portão automático tem, normalmente, uma central de controle e mais parâmetros de configuração. Numa central decente esse parâmetro devia ser configurável.
    Concordam com este comentário:Victor Ribeiro,Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dryfus

Pois, nos estores não sei, mas no meu portão de 2 folhas com motores eléctricos dá para configurar se quero totalmente automático, semi automático ou personalizado. Independentemente disso há sempre a opção manual quando eu quero e quando falta a luz se estiver aberto fica aberto e se estiver fechado mantém-se fechado.
  16.  # 116

Se falhar a luz, quando volta, a persina fica como estava.
    Em relação ao portão de garagem, acontece o mesmo. No meu caso posso ter o portão aberto fechado ou para-lo enquanto sobe na posição que quiser. Provavelmente o seu portão em vez de em falha de luz ir para aberto, talvez esteja mal configurado e deveria ir para fechado.
  17.  # 117

Era justamente isso que estava a pensar, vou ver se falo com meus pais para eles chamarem alguém para dar uma vista de olhos na central do portão!
    Em estores nem seria mal de todo, com uma falha de luz e ao retornar eles "mudarem" de posição, a simular a presença de alguém em casa, mas é sempre uma curiosidade, se bem que a domotica e os exemplos que já colocaram aqui iria executar isso na perfeição!

Vou tentar perceber isso melhor! Tentar incluir no futuro projeto da minha moradia de sonho (isso é, depender de quanto € vai custar!)
  18.  # 118

Colocado por: MikeMelga

Concordam com este comentário:Victor Ribeiro,Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dryfus

Numa central decente não deve haver esse tipo de configuração. Qualquer portão deve permanecer no seu lugar quando volta a luz... Ficar quieto. As ditas centrais decentes configuráveis ou configuradas de fábrica para fecharem automáticamente quando volta a energia são perigosas, são incontroláveis.
    Quem manda no portão sou "eu" e mais ninguém... Todos os mecanismos que interferem no nosso meio têm de ser controlados pelo operador, se não controlamos a reposição da energia então as máquinas vão começar a trabalhar quando entenderem.
    Regra geral quando falha a luz o portão está fechado e aí nem damos por nada. Se tiver-mos que operar a porta, desembraiamos o mecanismo e voltamos a fechar o portão.
    É muito frequente quando há várias falhas eléctricas, os motores trabalharem continuamente porque têm ordem para fechar mesmo estando fechados.
  19.  # 119

Podemos voltar aos estores?
  20.  # 120

Colocado por: sousalNuma central decente não deve haver esse tipo de configuração. Qualquer portão deve permanecer no seu lugar quando volta a luz... Ficar quieto. As ditas centrais decentes configuráveis ou configuradas de fábrica para fecharem automáticamente quando volta a energia são perigosas, são incontroláveis.
    Quem manda no portão sou "eu" e mais ninguém... Todos os mecanismos que interferem no nosso meio têm de ser controlados pelo operador, se não controlamos a reposição da energia então as máquinas vão começar a trabalhar quando entenderem.
    Regra geral quando falha a luz o portão está fechado e aí nem damos por nada. Se tiver-mos que operar a porta, desembraiamos o mecanismo e voltamos a fechar o portão.
    É muito frequente quando há várias falhas eléctricas, os motores trabalharem continuamente porque têm ordem para fechar mesmo estando fechados.

Sim, concordo. Mas qual seria o mal, num portão que tem os devidos sensores, dele fechar automaticamente?

0.0370 seg. NEW