Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou no processo de finalização do projeto da minha moradia e tenho tido algumas "discussões" com o meu arquiteto. O problema é que o terreno é inclinado e a moradia (que é geminada) fica na parte mais alta do terreno. O arquiteto (penso que para diminuir custos) está a colocar-me um desnível de mais de 2 degraus (a descer), sendo que tenho a cozinha e sala abaixo da quota do terreno naquela zona... Não me agrada nada e já pedi por diversas vezes para me subir a casa. Mas ele argumenta com a necessidade de nivelamento de terras, colocação de muros de contenção em betão, etc
    Gostaria de ter algumas opinões em relação a este tema. Como não posso colocar aqui o projeto propriamente dito, deixo um esboço feito por mim com os valores das quotas e desníveis.

    Obrigada desde já
  2.  # 2

    Boa tarde, ele se calhar tem razao, uma vez que o meu está a ser feito, e tem desnivel também coloquei a mesma situação idêntica a sua, ate lhe disse na parte da terra para a suportar metia a garagem, contudo disse o mesmo que o seu e não aconselhou, felizmente estou contente com o trabalho dele, mas as vezes varia de arquitecto para arquitecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  3.  # 3

    3 degraus são 50 cm, qual o problema em subir a cas 50 cm.
    Tem a certeza que o problema á a contenção de custos?
    Não estará o arquiteto mais preocupado com a estética?
    Concordam com este comentário: madals, A&J, callinas, JoaoARicardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  4.  # 4

    zedasilva, muito obrigada pelo seu comentário. Pois, o que me pergunto é precisamente isso, se a preocupação não será mais a "estética"...
  5.  # 5

    Esqueci-me de acrescentar um pormenor. Na entrada da casa queriamos colocar um degrau (a subir) do portão para a porta da entrada para não estar tudo ao mesmo nível, e foi-nos dito pelo arquiteto que não podia ser por causa das acessibilidades. Fui ver diversas vivendas na zona e todas elas têm degraus na entrada da casa. Alguém conheçe essa lei que proiba ter degraus na entrada principal em casas particulares?
  6.  # 6

    Então o arquiteto está preocupado com a lei das acessibilidades no portão de entrada e não está preocupado com a mesma lei dentro de casa?
    há qualquer coisa que está mal explicada.
    :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, doisarquitectos, 21papaleguas, GMCQ
  7.  # 7

    Mude arquiteto
  8.  # 8

    eu não percebo nada do que disse, não apresenta o projecto para se poder opinar devidamente.
    Precisávamos de vter estes dados: plantas, cortes e alçados, incluindo a planta de implantação.
    Concordam com este comentário: zedasilva, antonylemos, callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradaseu não percebo nada do que disse, não apresenta o projecto para se poder opinar devidamente.
    Precisávamos de vter estes dados: plantas, cortes e alçados, incluindo a planta de implantação.
    Concordam com este comentário:zedasilva,antonylemos,callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    A v/ pedido junto alguns elementos que talvez ajudem (levantamento topografico, planta piso terreo e um dos alcados - sul, onde se vê o desnivel do terreno e que a cozinha e um pouco da sala se encontram abaixo da quota).
    Entretanto, já voltei a pedir para subir a casa cerca de 1 degrau e nivelar o terreno na zona sul ao longo da cozinha e sala, sendo que depois pedi 2 degraus para descer à parte poente, que também deverá ser plana.
    Espero que com estes elementos já consigam opinar melhor.
    Obrigada desde já por todos os comentários, todas as opiniões são benvindas.
      levantamanto topografico-forum da casa.png
  10.  # 10

    alcado sul
      Alcado sul-forum da casa.png
  11.  # 11

    Planta piso 0
      Planta piso terreo-forum da casa.png
  12.  # 12

    Tem que haver uma entrada que respeite as acessibilidades. Pode ser a porta principal ou outra. E dentro da casa também tem que respeitar esse princípio para as zonas comuns (ex. cozinha, sala de estar e de jantar) 1wc e 1quarto.

    Pelo menos foi o que me foi explicado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  13.  # 13

    e eu a pensar que vc tinha um desnível problemático... o terreno desce menos de um metro em quase 25m...
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemose eu a pensar que vc tinha um desnível problemático... o terreno desce menos de um metro em quase 25m...


    Desculpem-me mas para a área de implementação, menos de um metro... não seria fácil regularizar isso com uma máquina e construir nivelado.
    2 ou 3 dias de trabalho de uma máquina não resolviam a coisa?

    Depois adaptava-se a envolvente à casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  15.  # 15

    para a implantação são cerca de 0.5m. será problema da cércea?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemospara a implantação são cerca de 0.5m.


    Quanto pode custar a regularização disso? 2 dias de máquina, 200€? Não faço ideia...
  17.  # 17

    Colocado por: RaquekTem que haver uma entrada que respeite as acessibilidades. Pode ser a porta principal ou outra. E dentro da casa também tem que respeitar esse princípio para as zonas comuns (ex. cozinha, sala de estar e de jantar) 1wc e 1quarto.

    Pelo menos foi o que me foi explicado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    Obrigada Raquel. Acho que já conseguimos arranjar uma solução para a entrada principal colocando lá à mesma o degrau. Vamos ter uma rampa em U ao lado do degrau. Ainda argumentei se a acessibilidade não se podia fazer pela garagem, já que a casa está toda ao mesmo nível, mas o arqtº disse-me que tinha que ser impreterivelmente pela entrada principal
  18.  # 18

    Colocado por: antonylemospara a implantação são cerca de 0.5m. será problema da cércea?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    desculpe, Toze Palma, o que é cércea?
  19.  # 19

    Colocado por: madals

    desculpe, Toze Palma, o que é cércea?


    O Toze Palma não faz ideia! Mas também não fui eu que escrevi! :)
  20.  # 20

    Colocado por: antonylemospara a implantação são cerca de 0.5m. será problema da cércea?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals

    Ai que confusão! Deculpe Tozé! Tony Lemos, o que é cercea?
    Concordam com este comentário: tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
 
0.0230 seg. NEW