Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: Pedro BarradasO componente A, excepto na questão das clausulas juridicas.. é uma "treta" , bom para burocratizar.. aqui é que é a maior parte do copy/paste... "ninguém" lê aquilo.. desisti. Concentro-me no C ;)

Não posso deixar de concordar consigo Pedro.
    Contudo, e na impossibilidade (económica) de ser realizado um mapa de quantidades, acho que um bom CE sucinto, objetivo e claro é uma grande mais valia.

Colocado por: TyrandeA a cerca de 300-500?

Dependendo da complexidade da obra já os tenho feito por esses valores.
  2.  # 262

Apenas algumas clausulas de um CE que podem poupar muitas dores de cabeça ao DO

...
    1.5 - As dúvidas que o empreiteiro tenha na interpretação dos documentos por que se rege a empreitada devem ser submetidas ao dono da obra ou ao diretor de fiscalização antes de se iniciar a execução do trabalho sobre qual elas recaíam.
    No caso de as dúvidas ocorrerem somente após o início da execução dos trabalhos a que dizem respeito, deverá o empreiteiro submete-las de imediato às entidades atrás referidas, juntamente com os motivos justificativos da sua não apresentação antes do início daquela execução.

1.6 - A falta de cumprimento do disposto na cláusula 1.5 torna o empreiteiro responsável por todas as consequências da errada interpretação que porventura haja feito, incluindo a demolição e reconstrução das partes da obra em que o erro se tenha refletido.
    ...

7.1 - Se o empreiteiro não concluir a obra no prazo contratualmente estabelecido, acrescido de prorrogações graciosas ou legais, ser-lhe-á aplicada até ao fim dos trabalhos ou à rescisão do contrato, a multa diária de 100.00 €.

7.2 - Se o atraso respeitar ao início da execução da empreitada, aplicar-se-á ao empreiteiro a multa de 1% sobe o valor da adjudicação por cada dia de atraso.
    ...

13.3 – Sempre que o Coordenador de segurança considerar que o não cumprimento do estipulado no PSS é passível da emissão de uma notificação de não conformidade grave, será aplicada ao empreiteiro uma multa de 500€.
    Concordam com este comentário: marco1, trabalharmuitobem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  3.  # 263

Confesso que me perdi completamente com o que é afinal importante mas que se lixe. Arquitecto que se prese apresenta uma proposta detalhada com tudo o que inclui e na realidade o que interessa é o preço final VS estar lá tudo de forma a controlar a obra para não fugir ao orçamento disponível para fazer a mesma.
  4.  # 264

Colocado por: jorgferrConfesso que me perdi completamente com o que é afinal importante

Na minha humilde opinião e por ordem de importância
    1º Projeto de execução
    2º Mapa de quantidades
    3º caderno de encargos

Sempre que as questões de ordem económica falem mais alto, pelo menos o Caderno de encargos. Sendo que nas especificações técnicas este deve ser igual a um Mapa de quantidades sem as medições.

Contrato de empreitada, sempre!
    Para além de que este é uma peça obrigatória em qualquer obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  5.  # 265

Já agora, um estudo prévio pressupõe também o desenvolvimento dos projectos de especialidades? ou apenas a parte dos desenhos/plantas?
  6.  # 266

Colocado por: jorgferrou apenas a parte dos desenhos/plantas?
  7.  # 267

jorgferr

o estudo prévio ( arquitetura só, por norma) contempla plantas alçados cortes e até 3D, no fundo apenas difere do projeto de licenciamento na carga de informação dos desenhos em si e na sua quantidade ( talvez com um maior rigor num ou noutro aspeto tendo já em vista as especialidades) e destina-se a chegar á solução de arquitetura aprovada pelo cliente por forma a fazer a instrução a partir dai para o processo camarário.
  8.  # 268

olá a todos
    inscrevi me no forum para pedir ajuda pois quero construir uma casa e estou com dificuldades.
    já comprei terreno. na camara disseram que podia construir sem problemas.
    o passo seguinte foi procurar um arquitecto e aqui começaram as dúvidas. fui a 3 arquitectos e expliquei o que queria. dias depois recebi os orçamentos... desenhos nem ve-los... ou seja andei eu a gastar o meu latim para no fim me enviarem uma folha com valores... como é que é suposto escolher o arquitecto se ele não me mostra o que estou a comprar?
    os valores não são muito diferentes do que aqui vão falando entre os 4000€ e os 6000€. como é que eu sei quem vai desenhar melhor o que quero? não era suposto apreesentarem uma proposta com o orçamento?

alguem me pode ajudar?
    obrigado
  9.  # 269

Isso que diz é completamente normal, só lhe fazem um primeiro esboço do que quer se pagar um estudo prévio e aí sim fica com o boneco. Não pagando, tem que ver o portfólio de cada arquiteto e contratar aquele com que se identificar mais e lhe der mais confiança no seu bom trabalho a nível pessoal.
  10.  # 270

Peça um estudo prévio a cada um. Bem como portfólios de trabalhos feitos. Faz parte de um bom resultado ir gastando dinheiro..
    É como o atum, compra uma lata de atum marca e, outro calvo, outro Vasco da gama, depois de provar e ponderar preço qualidade, compra 20 latas do que gosta mais.

A não ser a casaproera e equivalentes, ninguém lhê vai vai mostrar estudos e 3D sem você gastar qualquer coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  11.  # 271

no meu caso o estudo foi de borla . o combinado era ele apresentar um estudo previo, se eu gostasse ficava com eles . por acaso gostei e acabei por ficar com eles
  12.  # 272

Se quer proposta, pague. Faça um concurso.

PS: Quer dizer voçê vai a uma reunião (de borla), para saber condições, recebe as propostas e ainda quer um estudo prévio de borla... ( Concerteza, Ainda sem qq tipo de levantamento topografico realizado).
    Isso não funciona assim, Não mostraram o portfolio, não falaram das suas ideias a e de como resolve-las?, qual o profissional com que manteve melhor empatia?, Os serviços prestado são todos iguais/ equivalentes?

PS: Então vai ao medico advogado e paga por uma consulta de 15 minutos 50-70€... Vai a um advogado , para lhe fazer uma minuta de um contrato de arrendamento, ( que é so copiar, e esta feita em 15 minutois, e leva-lhe 200€...
    Quer um estudo prévio de uma habitação, que leva (consoante a complexidade e investimento de tempo dispendido) varias horas/ dias.... de borla.... Caramba!!!!
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta, chapa
  13.  # 273

Pedro Barradas não discuto se tem Razão ou não, só lhe vou falar da minha experiência.
    ja tinha levantamento topografico. falei com dois arquitectos , os dois sugeriram apresentar um esboço sem compromissos ou custos, ou fim de 3 semanas um apresentou uma planta inicial, outro uma planta inicial e um modelo em cartão da sua proposta...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 274

Óptimo.
    Já agora a sua habitação anda na ordem de que valores 150, 250 mil?
  15.  # 275

calinas a pergunta era para mim?
  16.  # 276

Sim
  17.  # 277

estou na fase do " grosso" betão e paredes tenho contratualizado quase 53 mil euros sem IVA.
    Porque calinas?
  18.  # 278

Colocado por: enf.magalhaesfalei com dois arquitectos , os dois sugeriram apresentar um esboço sem compromissos ou custos, ou fim de 3 semanas um apresentou uma planta inicial, outro uma planta inicial e um modelo em cartão da sua proposta...

O mercado é livre... A executar uma proposta desenhada, seria logo ali, com o cliente nessa reunião informal (que habitualmente demora 2 horas), num esquisso sobre o lev. top. Nada mais... É o meu limite e parece-me perfeitamente razoável.. e já se está a trabalhar de borla...

Compreendo que as pessoas tenham as suas dúvidas e queiram poupar o mais possível, mas quem está do outro lado ( o arquitecto neste caso).. precisa de viver,o seu conhecimento e capacidade de resolução dos problemas é que "mete o pão na mesa"... Não acham que estar logo à partida disponível por uma ou duas horas, discutindo uma serie de premissas, ideias, soluções não será já uma "borla" suficiente!? Mais do que qualquer outro serviço privado/ empresarial disponibiliza sem antes ter havido qq promessa de contratação...

O trabalho deve e tem de ser valorizado. O prestador de serviço particular, não é uma instituição pública ( mesmo essas, cada vez se pagam mais taxas e taxinhas), pelo que tem de cobrar pelo serviço...
    Concordam com este comentário: CMartin
  19.  # 279

Pedro não lhes pedi nada , os próprios arquitectos é que sugeriram isso , para mim melhor que pude escolher a melhor proposta no meu entender.
  20.  # 280

Colocado por: enf.magalhaesPedro não lhes pedi nada , os próprios arquitectos é que sugeriram isso

Certo... mas não é habitual ( já o fiz penso que para os 1ºs projectos, um gajo não tem nada, tem de tentar a sorte.. mesmo que de borla).. e no final acabou por ser uma mais valia? ou esse estudo foi totalmente para o lixo? Escolheu o arquitecto somente com base nessa "apresentação"?
    qual a influencia que esse estudo teve na decisão final. Se tivesse mais um concorrente que não lhe tivcsse feito estudo, ams que na reunião tivesse mostrado interesse na sua ideia, tivesse havido empatia profissional e pessoal.. como seria?

Gostava de saber a sua opinião... Para fins estatísticos ;)
    Obrigado.

0.0584 seg. NEW