Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: enf.magalhaesPara mim foi uma mais valia o estudo prévio para escolher... sou sério nas intenções e o do gabinete não tenho a apontar

Certo, ninguem aqui discordou disso ou meteu tal em causa... ainda bem que correu bem.
  2.  # 322

Colocado por: enf.magalhaesPara mim foi uma mais valia o estudo prévio para escolher...

Sim, mas podia ter pegado nesse desenho e entregar a execução do projecto a outro arquitecto.
  3.  # 323

Colocado por: callinasNão acho nada... Já fiz 3D de borla ou quase para um arquitecto, para "...ele ver... " com o compromisso de depois fazer as especialidades da obra... Neste momento, nem fiz as especialidade, nem fiz mais 3D , enfim....
    O Pedro deve trabalhar conforme o seu mercado ai na zona...
    Por aqui fazer estudos prévios e 3D, bem como mapas de medições, só servem para o pseudo cliente ir a outro lado fazer melhor e mais barato.

Nesse caso, penso que concorda que tal postura não é nada agradável... Aliás é abusadora....
  4.  # 324

Alguns clientes são mesmo uns nabos, já me pediram orçamentos com desenhos feitos pela minha empresa !!!
  5.  # 325

Uma pessoa às vezes esquece-se dos dissabores, olhem este foi um deles, 2010, talvez... Para o Concelho de Oeiras.
    Visita ao local, maquete virtual,.... promessas que não se realizaram, eu, na boa fé... entusiasmei-me... desenvolvi...Retorno = ZERO.

Ao fundo do vale é o oceano atlântico....
      SB134_SU_3 niveis.jpg
      SB134_SU_1_ceu.jpg
    • box
    • 9 outubro 2016

# 326

Colocado por: Picaretapodia ter pegado nesse desenho e entregar a execução do projecto a outro arquitecto.

então e os direitos de autor? não valem?
    eticamente é no mínimo reprovável. Para mim um gabinete que aceite um trabalho destes seria logo excluído. não tolero a falta de ética entre colegas e desrespeito pelos clientes
  6.  # 327

Colocado por: boxentão e os direitos de autor? não valem?

Nesta fase não existem direitos de autor, porque não se trata de um projecto assinado, mas apenas de um desenho, e o arqº que desenvolve o projecto trata de fazer algumas alterações, para se livrar desse problema. Depois é difícil o autor do desenho ter acesso ao projecto final e provar que é o autor do desenho que serviu de base para esse projecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 328

Colocado por: boxeticamente é no mínimo reprovável. Para mim um gabinete que aceite um trabalho destes seria logo excluído. não tolero a falta de ética entre colegas e desrespeito pelos clientes

Muitas vezes o cliente não informa o arqº, de que aquele desenho é da autoria de outro arquitecto, apresenta o desenho, como se fosse da sua autoria.
    • wd
    • 9 outubro 2016

# 329

Meus caros, desculpem interromper a vossa discussão mas gostaria de saber a resposta à seguinte questão: é necessário algum projecto para a construção de um wc para pessoas com mobilidade reduzida num espaço comercial? As paredes (2) seriam feitas em gesso cartonado se é que isso é importante...
    • box
    • 9 outubro 2016

# 330

Colocado por: enf.magalhaesPara mim foi uma mais valia o estudo prévio para escolher

acredito que sim pois também gosto de "ver o que estou a comprar"... agora há formas de aceder ao mesmo sendo justo que exista retribuição pelo trabalho desenvolvido.
    já relatei um pouco da minha experiência nesta fase mas a verdadeira ilação será escrita no outro tópico. depois de concluída esta fase.
  8.  # 331

Colocado por: wdMeus caros, desculpem interromper a vossa discussão mas gostaria de saber a resposta à seguinte questão: é necessário algum projecto para a construção de um wc para pessoas com mobilidade reduzida num espaço comercial? As paredes (2) seriam feitas em gesso cartonado se é que isso é importante...

Convem pedir a alguém que domine a lei das acessibilidades (arquitecto) para desenhar o espaço e os requisitos funcionais a cumprir...
    Tem a certeza que é obrigado a ter essa IS para pessoas com mobilidade condicionada?

Deixo estas questões no ar para não o deixar sem resposta, MAS peço-lhe encarecidamente que ABRA um TOPICO somente para este assunto
    Obrigado.
    [a moderação]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wd
  9.  # 332

Colocado por: Pedro BarradasAos senhores Eng.º Picareta, Riscos e Callinas, esta ideia agrada-vos!? ;)

Nem pensar, daqui não levam nada. Eu nem portfolio tenho, a única coisa que tenho é a pagina de facebook.

Colocado por: enf.magalhaesArquitectura + especialidades + fiscalização de obra por engenheiro civil

muito baratucho, ou muito caro, dependendo da qualidade dos projetos e da fiscalização.
  10.  # 333

A única coisa que ainda vou fazendo à borla são visitas a obras para pseudo-trabalhos que muitas vezes desaparecem, tenho de fazer como os advogados, uma justificação 50 paus, ou os médicos uma consulta 70 paus, ou como os canalizadores, uma deslocação 50 paus.
  11.  # 334

Riscos acho que para o meu preço contribui não ser no Porto ou Lisboa , acho que só menção desses dois nomes dispara os preços.
  12.  # 335

Colocado por: enf.magalhaesRiscos acho que para o meu preço contribui não ser no Porto ou Lisboa , acho que só menção desses dois nomes dispara os preços.

Porto não sei mas em lisboa sim
  13.  # 336

caramba! registei-me para pedir ajuda e respondem assim?!?!
    1. não disse que queria borlas. pensei que fosse normal apresentar um desenho nem que fosse à mão só para dar uma ideia. obviamente que não estava a espera de 3Ds e afins!!!! pelos vistos alguns users receberam orçamentos assim. mas ok siga a marcha.
    2. já tenho levantamento do topografo mas nao dei nada aos gabinetes, apenas referi as medidas pois é um terreno plano sem nada.
    3. os orçamento que me deram foi tipo arquitectura custa XXX e especialidades custa YYYY. o plano de pagamentos é a) b) c)... o resto era literalmente paleio copiado da netpois fiz copy paste no google e lá aparecia as frases direitinhas! lol

as tantas tive foi azar. ok.
    alguém aqui me pode dar um exemplo dum bom contrato de arquitectura que inclua tudo para poder pedir orçamentos como deve ser? assim posso chegar e dizer: meus senhores preciso de construir uma casa com as seguintes características a. b. c. d. , e o vosso trabalho deve incluir tudo o que consta deste documento. e quando digo tudo é mesmo tudo que é para não andarem depois com extras.
    obrigado
  14.  # 337

voces estão a dizer que devia pedir estudo prévio um user referiu um valor que com iva vai para as 800coroas! epá a vida custa a todos! 800coroas por fazer um croqui numa folha de papel!! estamos a falar de 1.3 salários mínimos!
  15.  # 338

num outro topico um user referiu que é necessário:
    Projecto de arquitectura
    Projectos de especialidades:
    Projecto de Estabilidade
    Projecto de Distribuição de Água
    Projecto de Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais
    Estudo de Comportamento Térmico (RCCTE)
    Projecto de Instalações de Telecomunicações (ITED)
    Projecto de Distribuição de Gás. (dependendo da zona poderá ser dispensado)
    Projecto de Condicionamento Acústico.
    Projecto de Arranjos Exteriores (dependendo da câmara poderá ser dispensado)
    Ficha electrotécnica
    Plano de Segurança e Saúde
    Termo de responsabilidade pela Coordenação dos projectos
    Tremo de responsabilidade pela Direcção de fiscalização da obra

falta alguma coisa?
  16.  # 339

contacte gabinetes e peça um esboço sem compromisso para decidir, algum vai aceitar! comigo até foram os próprios a sugerir isso ! ou se calhar tive sorte .
  17.  # 340

Por 150 euros já se fazem esbocos com 3D básicos.
    Nesta fase deve ter a certeza que o arquitecto é aquilo que quer... Está em sintonia com as suas ideias.

0.0709 seg. NEW