Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    serve este tópico de desabafo

    para uma casa terra simples com cerca 120 150 m2

    um projeto de arquitetura mais especialidades

    opções:

    5000 € - meu orçamento
    4500 € - meu 2º orçamento
    2000 €
    1500 € com conhecimentos na camara ( ridículo)

    será que esta gente não compreende que esta diferença de valores nos projetos em termos financeiros é irrelevante face á possível qualidade dos mesmos ??

    passei-me de vez, acabaram-se as visitas e as dicas e outras coisas. cada um vai ter o que merece
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno11
  2.  # 2

    Amuou.
    Marco , sei que a nossa vida é ingrata. Formamo-mos em boas escolas e procurarmos não só prestígio , e temos um bichinho que nos pica e leva mais além, a superarmo-nos cada dia que passa , somos assim. Quem quer algo bem feito, vem ter connosco, não se importa de pagar o real valor , quem não quer, não vem. É triste quando fazemos do projecto a nossa vida o nosso ganha pão.
    Vá com calma.
    Por aqui um arquiteto assina arquitetura por xxx euros, um e Eng xxx. É o que temos.
  3.  # 3

    Tem a certeza que quem apresentou a proposta dos 1500€ foi um arquitecto?
    Pode ser que ainda tenha a sorte de ver o seu "cliente" por aqui no forum a pedir-lhe a opinião sobre o projecto.
  4.  # 4

    Colocado por: 21papaleguasTem a certeza que quem apresentou a proposta dos 1500€ foi um arquitecto?

    Se não foi mais uma razão para ainda ser mais caro.
    Só em projetos de especialidade com taxas e taxinha vão os 1500€
    Soma-se o valor a pagar a um arquiteto para assinar de cruz
    O que acontece é que no valor dos 1500€ o DO vai pagar por fora levantamentos, taxas e taxinhas e outras coisas mais.
  5.  # 5

    a mim o que me revolta é que no somatório do dinheiro que se gasta numa obra desde o projeto até ao fim, 1000 ou 4000 euros acabam por ser trocos
    enfim mais uma vez cada vai ter aquilo que merece, eu até vou se calhar é puxar ainda mais os preços para cima por forma a selecionar também logo á partida o tipo de cliente.
    estou mesmo aziado
    Concordam com este comentário: Mk Pt, riscos, antonylemos, carimbo
  6.  # 6

    Mas os 5000€ já tinham as taxas e taxinhas incluídas???

    Eu paguei bem mais de 5000 pelo meu e para além disso ainda paguei as taxas e taxinhas!!!
  7.  # 7

    geralmente os gastos administrativos não estão incluídos, é claro que nas especialidades estão incluídos as certificações ( térmica) mas pouco mais.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, emad
  8.  # 8

    Por aqui incluo tudo. Tal como nós o cliente quer pagar projecto aprovado , não quer a meio do processo que o chateiem que é precioso pagar mais xxx
    Concordam com este comentário: M.Dias, Peles
    • emad
    • 29 março 2016

     # 9

    Colocado por: marco1serve este tópico de desabafo

    para uma casa terra simples com cerca 120 150 m2

    um projeto de arquitetura mais especialidades

    opções:

    5000 € - meu orçamento
    4500 € - meu 2º orçamento
    2000 €
    1500 € com conhecimentos na camara ( ridículo)

    será que esta gente não compreende que esta diferença de valores nos projetos em termos financeiros é irrelevante face á possível qualidade dos mesmos ??

    passei-me de vez, acabaram-se as visitas e as dicas e outras coisas. cada um vai ter o que merece
    Concordam com este comentário:Mk Pt


    Colocado por: marco1geralmente os gastos administrativos não estão incluídos, é claro que nas especialidades estão incluídos as certificações ( térmica) mas pouco mais.
    Concordam com este comentário:Mk Pt,emad

    A única forma de fazer valer o seu trabalho é pelo preço que pede pela qualidade do seu trabalho. A qualidade do seu trabalho deve ser comprovada pelos seus trabalhos feitos.
    Nao desanime. Quando alguém que começa a pensar construir uma casa ja vai a espremer o arquitecto, entao nao merece ter um a desenhar-lhe o seu sonho.
    Infelizmente e a mentalidade do português.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • emad
    • 29 março 2016

     # 10

    Marco
    Coloquei este post noutro topico, mas faz mais sentido coloca -lo no seu topico.
    Um conselho:
    Em vez de dar ao potencial cliente um valor pelo trabalho, porque nao define metas com compensaçoes financeiras. P.e.
    - x valor pelo projecto;
    - x valor pelas especialidades;
    - x valor por cumprimento de prazo de construção;
    - x valor se cumprir com orçamento definido pela construção total da obra,
    - x valor por pacote de visitas/ acompanhamento da obra.
    Com isto o dono da obra vai ter um arquitecto motivado.
    Acho que os arquitectos tem de mudar a forma como dao os orçamentos aos potenciais clientes. Assumam uma abordagem mais comercial na vossa negociação. O meu conselho pode resultar e todos saiem a ganhar, dono da obra e arquitecto.
    Concordam com este comentário: antonylemos, A&J
  9.  # 11

    Lol
    Por aqui as pessoas pavoneiam-se com o custo do projecto. Sao muitos aqueles que que se gabam de ter um projecto por 900 euros. Casas e casinhas com telhadinhos, mais do mesmo.
    Eu pavoneio-me por um projecto sem excessos e na Estabilidade já poupei 15 mil euros.
    Grande parte do mercado não é para nós, é o do bom e barato, e no que toca a projecto, quanto mais barato melhor, na obra decide-se .
    Emad, isso que fala não faz sentido.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  10.  # 12

    ja perdi N de projectos por causa dos 'com conhecimentos na câmara' o que tem piada porque funciona igual aos que não tem....
    mas nunca baixei os preços por isso...
    elaboro uma proposta de honorários detalhado = X+IVA.

    queres queres. Não queres vou á pesca... e nada de desenhos nem dicas até aceitarem o contracto. (experimentem ir a um advogado pedir uma dica e vires-te embora sem pagar)

    5000 com especialidades não é caro sequer. só para teres uma ideia no último pedi um bocadinho mais sem especialidades. dependendo do tamanho e complexidade da coisa.... distancias de viagem tb são facturadas.... um mínimo de visitas á obra (que eu achar satisfatório para que a coisa corra bem) a partir do qual é tudo cobrado...

    se formos a ver vou estar á volta do projecto uns bons meses + acompanhamento de obra que pode ser durante mais um ano ...

    e contas feitas, o que vou ganhar vai ser mínimo.
    • emad
    • 29 março 2016

     # 13

    Colocado por: callinasLol
    Por aqui as pessoas pavoneiam-se com o custo do projecto. Sao muitos aqueles que que se gabam de ter um projecto por 900 euros. Casas e casinhas com telhadinhos, mais do mesmo.
    Eu pavoneio-me por um projecto sem excessos e na Estabilidade já poupei 15 mil euros.
    Grande parte do mercado não é para nós, é o do bom e barato, e no que toca a projecto, quanto mais barato melhor, na obra decide-se .
    Emad, isso que fala não faz sentido.

    Porque e que nao faz sentido?
  11.  # 14

    Colocado por: marco1a mim o que me revolta é que no somatório do dinheiro que se gasta numa obra desde o projeto até ao fim, 1000 ou 4000 euros acabam por ser trocos
    enfim mais uma vez cada vai ter aquilo que merece, eu até vou se calhar é puxar ainda mais os preços para cima por forma a selecionar também logo á partida o tipo de cliente.
    estou mesmo aziado
    Concordam com este comentário:Mk Pt


    Tenha calma marco1, faça lá isso só depois do Verão :) agora a sério eu acho que a maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que pode poupar em obra tendo bons projectos iniciais. No outro dia o user riscos fez um comentário num outro tópico onde dizia que só em ferro na obra em questão conseguia fazer poupar 5000 euros, já são números que ficam bem na cabeça, mas acho que o DO comum ainda não tem a sensibilidade para isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tnjp, eei35229
  12.  # 15

    Colocado por: 21papaleguasTem a certeza que quem apresentou a proposta dos 1500€ foi um arquitecto?
    Pode ser que ainda tenha a sorte de ver o seu "cliente" por aqui no forum a pedir-lhe a opinião sobre o projecto.


    está bonita! esses 1500 já incluem o preço da assinatura na cruz...
    • tiagot
    • 29 março 2016 editado

     # 16

    De facto por vezes temos o País que merecemos e somos nós que o destruímos todos os dias.
    Será que as pessoas que andam atrás das pessoas que têm conhecimentos na câmara não percebem que andam a alimentar o monstro que depois criticam.
    Será que nunca se colocaram na pela desses "ajudantes camarários" para perceberem que da pequena ajuda à corrupção descarada vai apenas um pequeno passo ?
    Se alguém lucra (com um presente, um cabaz, uma comissão) com uma pequena ajuda dada, o que vai fazer daí a uns tempos. Será que se consegue conter e não voltar a fazê-lo ?

    Como diz o Antony, no final não passa de um mito urbano. Porque numa Câmara um processo passa por inúmeras pessoas, e é impossível conhecê-las todas. Adicionalmente, dentro de uma câmara, como em qualquer empresa, os funcionários não são todos os melhores amigos.

    Será que não é possível perceber que é assim que municípios, ministérios, se vão enchendo com uma rede de cunhas e favores que tornam todos os processos ingeríveis a médio/longo prazo...?

    No final, muitas dessas ajudas até acabam por complicar desnecessariamente os processos porque tentam saltar por cima de questões legais básicas e quando chegam às mãos de alguém que não pertence à "rede" voltam ao início por má instrução ou simples ilegalidade.

    Mais tarde ou mais cedo acho que saem quase todos prejudicados... Mas parece que continua a haver mercado para tais situações...
  13.  # 17

    vou ser sincero, tb ja andava farto dessas atitudes, mas comecei não só a fazer as propostas de honorários por extenso, mas tb com um pequeno texto a explicar cada fase do projecto e a sua importância para educar os potenciais clientes para que pudessem tomar uma decisão informada.

    Os últimos clientes demoraram quase dois meses a decidirem (imagino que andaram de aqui para ali a compararem propostas e os trabalhos incluídos nessas propostas... e conhecendo bem os pais e os tios deles tb devem ter sondado os tais com 'conhecimentos na câmara')

    e comigo já não há descontos. levantamentos são por fora, taxas e taxinhas da CM etc. são com o DO.
    ou nos respeitamos a nós próprios ou somos atropelados. como disseste e bem, temos de ver o tipo de cliente que queremos. infelizmente ainda existe muita gente para quem qualquer **** serve. e bem paga... e com anjinhos nos portões e pendericalhos (caros) em tudo quanto é canto....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 18

    Colocado por: jorgferr

    Tenha calma marco1, faça lá isso só depois do Verão :) agora a sério eu acho que a maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que pode poupar em obra tendo bons projectos iniciais. No outro dia o user riscos fez um comentário num outro tópico onde dizia que só em ferro na obra em questão conseguia fazer poupar 5000 euros, já são números que ficam bem na cabeça, mas acho que o DO comum ainda não tem a sensibilidade para isto.

    Se o riscos.o disse., eu também.ja o disse., com um.bom projeto de estabilidade poupa-se facilmente 5 mil euros. Eu poupei 15
    Concordam com este comentário: jorgferr
  15.  # 19

    Colocado por: callinasLol
    Por aqui as pessoas pavoneiam-se com o custo do projecto. Sao muitos aqueles que que se gabam de ter um projecto por 900 euros. Casas e casinhas com telhadinhos, mais do mesmo.
    Eu pavoneio-me por um projecto sem excessos e na Estabilidade já poupei 15 mil euros.
    Grande parte do mercado não é para nós, é o do bom e barato, e no que toca a projecto, quanto mais barato melhor, na obra decide-se .
    Emad, isso que fala não faz sentido.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    e com alguma sorte qq dia vai ali á loja do chinês e trazem um por ainda menos...
  16.  # 20

    Antes do RCTE os projectos completos por aqui andavam em 900 euros.
 
0.0291 seg. NEW