Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Estou interessada em colocar uma placa de indução no entanto tenho um quadro trifásico de 10 A por cada fase a placa tem 4600 W de potência acham que se subir o quadro para 15A por fase chega? O electricista falou me de placas trifasicas conhecem alguma marca? Procurei e não encontrei nada. Se tiver que subir para 20A por fase desisto pois não me compensa finaceiramente.

Obrigada
    • narg
    • 30 março 2016

# 2

Tens alguma coisa trifasica em casa ?

Eu comprei à dois meses uma placa e ela tras ligações para as duas situações, trifasico e monofasico ...

Se nao tens nada trifasico em casa, muda para monofasico 30A e reforça o fio que liga à placa e ficas mais bem servido
    Concordam com este comentário: joaosantos
  2.  # 3

Colocado por: nargTens alguma coisa trifasica em casa ?

Eu comprei à dois meses uma placa e ela tras ligações para as duas situações, trifasico e monofasico ...

Se nao tens nada trifasico em casa, muda para monofasico 30A e reforça o fio que liga à placa e ficas mais bem servido

Não tenho nada em casa trifásico ja pedi para alterar para monofasico mas o electricista disse que era muito dispendioso pois a minha casa está muito longe do contador.

Se não se importa qual é a marca que comprou?
  3.  # 4

Nao estou a ver a questao da distancia da casa ao contador,o cabo seria o mesmo....e pagaria o mesmo tendo 30 amperes mono,e os problemas todos resolvidos.Acredito que com 10 amperes por fase,tenha muita vez que o disjuntor dispara
  4.  # 5

Colocado por: tbmelo

Não tenho nada em casa trifásico ja pedi para alterar para monofasico mas o electricista disse que era muito dispendioso pois a minha casa está muito longe do contador.

Se não se importa qual é a marca que comprou?

Mude para 30A monofásico e já agora aproveite e mude também de eletricista.
  5.  # 6

A não ser que o cabo existente... não tenha secção suficiente!!! qual a secção do cabo?
    • narg
    • 30 março 2016

# 7

Whirlpool - ACM 808/NE

Mas mude para monofásico, mesmo que o electricista diga que é dispendioso, possivelmente será, se colocar um cabo novo do contador até à casa de 30A, mas uma vez que tem 3 cabos das 3 fases ligados em paralelo uns aos outros aguentam os 30A pois dividem a carga entre eles..
    Possivelmente está a lidar com um electricista certificado :D (private joke)

Mas mesmo mudando o cabo fica-lhe mais barato no longo prazo...
  6.  # 8

Se shuntar os fios das 3 fases,fica com o problema resolvido,penso eu,pedindo o mono
  7.  # 9

Colocado por: joaosantosSe shuntar os fios das 3 fases,fica com o problema resolvido,penso eu,pedindo o mono

Não é assim tão linear.
    A fase fica bem dimensionada. O problema é que em monofásico o neutro também tem corrente... ou seja também tem que estar bem dimensionado. Onde arranja os outros fios para aumentar o neutro?...Só vendo o que la está.
    Concordam com este comentário: joaosantos, jorgealves
  8.  # 10

Até pode fazer,tem 4 fios,dois para a fase,dois para o neutro..basta que os que lá estejam sejam de 1,5 mm
  9.  # 11

Colocado por: joaosantosAté pode fazer,tem 4 fios,dois para a fase,dois para o neutro..basta que os que lá estejam sejam de 1,5 mm

Ui... por ai já não entro.
    Neutro com castanhos ou pretos... já agora tem lá um "fiozinho verde e amarelo" pode liga-lo também. Nem passa lá corrente nem nada.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  10.  # 12

Colocado por: tozepalma

Ui... por ai já não entro.
    Neutro com castanhos ou pretos... já agora tem lá um "fiozinho verde e amarelo" pode liga-lo também. Nem passa lá corrente nem nada.
    Concordam com este comentário:joaosantos

Tambem tem de ser alguem que perceba minimamente do assunto ;)
    • narg
    • 30 março 2016

# 13

Mas nesse caso se o neutro nao estiver dimensionado.. quer seja monofasico ou trifasico nao vai ter o mesmo problema ?

É que o trifasico podes ir até aos 45A se estiveres a usar em pleno as 3 fases o neutro ai aguentaria ?
  11.  # 14

Colocado por: nargMas nesse caso se o neutro nao estiver dimensionado.. quer seja monofasico ou trifasico nao vai ter o mesmo problema ?

É que o trifasico podes ir até aos 45A se estiveres a usar em pleno as 3 fases o neutro ai aguentaria ?

Trifásico 45A em pleno dá 15A por fase. Em monofásico a corrente que passa na fase é igual à corrente no neutro, logo a dimensão terá que ser a mesma.
    Passar para monofásico 30A, podia-se aceitar o que foi aqui dito. 2 condutores+2 condutores daria 30A por fase. Não sei se é proibido devido à identificação dos condutores, mas pelo menos é uma má prática.
    • narg
    • 30 março 2016

# 15

@toze trifasico em pleno dá 45A ou seja 15 por fase, mas imagina que estou a usar cada fase com equipamentos monofasico, o neutro é o mesmo não são 15A que passam no neutro .. certo ?
  12.  # 16

Um fio condutor de 1,5mm2 pode aguentar 17- 20A, mas para tomadas o que está regulamentado é utilização sempre de 2,5mm2.
    1,5mm2 é só para iluminação...
  13.  # 17

Bem desde já obrigada por todos os esclarecimentos mas eu sou mesmo nada nesta parte vou aprendendo algumas coisas na net mas na prática tudo o que falaram não percebi.
    Em relação ao electricista foi me dado o contacto e falaram muito bem dele e o que me disse foi que tinha que substiruir todo o cabo que vinha do contador até ao quadro e disse me que isso era muito dispendioso. Quando me falaram em alterar de trifasico para monofasico disseram me para ligar para e Edp que eles faziam esse serviço mas agora já nao fazem tenho que ser eu a contratar um electricista.

Vou tentar contactar um electricista e tentar saber se é possivel a mudanca.
  14.  # 18

Colocado por: narg@toze trifasico em pleno dá 45A ou seja 15 por fase, mas imagina que estou a usar cada fase com equipamentos monofasico, o neutro é o mesmo não são 15A que passam no neutro .. certo ?

Não sei se fui explicito, o que passa na fase é o que passa no neutro. Se tiver as 3 fases utilizadas (em monofásico) e o neutro for o mesmo o que lá passa é a soma dos 3!
    • narg
    • 30 março 2016 editado

# 19

Sim se é a soma dos 3 o neutro tem de estar dimensionado para os 45A e não para os 15A
    Concordam com este comentário: jorgealves, tozepalma
  15.  # 20

Colocado por: tbmeloBoa noite

Estou interessada em colocar uma placa de indução no entanto tenho um quadro trifásico de 10 A por cada fase a placa tem 4600 W de potência acham que se subir o quadro para 15A por fase chega? O electricista falou me de placas trifasicas conhecem alguma marca? Procurei e não encontrei nada. Se tiver que subir para 20A por fase desisto pois não me compensa finaceiramente.

Obrigada

A potencia mínima em trifásico é 10,35kwh, o que corresponde a 15A por fase, portanto é isso que deve ter.
    E esses 4600W de potencia são com todas as placas ligadas em simultâneo e no máximo, acha provável isso acontecer?

0.0162 seg. NEW